Fotos: Divulgação

Seat

Toledo Concept - A quarta geração do sedã médio da espanhola SEAT já tem forma de carro de produção, mas ainda é um conceito. Deve ser lançada no final do ano na Europa. Aliás, a nova carroceria resgata o formato de três volumes e voltou a ter um desenho agradável. A anterior, de 2003, era um monovolume esquisitão com um rabicho atrás. Desta vez, as linhas ficaram mais sóbrias, como a versão original, de 1992, o primeiro Seat projetado pela Volkswagen (a marca era da italiana Fiat).


O Toledo 2013 tem 4,48 metros de comprimento e distância entre-eisos de 2.60m. O espaço é suficiente para cinco pessoas. No interior predominam os tons claros e o couro. Ele deve ser equipado com ar condicionado digital, trio elétrico, volante multifuncional e navegador. Terá motores 1.2 e 1.4 TSI a gasolina e 1.6 e 2.0 TDi turbodiesel. Isso tudo na Europa. No Brasil? Esqueça. A Seat não pegou por aqui.




Mii - O irmão gêmeo do subcompacto Volkswagen Up! se diferencia - além pela identidade da marca espanhola - pelo recorte do vidro traseiro mais plano, a tampa do porta-malas na mesma cor do carro (no UP! é pintada de preto) e pela opção de teto de vidro. Os motores de três cilindros 1.0 têm opção de 60 e 75 cavalos e são os mesmos do alemão. Assim como o Up!, ele também ganhou versão quatro portas (que estreou em Genebra e cujo vidro lateral traseiro não desce, pois não cabe no miolo da porta minúscula). Vai substituir o Arosa, antigo microcarro da Seat que era clone do Volkswagen Lupo e foi vendido na virada dos anos 90 para 2000. Aliás, o Mii ficou até parecido com ele. Entre o Lupo e o Up! a VW importou o nosso Fox e se arrependeu. 


Skoda

 
 
Citigo - Por ser uma marca popular do grupo Volkswagen, a tcheca Skoda também ganhou a sua versão do Up!, o Citigo, que ficou mais parecido com o Seat do que com o irmão mais velho. As exceções são o comprimento, dois centímetros maior que o Volks (3,56m), e a largura de 1,65m (1 cm a mais). As opções de motor são as mesmas para os três modelos: 1.0 de três cilindros com 60 ou 75 cv. Apresentado com duas portas no ano passado, o Skoda também ganhou as quatro com vidro lateral basculante. 

Amanhã: os conceitos dos estúdios de estilo, a última parte.