Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

No início de junho foi divulgado que o crossover Mitsubishi ASX, lançado no final do ano passado, superou as vendas do Chevrolet Captiva. De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores), foram emplacadas 1.043 unidades contra 1.029 do utilitário fabricado no México. E já existe até fila de espera de 35 dias para comprar este utilitário importado do Japão, que deve ser nacionalizado no ano que vem.

O Guscar ainda não é um formador de opinião, mas, de alguma forma, deve ter colaborado para esse sucesso. A análise publicada em março registrou mais de 2.800 visitas desde então e também aparece entre as cinco postagens mais vistas no ranking das últimas duas horas, do dia, da semana e do mês.

Aproveitando este fato, decidi fazer um frente-a-frente entre o Mitsubishi ASX 2.0 e o Chevrolet Captiva 2.4 Ecotec, ambos com câmbio automático.

O ASX é melhor equipado com tração 4x4. No entanto, haverá uma disparidade com o Captiva 2.4, que não tem a tração integral, exclusiva do V6 como opcional. Assim, preferi equilibrar o comparativo pelos equipamentos e não pela força motriz das rodas.


Estilo e Acabamento

Ambos são modernos, despertam olhares quando passam ou são vistos estacionados. Apesar de mais antigo (surgiu na Coreia do Sul em 2006 e chegou ao Brasil em 2008), o Captiva, importado do México, tem um desenho mais original, principalmente nas lanternas traseiras. O ASX é mais reto e peca pela falta de criatividade: a frente zangada, de enorme grade em trapézio, é chupada dos outros carros da Mitsubishi, como o Outlander, e a traseira foi inspirada nos carros da Audi. A frente do Chevrolet também segue a identidade da marca, mas tem mais personalidade em relação aos irmãos, principalmente nos faróis. Curiosamente, o Captiva vendido na Europa se inspirou no ASX, mas este visual não deverá chegar ao Brasil.

Ambos têm interior bem cuidado. O Captiva agora vem com estofados escuros, tirando o creme do catálogo. Só o Chevrolet tem bancos em couro de série. O ASX só na versão 4x4. Mesmo assim, seu painel aparenta melhor capricho nos encaixes.

1x1


Espaço interno e porta-malas

O Captiva tem mais espaço para as pernas e cabeça na frente e atrás. Mérito não só para as dimensões maiores do utilitário da Chevrolet: 4,57m contra 4,29m de comprimento, 2,70 contra 2,67m de entre-eixos, 1,70m contra 1,62m de altura e 1,85m contra 1,77m de largura, mas também pela boa distribuição de espaço no habitáculo.

O Captiva também leva vantagem no porta-malas, que oferece 821 litros contra apenas 416 litros do ASX.

Captiva 3 x 1


Motor, câmbio, desempenho e consumo

Para a linha 2011, o Captiva ganhou novidades no motor e no câmbio, além dos equipamentos. O propulsor 2.4 de quatro válvulas por cilindro ECOTEC ganhou injeção direta de combustível e mais 14 cavalos, pulando para 185 cv. O torque também aumentou 1,6 kgfm, passando a 23,8 kgfm a 4.900 rotações por minuto. O 2.0 MIVEC 16 válvulas do ASX, com comando variável destas, rende 160 cavalos a 6.000 rpm e torque de 20,1 a 4.200 rpm.

O Mitsubishi dá o troco por oferecer o câmbio automático continuamente variável (CVT), com seis marchas virtuais e possibilidade de comando manual no volante. O Chevrolet também tem transmissão automática de seis velocidades com opção de mudanças manuais, mas é a convencional, que na linha 2011 ganhou sistema de seleção ativa (Active Select) e substitui a antiga caixa de quatro marchas.

No desempenho e consumo, novo domínio do Captiva. Segundo a General Motors, o mexicano acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e alcança 210 km/h. O ASX 4x4 faz os mesmos números em 11,9 e 188 km/h. Sua tração integral é eletrônica e pode ser selecionada, através de um botão giratório no painel, para ficar apenas na dianteira (2WD), distribuir a força automaticamente para o eixo traseiro (4WD) ou deixá-la nas quatro rodas durante todo o tempo (Lock).

No consumo de combustível, dados da importadora indicam que, na cidade, a média fica em 9,3 km/l, enquanto na estrada fica em 13,6 km/l. De acordo com as medições da Mistubishi, o ASX atingiu 9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.

Captiva 6 x 2


Segurança e conforto

Dois itens em que o Mitsubishi ASX ensaia uma reação. Com a tração 4x4 ele traz de série sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), alarme, imobilizador, freios ABS com EBD, sensores de chuva e estacionamento, controle de estabilidade e auxílio de partida em ladeira. O 4x2 vem sem os quatro últimos itens e apenas as bolsas frontais. O Captiva tem quase os mesmos itens, mas faltam o airbag para o joelho, o EBD, os sensores e o auxílio em aclive. Em compensação, tem controle de tração, entrada ISOFIX para cadeirinhas infantis e o monitoramento da pressão dos pneus. Ambos têm cinto de segurança de três pontos no banco traseiro, mas o Chevrolet não tem o terceiro apoio para a cabeça.

É na frenagem que o ASX mais se destaca. Andando a 120 km/h, ele leva 61,3 metros para parar quando se pisa no pedal. A 100 km/h, a distância é de 41,7 metros. A 80 km/h, 26,8 m. No Captiva, os números são, na mesma sequência, de 65,1, 42,9 e 27,7 m. Os dados são da revista Carro.

No conforto, segundo a mesma publicação, além de ficar mais firme nas curvas, o Mitsubishi é mais silencioso que o rival. A 120 km/h emite 65,1 decibéis de ruído, um a menos que o Chevrolet (66,1 dBA).

Captiva 6 x 4


Preço, equipamentos e assistência

A rede de concessionárias Chevrolet é bem maior que a da Mitsubishi, não tem dúvida. São 600 contra 115. O que garante a vitória do Captiva no comparativo. Com 7 a 4 no placar, o Captiva não pode ser mais alcançado. O ASX iria no máximo a 7 a 6.

Por isso, deixo o leitor decidir qual versão do ASX vai considerar para avaliar o preço e os equipamentos, os dois últimos itens deste comparativo.

O Captiva tem um preço único: R$ 91.792 com pintura metálica já incluída. Traz de série alarme antifurto, direção hidráulica, vidros elétricos, espelhos retrovisores elétricos, travas elétricas, acionamento por rádio frequência das travas, porta-malas e alarme (Keyless), sistema ISOFIX, controle eletrônico de estabilidade, sistema de controle de tração, monitoramento da pressão dos pneus, 6 airbags, freios ABS, regulagem manual do banco do motorista, ar-condicionado, rack de teto, rádio AM/FM/CD/MP3/USB e entrada auxiliar, banco dianteiro passageiro e bancos traseiros rebatíveis, faróis de neblina, rodas de alumínio 17 polegadas, computador de bordo, freio de estacionamento por acionamento elétrico e volante, manopla do câmbio e bancos revestidos em couro. O preço de tabela é de R$ 90.299, mas, curiosamente, só existem duas pinturas metálicas disponíveis (prata e preto), o que obriga a adicionar uma das duas.

Quem escolher o ASX 4x4 vai pagar R$ 96.990 e levar um carro bem completo: ar condicionado automático, direção elétrica, rodas de liga-leve de 17 polegadas, 4 speakers, rádio AM/FM/CD/MP3/USB e entrada auxiliar, trio elétrico, banco do motorista com regulagem elétrica e aquecimento também para o carona, volante, manopla do câmbio e bancos revestidos em couro, volante com regulagem de altura e alcance, piloto automático e som com comando no volante, display multi-informação de alto contraste, abertura das portas e ignição sem chave, botão de partida e os equipamentos de segurança já citados lá atrás. De qualidade, o Mitsubishi leva vantagem, mas cobra mais. E ainda tem opcionais, como faróis de xenônio com regulagem de altura do facho, lavadores de faróis e teto solar panorâmico, que saem por R$ 102.990.

No entanto, se o leitor optar pelo 4x2, vai pagar R$ 86.990, mas perderá itens como os sensores, o display de alta definição, os bancos dianteiros aquecidos, o do motorista elétrico, o revestimento em couro, os airbags laterais, o controle de estabilidade e o botão de partida sem chave. Neste caso, o Captiva leva vantagem nos equipamentos.


Conclusão

O Chevrolet Captiva venceu o comparativo por 8 a 5, seja com o ASX 4x4 ou 4x2. O Mitsubishi mostrou que assumiu a liderança de vendas do segmento não só pelo custo-benefício. O câmbio CVT e a maior preocupação com o acabamento, a segurança e o conforto dinâmico também devem ter pesado na decisão de adquirir o carro. Quem escolheu ou ainda pretende comprar o Chevrolet não vai se arrepender. Tem estilo próprio, melhor assistência técnica, é mais potente, anda mais, gasta menos e é indicado para quem quer mais espaço para os passageiros e a bagagem. O Captiva mostrou ser mais carro e o ASX mais utilitário esportivo.

Resumo:

ESTILO - Captiva
ACABAMENTO - ASX
ESPAÇO INTERNO - Captiva
PORTA-MALAS - Captiva
MOTOR - Captiva
CÂMBIO - ASX
DESEMPENHO - Captiva
CONSUMO - Captiva
SEGURANÇA - ASX
CONFORTO - ASX
ASSISTÊNCIA - Captiva
PREÇO - Captiva ou ASX 4x2
EQUIPAMENTOS DE SÉRIE - ASX 4x4 ou Captiva


FICHA TÉCNICA - MITSUBISHI ASX 2.0 16V 4x4

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.998 cm³, 16 válvulas
Potência: 160 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,9 seg
Velocidade máxima: 188 km/h
Consumo Médio: 10,7 km/litro
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,29/1,77/1,70/2,70 m
Porta-malas: 416 litros
Tanque: 60 litros
Preços: 96.990 (4x4) e 102.990 (4x4 completo)
Cores disponíveis: Cinza Titanium, Branco Pearl, Preto Mica e Prata Metálico Cool.


FICHA TÉCNICA - CHEVROLET CAPTIVA SPORT ECOTEC 2.4 16V

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 2.384 cm³, 16 válvulas
Potência: 185 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,9 seg
Velocidade máxima: 210 km/h
Consumo Médio: 11,4 km/litro
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,57/1,85/1,70/2,70 m
Porta-malas: 821 litros
Tanque: 73 litros
Preços: R$ 91.792 (com pintura metálica)
Cores disponíveis: Preto Granite e Prata Ice.