Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

No início do mês mostrei as fotos da nova geração do Mercedes Classe E, o sedã intermediário da linha da marca alemã.

Agora mostro a versão Coupé da família. O novo Classe E Coupé segue o estilo do sedã, mas sem deixar de lado uma personalidade própria. Os faróis duplos retangulares estão lá, mas, como todo coupé da Mercedes, a estrela está dentro da grade mais esportiva. O "culote" na lateral traseira também está presente, ainda mais saliente. As lanternas repetem o prolongamento na tampa traseira, mas invadem mais a lateral e são mais pontudas. A linha do teto é fluída. O coeficiente aerodinâmico é de 0,24 Cx. Um detalhe que chama atenção é uma coluna dentro do vidro lateral traseiro, algo que eu nunca vi num carro de duas portas. Parece que a coluna central andou para trás.


O interior é semelhante ao sedã, fora alguns detalhes mais esportivos nos revestimentos e o formato dos bancos. O resto é tudo igual: equipamentos de conforto, segurança e motor.

Para relembrar, os bancos traseiros individuais opcionais, ar condicionado tri-zona com opcional de três programas de climatização - Diffuse, Medium e Focus e sistema de multimídia com disco rígido com capacidade para mais de 1.000 músicas, além dos mapas de navegação.

Os equipamentos de segurança incluem faróis bi-xenônio são adaptativos, que além de iluminar nas curvas, variam sua cobertura à frente entre 65 e 300 metros, conforme o tráfego no sentido contrário. O motorista é alertado em caso de sonolência, mudança de faixa sem sinalizar, dos limites de velocidade da via e quando há pedestres à frente. Um radar identifica a possibilidade de um acidente e vai avisando o motorista. Se este não reagir, os freios são acionados automaticamente.

As opções de motores são cinco. O 250 CGI BlueEFFICIENCY (204 cv) tem quatro cilindros. O 350 CGI BlueEFFICIENCY (292 cv) é V6, enquanto que o 500 usa um V8, todos com injeção direta de gasolina. Os movidos a diesel são 250 CDI BlueEFFICIENCY (204 cv), quatro cilindros, e o V6 350 CDI BlueEFFICIENCY (231 cv).

O Classe E Coupé estava ausente desde que foi lançado o modelo 1995 da família. Na época, a geração de 1984 foi substituida pelo inédito CLK em 1997, que tinha o visual do Classe E, mas a base do compacto Classe C. A segunda geração do novo coupé curiosamente seguiu o estilo do C. Desta vez, o CLK dá lugar à volta do Classe E Coupé, que será apresentado no Salão de Genebra, na Suiça. O sedan foi destaque em Detroit, Estados Unidos.