Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Em 2011 a origem do minicompacto Fiat 500 mudou da Polônia para a fábrica de Toluca, no México. O alvo foi o exigente mercado norte-americano, mas o Brasil, assim como o SUV Freemont, que sai da mesma planta, mais uma vez, se beneficiou. Junto com ele, veio um novo motor, o 1.4I MultiAir 16v.

E foi o MultiAir quem ganhou a eleição de Motor do Ano até 2.0 litros 2012 da revista Autoesporte. Fabricado na unidade da Chrysler em Dundee (EUA), foi criado para realizar o controle inteligente das válvulas de admissão a ar. Movido apenas a gasolina, rende 105 cavalos de potência, cinco a mais que o antigo Fire 16v, e torque de 13,6 kgfm. Está presente nas versões mais caras SportAir e LoungeAir, com câmbio automático japonês (Aisin) de seis marchas. A primeira vem de série com transmissão manual de cinco velocidades.

Com o MultiAir e o câmbio manual, o 500 acelera de 0 a 100 km/h em 10,2 segundos e alcança velocidade máxima de 183 km/h segundo a Fiat. O consumo de 13,7 km/litro na cidade e 17,5 km/l na estrada foi um dos fatores determinantes para a sua vitória. Mas o que mais agradou os jurados da eleição foi a baixa emissão de poluentes. Por seus ganhos ambientais, o motor foi ainda um dos responsáveis pela entrada da Fiat nos Estados Unidos. Aliás, a entrada no mercado mais exigente do mundo obrigou a marca italiana a fazer modificações estruturais que alteraram levemente o estilo e aumentaram o seu peso, só não esticaram o espaço interno diminuto e o porta-malas de 185 litros.  


O 500 mexicano também chegou ao Brasil com o mesmo motor 1.4 Evo Flex do Uno e do Palio. Com ele e com transmissão manual, o carrinho custa apenas R$ 39.990 na versão Cult e já vem equipado com ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, duplo airbag, freios ABS, CD player com MP3, além de controles de tração, estabilidade e partida em rampa (Hill Holder). O Cult Evo ainda tem a opção do câmbio automatizado Dualogic, que sai por R$ 42.990. O Cinquecento mais barato com motor MultiAir é o SportAir, que sai por R$ 48.800 com manual e R$ 52.800 o automático. O LoungeAir custa R$ 54.800. E pensar que o 500 importado da Polônia custava quase 63 mil reais...  Agradeça ao acordo de livre comércio com o México e a inclusão do país norte-americano na isenção do aumento de 30% do IPI. 


O MultiAir sobrou na eleição. Contabilizou 105 pontos dos 130 possíveis. O segundo colocado, o 1.6 Turbo do Peugeot 3008, escolhido Utilitário do Ano, totalizou apenas 68 pontos. Com dois a menos, o 1.4 TFSI de injeção direta do Audi A1 ficou em terceiro. Mais distante, com 57 pontos, o quarto colocado é o CGI do Mercedes C180, o Carro Premium do Ano. Com 54, o 1.0 Zeta tricilíndrico do Kia Picanto fecha a lista de finalistas. 

Foi a segunda vitória da Fiat nesta categoria de Motor do Ano, o que a iguala às duas vitórias da Audi com o 2.0 TFSI. Em 2009 ela ganhou com o 1.4 T-Jet turbinado do Punto e do Linea. No ano passado quem ganhou foi o Sigma 1.6 da Ford. O primeiro vencedor foi o 1.4 Econo.Flex do Celta/Prisma em 2006. 

2012 - Fiat MultiAir 1.4 16v (500) 
2011 - Ford Sigma 1.6 16v Flex (New Fiesta e Focus)
2010 - Fiat T-Jet 1.4 (Punto e Linea)




FICHA TÉCNICA - FIAT 500 SPORTAIR 1.4 MULTIAIR MANUAL

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.368 cm³, 16 válvulas
Potência: 105 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,2 segundos
Velocidade máxima: 183 km/h
Consumo Médio: 15,6  km/l
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,55/1,63/1,50/2,30  m
Porta-malas: 185 litros
Tanque: 40 litros
Preços: R$ 48.800