Fotos: Divulgação


Honda 
NSX Concept - A terceira geração do cupê superesportivo de dois lugares e motor central da Honda ainda é um conceito, mas ainda este ano deve chegar à versão definitiva. Para mostrar que carro pode ter alto desempenho e ser sustentável, o NSX é híbrido. Tem motor V6 a gasolina atrás dos bancos, que move as rodas traseiras. Já o motor elétrico move as dianteiras, A tração é integral. A primeira geração, de 1990, tinha faróis retráteis e teve a colaboração do nosso saudoso tricampeão Ayrton Senna no seu desenvolvimento. A segunda versão, com faróis expostos, era de 2005. 


Toyota



Yaris Hybrid - O compacto Yaris segue a escola do Prius e ganhou uma versão híbrida para concorrer com o Renault Zoe. Enquanto este nasceu para ser totalmente elétrico, o Yaris é apenas uma opção de carro elétrico e a gasolina. A bateria do Yaris Hybrid fica instalada embaixo do banco traseiro e rende 61 cavalos. Já o motor a combustão entrega 74 cv. O Yaris surgiu em 1999 e está na terceira geração. É especulado para ser lançado no Brasil desde então. Na Europa ele já foi carro do ano. Além do Prius, a linha de híbridos da Toyota também tem o Auris HSD (o Corolla hatch) e o Aqua (com aparência de minivan) 
Aygo - É a versão Toyota do trio de já veteranos subcompactos europeus, formado ainda pelos renovados levemente Peugeot 107 e Citroën C1. Suas lanternas próximas ao para-choque são diferentes dos irmãos, que as têm na coluna traseira. Também tem motor 1.0 de 3 cilindros de 68 cavalos como eles. 

Lexus


GS e RX450h - Respectivamente, os tradicionais sedã e utilitário esportivo da divisão de luxo da Toyota ganharam um face-lift que segue a dianteira do conceito LF-LC. Agora também são híbridos: combinam um motor V6 de 295 cv com outro elétrico. 

Nissan



Invitation - Ainda é um conceito que convida para uma nova filosofia de estilo da marca japonesa do grupo Renault. Ele antecipa o estilo do sucessor do monovolume compacto Note, exclusivo do mercado europeu e baseado no Renault Modus. Seu estilo é mais agradável que o estranho utilitário Juke. Se destaca pelas câmeras ao redor de toda a carroceria, que transmitem imagens para a tela de LCD do interior e o motores gasolina ou diesel que prometem menos de 100 g de dióxido de carbono com km rodado. A Nissan não divulga se ele será híbrido.


Hi-Cross Concept - Estudo de conceito quase próximo de dar origem ao sucessor do utilitário esportivo X-Trail. Tem 4,66 m de comprimento, 1,67m de altura, 1,75m de largura e comportará até sete passageiros. Terá motor 2.0 a gasolina ligado a um elétrico e câmbio continuamente variável CVT.


Infiniti 


Emerge-E Concept - Você já leu lá em cima sobre o Honda NSX, cupê superesportivo de dois lugares e motor central que quer concorrer com Ferrari, Porsche e Lamborghini. Mas ele terá um concorrente à altura de mesma nacionalidade. A Infiniti, divisão de luxo da japonesa Nissan, apresentou em Genebra o Emerge-E, também um cupê superesportivo dois lugares com motor central e... híbrido. Assim como o rival conterrâneo, o Emerge também é um conceito. Mas está um pouco distante de virar realidade. O motor a gasolina de três cilindros e 1.2 litro, a princípio, pode parecer pouco, mas é turbinado. Os dois motores elétricos rendem 201 cv cada, totalizando 402 cv, e tracionam as rodas traseiras. Acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 4 segundos e pode rodar até 50 km só com os motores elétricos. O de gasolina é usado como reforço. As linhas sinuosas do Emerge-E foram desenhadas na Inglaterra. 


Isuzu 


D-Max - Os europeus poderão comprar a nossa nova S10 através da marca japonesa Isuzu, chamada de D-Max. Curiosamente, a antiga geração deste modelo era usada para estudar a reestilização da S10 brasileira. A D-Max só terá motores turbodiesel. O 2.8 e um 2.5. 


Mitsubishi



Outlander - A terceira geração do crossover ficou mais conservadora do que o esperado, mas tem a frente mais criativa. A prévia foi apresentada no último Salão de Tóquio, mas agora já está em versão definitiva. Continuará oferecendo até sete lugares. Mede 4,65 metros de comprimento, 1,80 metros de largura, 1,68 metros de altura e 2,67 m de distância entre os eixos, dimensões próximas ao conceito Nissan Hi-Cross, com certeza, um dos seus futuros concorrentes. Assim como ele terá câmbio CVT. O Outlander também terá motores 2.0 MIVEC a gasolina e 2.2 a diesel, ambos com 150 cv, além de tração 4x2 ou 4x4. Para o ano que vem é esperada uma versão híbrida com autonomia de 800 km e emissão de 50g de dióxido de carbono por km. O interior é sóbrio e agradável com bons materiais e superfícies emborrachadas. A primeira geração, de 2001, foi vendida no Brasil com o nome de Airtrek. A segunda chegou aqui em 2007. Serviu de base na Europa para o Peugeot 4007 (aparentemente sucedido pelo 4008, derivado do ASX) e o Citroën C-Crosser. Será que a nova geração terá o mesmo destino?