Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação



Colorado? Que nada! A picape média da Chevrolet no Brasil continua sendo simplesmente S10! Não a S10 de sempre. Pelo contrário. Inteiramente renovada, ela ganha, enfim, a sua segunda geração. A primeira inaugurou o segmento em nosso país em 1995.

Apesar das linhas laterais curvadas, quase copiadas da "musa inspiradora" e desafiadora Toyota Hilux, o desenho é muito atraente, deixando para trás o visual quadradão dos anos 90. Mesmo sendo um modelo global e lançada antes na Tailândia, a GM jura que ela foi projetada no Brasil pelos nossos engenheiros.






Fabricada em São José dos Campos, interior paulista, a S10 pode ser identificada pela frente padrão Chevrolet, com a grade (larga) dividida pela barra na cor da carroceria e o emblema (grande) dourado da marca. Os faróis que ficaram um pouco pequenos para o tamanho da picape, que tem 5,35 metros de comprimento (a cabine dupla tem 1cm a menos), 1,79m de altura, 1,88m de largura e 3,10m de distância entre-eixos. Medidas, com exceção desta última, maiores que a velha versão. A traseira é convencional, com caçamba reta e lanternas verticais e com LEDs na versão mais cara. A tampa ganhou um vinco em V e abriu mão da enorme inscrição CHEVROLET. Tem apenas a gravata dourada e as plaquetas de identificação de motor e modelo cromadas. 

A versão cabine simples não se diferencia somente na falta dos bancos de trás. A caçamba tem ranhuras e quatro "poleiros" encravados em cada lateral, para fixação de capas e capotas de lona. O foco é o trabalho mesmo. O comprimento desta tem 2,32m e o volume 1.570 litros. A capacidade de carga é de 1.303 kg com motor diesel e 1.078 kg com o flex. Já a caçamba da cabine dupla tem apenas vincos, volume de 1.061 litros e capacidade para 1.208 kg.


O interior é outro bom destaque da nova S10. O painel rústico e com aparência de caminhão do modelo antigo deu lugar a um conjunto moderno, bem acabado, confortável e com quadro de instrumentos inspirado no cupê esportivo Camaro, de iluminação azul. Chamam atenção os comandos circulares do ar condicionado. A parte inferior do painel e os revestimentos dos bancos e portas são cinza claro e não bege como na versão tailandesa mostrada aqui no ano passado. A cabine ganhou mais espaço.


O novo motor diesel Duramax 2.8 aqui foi chamado CTDI e é produzido pela MWM. Com duplo comando de válvulas e turbo de geometria variável, rende 180 cavalos e tem o impressionante torque de 47,9 kgfm. A outra opção de propulsão continua sendo o 2.4 Flexpower que, apesar das melhorias que recebeu, mantém os 147 cavalos de potência com álcool e 141 cv com gasolina. É exclusivo da tração 4x2. O câmbio manual de cinco marchas é novo. Mas é o automático sequencial de seis marchas a grande novidade na picape, que nunca tivera esse tipo de transmissão. A tração 4x4 tem reduzida e pode ser selecionada eletronicamente por botão giratório no painel, mesmo com a picape em movimento, desde que no máximo a 120 km/h.


As versões de equipamento seguem o novo padrão da Chevrolet: LS, LT e LTZ. Para uma picape poderia ser diferente. A mais barata é a LS de cabine simples, motor flex e tração 4x2, que custa R$ 58.868. Traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, freios com ABS, computador de bordo, grade de proteção no vidro traseiro, protetor de cárter e limited slip (sistema de deslizamento limitado do diferencial). As rodas são de aço e aro 15. Com cabine dupla, o preço sobe para R$ 66.350. 

Os outros preços com equipamentos são: 


  • LS 2.8 Turbodiesel 4x4: disponível somente com cabine simples, sai por R$ 85.400 e traz os mesmos itens da anterior.
  • LT 2.4 Flexpower 4x2: custa R$ 61.890, tem os mesmos itens da LS e adiciona faróis de neblina, rodas aro 16 de alumínio, volante com regulagem de altura, trio elétrico e alarme. A cabine dupla sai por R$ 72.490 e inclui sistema de áudio, airbag duplo, piloto automático e volante revestido em couro.
  • LT 2.8 Turbodiesel 4x2: vendida somente com cabine dupla por R$ 97.980 e com os mesmos equipamentos da versão cabine dupla LT flex. Com câmbio automático de seis marchas, o preço sobe para 103.900.
  •  LT 2.8 Turbodiesel 4x4: sai por R$ 109.500 e repete a lista de equipamentos da versão cabine dupla LT flex. Com câmbio automático, o custo é de R$ 113.400. Vendida só com cabine dupla.
  • LTZ 2.4 Flexpower 4x2: a versão topo também tem a cabine dupla como única opção. Custa R$ 84.400 e traz de série ar condicionado digital, bancos de couro com regulagem elétrica, volante de couro multifuncional, trio elétrico, rodas de alumínio de 17 polegadas, faróis de neblina, lanterna traseira com iluminação por LEDs, estribo lateral, rack no teto, piloto automático e retrovisor dobrável. Controles de estabilidade e de tração só com motor 2.8, tração 4x2 e câmbio automático, que custa R$ 117.400. Se quiser tração 4x4, o preço vai a R$ 135.250.
O navegador GPS, integrado ao painel, será vendido como acessório. Comparada às rivais, mais abaixo, dá para notar que a S10 ficou mais cara que a maioria, exceto, justamente, a principal oponente: a Toyota Hilux. Outra grande rival, a Ford Ranger, chegará totalmente renovada da Argentina em maio. 


A primeira geração da S10 viveu dezessete anos com a mesma carroceria e cinco mudanças frontais, sendo a mais profunda delas em 2001. Lançada apenas com cabine simples e motor 2.2 a gasolina, de lá pra cá, ganhou cabines estendida e dupla, motor a diesel, tração 4x4, dois títulos consecutivos de Picape do Ano da revista Autoesporte (1995 e 1996), liderou o mercado e ajudou a enterrar as picapes full-size no Brasil. A última vítima foi a Ford F-250, que acaba de sair de linha.

Mesmo com o visual ultrapassado, continuou líder em vendas, apesar de ter perdido em alguns momentos para a Hilux. E com a acertada e caprichada nova geração, a liderança, com certeza, será  duradoura.


Concorrentes: 

  • Effa Plutus - R$ 61.500 (cabine dupla diesel 4x2 manual)
  • Ford Ranger - De R$ 57.790 (cabine simples gasolina 4x2 manual) a R$ 102.400 (dupla diesel 4x4)
  • Mitsubishi L200 Triton - De R$ 101.990 (dupla diesel 4x4 manual) a R$ 125.990 (dupla diesel 4x4 auto)
  • Nissan Frontier - De R$ 90.990 (dupla diesel 4x2 manual) a R$ 128.990 (dupla diesel 4x4 automática)
  • Toyota Hilux - De R$ 85.690 (cabine simples diesel 4x4 manual) a R$ 141.920 (cabine dupla diesel 4x4 automática)
  • Volkswagen Amarok - R$ 84.747 (cabine simples diesel 4x2 manual) a R$ 122.700 (dupla diesel 4x4 manual)

FICHA TÉCNICA - CHEVROLET S10 2.8 TURBODIESEL CTDI 4x4

Motor: Quatro cilindros, longitudinal, diesel, 2.776 cm³, 16 válvulas
Potência: 180 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,4 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Consumo Médio: não informado
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 5,35 (5,34 cabine dupla) /1,88/1,79/3,10m
Caçamba: 1.570 litros (cabine simples) e 1.061 (cabine dupla)
Tanque: 76 litros
Preços: De R$ 85.400 (LS cabine simples) a R$ 135.250 (LTZ cabine dupla 4x4 automática)