Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Em uma categoria equilibrada, em que apenas uma marca (a Audi) venceu duas vezes, podemos dizer que o prêmio de Utilitário Esportivo Premium do Ano foi para quem mais entende do assunto: o Land Rover Discovery 4.

Fabricado por uma montadora inglesa fundada em 1948 e atualização de uma linha lançada em 1989, o Discovery é o modelo médio da Land Rover. Apesar do número sugerir uma quarta geração, o jipe passou apenas por uma leve modificação na grade dianteira, no interior - que agora tem GPS integrado ao painel e tela sensível ao toque - na suspensão e na sua marca registrada, o sistema de tração eletrônica Terrain Response, que agora tem o modo "pedra". Entre os itens de segurança, oito airbags, freios ABS com EBD e controle de frenagem.

O Discovery 4 tem linhas retas de 4,82m de comprimento, 1,88m de altura e 2,02m de largura com os espelhos retrovisores recolhidos. Transporta até sete passageiros. No Brasil está disponível em cinco versões. A básica é a S com motor turbodiesel V6 2.7, de 190 cavalos de potência, que custa R$ 179.900. A SE tem a opção do mesmo V6 2.7 e de outro, biturbo, com 3.0 litros, de 245 cv. Custa entre R$ 199.900 e R$ 215 mil. Já a HSE tem os propulsores 3.0 e o top V8 5.0, de 372 cavalos. Sai por R$ 245.900 e R$ 259.900.

Foi uma vitória bem apertada, decidida por apenas um ponto de diferença. O Discovery somou 66 pontos. A verdadeira quarta geração do Jeep Grand Cherokee ficou em segundo lugar, com 65. Bem distante, o também renovado Porsche Cayenne, ainda em sua segunda fase, ficou em terceiro com 18 pontos, mas foi escolhido pelos internautas. Foram apenas três finalistas.

O Discovery 4 se junta ao Audi Q7 no feito de ter vencido as duas versões do Utilitário Esportivo do Ano: comum (na época em que venceram só havia uma) e a Premium, que neste ano reunia os modelos acima de R$ 120 mil. O Audi venceu em 2007 e em 2008, na estreia da nova divisão. Novo campeão premium, o Discovery já havia ganho em 2006 com o 3. O Honda Civic é outro carro que ganhou em duas categorias da Autoesporte: como importado (1997) e como nacional (2007).