Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Em 1995 a General Motors introduziu um novo porte de picape no Brasil. Criada com sucesso nos Estados Unidos, a média S10 posicionou-se abaixo da veterana A/C/D20. Bem mais moderna, atraiu compradores, a concorrência da arquirrival conterrânea Ford Ranger e acabou roubando o espaço da sucessora da Série 20, a Silverado, que começou a ser montada na Argentina.

Sempre fabricada no nosso país, a S10, nascida apenas com cabine simples, cresceu na vida quando ganhou cabine dupla, tração 4x4, motor a diesel, versão luxuosa Executive, teve a frente reestilizada e se tornou a única picape grande da marca. Assumiu a liderança do mercado, inclusive sobre a grandalhona Ford F250, e... dormiu sobre os louros. 

Vieram as modernas Nissan Frontier, Toyota Hilux e Mitsubishi L200 Triton. Mesmo assim a S10 só ganhou pequenos face-lifts. A Volkswagen entrou no terreno das picapes com a Amarok e a GM acordou. Bastou a Ford apresentar a nova Ranger no Salão de Buenos Aires, em julho deste ano, e confirmá-la para o Brasil no ano que vem, para a marca da gravata dourada levantar.

Primeiro mostrou o conceito Colorado no mesmo evento. No início do mês lançou a versão definitiva da picape na Tailândia (nova referência mundial desse tipo de veículo) e confirmou a fabricação do mesmo modelo no Brasil (enquanto a maioria das rivais vem da Argentina) já em janeiro de 2012. E ainda manterá o nome S10. Só resta confirmar se sozinho ou com o prenome ou sobrenome Colorado. 

Na Tailândia, a Colorado foi apresentada nas opções de cabine simples, estendida ou dupla. Para cá a estendida não deve vir, pois a S10 nesta configuração não foi bem vendida em 1996 e 1997. 


As linhas, segundo a General Motors, desenhadas por brasileiros, ficaram mais arredondadas em relação à S10. Mas o perfil ficou quase idêntico ao da rival Hilux, embora que, vista de frente, seja mais reta. A grade dianteira dividida pela barra na cor do carro com a gravata dourada segue a identidade da marca. Os faróis poderiam ser maiores. As lanternas traseiras possuem três elementos quadrados nas luzes. Podem ser em LED nas versões mais caras. 

Por dentro, o painel de utilitário foi substituído por um estilo mais próximo dos carros esportivos, como podemos ver nos instrumentos separados, lembrando o Camaro. O conceito de duplo cockpit está presente, mas de forma mais discreta. O luxo e o bom acabamento dominam o ambiente. Bem diferente da S10. 


Lá na Ásia, a Colorado terá três versões de acabamento: LS, LT e LTZ. Preciso dizer que está dentro do padrão Chevrolet? Além do ar condicionado com disposição circular dos comandos (típico de carros da japonesa Mazda), a nova picape terá equipamentos de segurança modernos como freios ABS, duplo airbag, controles eletrônicos de estabilidade e de tração. Porém, estes itens não estão garantidos no Brasil. 

O motor 2.4 Flex já está confirmado para nós. Mas espera-se que venha o turbodiesel, também de quatro cilindros, 2.8 Duramax, com 180 cavalos de potência. Seu torque varia de acordo com o câmbio de seis marchas. Com o manual rende 44,8 kgfm e com o automático, 47,9 kgfm. Há também o 2.5 de 150 cv. A tração pode ser 4x2 ou 4x4. 

A minha aposta é que a S10 Colorado ou Colorado S10 chegue apenas em março ao mercado. A perua Blazer deverá chegar no fim de 2012 ou início de 2013. 

A S10 foi a pioneira no seu segmento e dominou facilmente o mercado, se dando ao luxo de ficar tanto tempo com a mesma carroceria. Já a Colorado chegará em um mercado disputado e não terá vida fácil. Quem mandou dormir em cima dos louros?