Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação

Com o minicompacto Up!, a Volkswagen pretende dar uma guinada no segmento de compactos, seja na Europa ou até no Brasil. O novo modelo é planejado desde 2007, quando um conceito homônimo foi apresentado no Salão de Frankfurt daquele ano. De lá pra cá, surgiu até uma versão espichada e de quatro portas: a SpaceUp!, que deverá ser lançada futuramente.

Agora, o Up! é apresentado em versão definitiva, apenas com carroceria de duas portas, que mantém as linhas do protótipo, mas suaviza os traços para a realidade do presente.

A frente é praticamente fechada, com uma ranhura - que serve para abrir o capô - cortada pelo grande emblema VW, de fundo claro. Até a necessária entrada de ar no para-choque é pequena. Os faróis são trapezoidais de lentes escurecidas. A lateral, que mede 3,54 metros de comprimento, tem a coluna A bem inclinada, para favorecer o espaço interno e a visibilidade. A linha de cintura sobe abruptamente para desenhar o vidro vigia. A traseira é plana, de lanternas verticais e pintura preta na tampa do porta-malas, para lembrar o Volvo C30, mas que ficou muito parecido com o Fiat Doblò europeu. O carrinho abre mão dos repetidores das setas na capa dos retrovisores para cortar os custos. Afinal, o Up! foi concebido para ser um carro popular.

O interior também é simples, mas bem acabado e tecnológico, com detalhes na cor da carroceria no painel e nas portas, seguindo a escola do Fiat 500, que será um dos seus concorrentes na Europa, ao lado do Ford Ka e do Renault Twingo. O quadro de instrumentos não é único, mas o velocímetro grande passa a impressão de simplicidade. O estilo do painel se parece muito com o novo Beetle e suas cores, assim como as dos bancos, serão personalizáveis.

O Up! será apresentado ao público europeu no Salão de Frankfurt, já nas próximas semanas. Começa a ser vendido por lá em dezembro, inicialmente com apenas um tipo de motor. De nova geração, tem três cilindros, 1.0 e injeção direta, mas com duas variações de potência: 60 e 75 cavalos. O carro também terá o sistema StartStop, que desliga o motor quando para no trânsito. A média de consumo esperada para ambas as potências é de 23 km/litro. Haverá ainda uma versão a gás natural (com 68 cv e consumo estimado de 31 km/l) e outra elétrica.

Criativos foram os nomes dados às versões de acabamento: em ordem crescente, Take Up!, Move Up! e High Up! Terá também as séries especiais Up!Black e Up!White. A mais simples já virá com quatro airbags, freios ABS com distribuição eletrônica (EBD) e controle de estabilidade (ESP). Não é porque o Up! nasceu para ser simples que ele deixará de inovar. Será o primeiro compacto a ser equipado com o sistema de frenagem automática por detecção de obstáculos identificados pelo sensor a laser, item usado no Passat. Outro item interessante, que virá na versão mais cara, será o tablet que funciona como navegador, comando de som, ar condicionado, etc. Ele vai no centro do painel, mas pode ser retirado. O Maps+More, como é chamado, é o mesmo sistema que apareceu no conceito Bulli, a sucessora da Kombi.

A guinada que eu falei no início do texto é porque a Volkswagen quer voltar a disputar o mercado europeu dos minicompactos e esquecer o seu antecessor direto, o Fox. Exportado do Brasil naquela versão de painel pobre, o nosso conhecido modelo foi um fracasso de vendas e muito criticado por lá.

A referência para o Up! é o Lupo, vendido entre 1998 e 2005, que até serviu de inspiração visual para o novo carro. O Lupo tinha dado lugar ao Fox.

Muitos veículos de comunicação garantem que a Volkswagen deve lançar o Up! no Brasil em 2014. Provavelmente, bem mais simples do que o europeu. Se lá ele substitui o Fox, aqui deve entrar no lugar do Gol Geração 4. Teremos um Upgrade no nosso mercado também?