domingo, 25 de março de 2012

LANÇAMENTO - FIAT GRAND SIENA

Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Mesmo antes do sucesso do Chevrolet Cobalt e do Nissan Versa, a Fiat já pretendia desvincular a imagem do Siena como sedã do Palio. Para enfrentar os espaçosos concorrentes, ela esticou o carro, que agora tem 4,29m de comprimento contra 4,15m da geração anterior.

Para anunciar esse aumento de tamanho e se diferenciar do Siena antigo que continuará em linha na versão EL, a marca italiana criou o prenome Grand, que já está banalizado, pois é usado no Citroën C4 Picasso, no Nissan Livina, Jeep Cherokee, etc.



Por fora, o Grand Siena, como a Fiat prefere chamar, é bem diferente do Palio. Já na frente, ele ganhou grade na altura do capô, com friso cromado no topo da mesma, faróis alongados e parte inferior do para-choques com outro recorte. A lateral arqueada e os vincos na altura das portas lembram muito o sedã médio Linea. A visibilidade melhorou com a adoção de um vidro vigia, que o Siena não tinha. A traseira, com lanternas pontudas na quina e prolongamento na tampa do porta-malas, lembra o modelo passado e ficou com aparência muito conservadora.

Se a Fiat queria diferenciar o Siena do Palio por que, então, usou o mesmo painel do hatch? Até a faixa inferior colorida está lá. O revestimento pela metade e a maçaneta frágil das portas também. A diferença é que a faixa é personalizável. No Palio, cada versão tem a sua cor. Como o Siena não tem a versão Sporting, a vermelha pode estar presente na Attractive. Tem até imitação de madeira. Já as saídas de ar são retangulares em vez das circulares do dois volumes. A montagem do Siena, por sua vez, ficou mais caprichada.


O espaço interno cresceu bastante em comparação ao sedã antigo. A distância entre-eixos pulou de 2,42m para 2,51m. Mesmo assim não superou os rivais Versa e Cobalt. Os 520 litros do porta-malas, 20 a mais que o anterior, são elogiáveis, mas também não ultrapassaram o Chevrolet, com 563.  Entretanto, o bagageiro é maior que os 510 l do Logan, na verdade, o responsável por dar início a busca pelo espaço interno.

Na motorização nenhuma novidade, a não ser a falta do bloco 1.0. Estão disponíveis os propulsores flex 1.4 Evo 8 válvulas, de 85 cavalos com gasolina e 88 cv com álcool, e o 1.6 E.TorQ 16v, com 115 e 117 cv. O primeiro também está presente na versão Tetrafuel, que além de álcool e gasolina, pode ser abastecido com gás natural veicular (potência de 75 cv) e gasolina pura (para ser abastecido nos países vizinhos, pois a nossa tem 25% de etanol).


Para facilitar a apresentação das versões de acabamento, a Fiat reservou um motor para cada uma delas. A Attractive tem o 1.4. A Essence vem com o 1.6 e a Tetrafuel usa o motor tricombustível mais o cilindro de GNV. O câmbio automatizado Dualogic, de cinco marchas e borboletas no volante, é opção exclusiva para a Essence. As demais têm o manual de cinco velocidades.

Os equipamentos de série são destaque no Grand Siena. Freios ABS e airbags frontais já estão presentes na Attractive, que custa R$ 38.710 e também traz direção hidráulica, vidros e travas com acionamento elétrico, chave-canivete com telecomando, sistema de abertura elétrica do porta-malas pelo logotipo da Fiat, faróis de neblina, volante com regulagem de altura, computador de bordo, alerta de limite de velocidade e manutenção programada. Pena que o ar condicionado (que custa sozinho 2.979 reais), som com MP3, sensores de estacionamento e retrovisores elétricos sejam opcionais. Com eles, a Attractive sai por R$ 43.792. A pintura metálica adiciona mais R$ 1.100.


A Essence tem os mesmos itens de série da versão mais simples e ainda adiciona ar-condicionado, rodas de alumínio de 16 polegadas, banco do motorista com regulagem de altura, indicador de temperatura externa, luzes de leitura tipo spot na dianteira, detalhes internos cromados e frisos laterais cromados e só isso. Os opcionais do 1.4, inclusive volante multifuncional, continuam opcionais e ganham a companhia dos airbags laterais. A Essence básica custa R$ 43.470 com câmbio manual e R$ 45.990 com o Dualogic. O Grand Siena Tetrafuel segue a mesma lista de equipamentos da Attractive, mas tem ar condicionado e é vendido por R$ 48.210.

Comparando a Essence com pintura metálica e equipada com retrovisor elétrico, vidros traseiros elétricos e som (R$ 46.504) às versões superiores dos concorrentes (exceto o New Fiesta) com pintura metálica e câmbio manual, o Grand Siena fica mais caro que o Renault Logan, o Nissan Versa e os chineses JAC J3 Turin, Chery Cielo e Lifan 620. Outros concorrentes estão listados no final do texto.

O Fiat Grand Siena se modernizou, cresceu, amadureceu e ficou grande até no nome.


Concorrentes:

Chevrolet Cobalt LTZ 1.4 - R$ 47.383
Ford New Fiesta SE 1.6 - R$ 47.950
JAC J3 Turin 1.4 - R$ 38.900
Chery Cielo Sedan 1.6 - R$ 43.990
Lifan 620 1.6 - R$ 40.980
Nissan Versa SL 1.6 - R$ 44.380
Peugeot 207 Sedan XS 1.6 - R$ 47.090
Renault Logan 1.6 - R$ 42.830
Renault Symbol 1.6 16v - R$ 47.450
Volkswagen Voyage Comfortline - R$ 50.865




FICHA TÉCNICA - FIAT GRAND SIENA ATTRACTIVE 1.4 EVO 

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.368 cm³, 8 válvulas
Potência: 85 cv (gasolina) e 88 cv (álcool) 
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,1 segundos com gasolina e 12,5 seg. com álcool 
Velocidade máxima: 173 km/h com gasolina e 175 km/h com álcool
Consumo: 14 km/l na cidade e 19,4 km/l na estrada com gasolina / 9,5 e 13,2 km/l com álcool
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,29/1,70/1,51/2,51m
Porta-malas: 520 litros
Tanque: 48 litros
Preço: R$ 38.710 (R$ 41.689 com ar condicionado)

FICHA TÉCNICA - FIAT GRAND SIENA ESSENCE 1.6 16v E.TORQ


Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.598 cm³, 16 válvulas
Potência: 115 cv (gasolina) e 117 cv (álcool) 
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10 segundos com gasolina e 9,9 seg. com álcool 
Velocidade máxima: 192 km/h com gasolina e 194 km/h com álcool
Consumo: 13,4 km/l na cidade e 18,8 km/l na estrada com gasolina / 9,3 e 12,9 km/l com álcool
Preço: R$ 43.470 (câmbio manual) e R$ 45.990 (Dualogic)




FICHA TÉCNICA - FIAT GRAND SIENA TETRAFUEL 1.4 EVO

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.368 cm³, 8 válvulas
Potência: 75 cv (GNV)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 13,8 segundos com gasolina, 12,9 seg. com álcool e 15,1 s. com GNV
Velocidade máxima: 168 km/h (GNV)
Consumo: 13 km/l na cidade e 17,8 km/l na estrada com gasolina / 9 e 12,2 km/l com álcool / 14,3 e 22,4 km/l com GNV
Preço: R$ 48.210


Um comentário:

Leila Nobre disse...

Grande oportunidade de Renda Extra! Você não precisa comprar nada, apenas divulgar os serviços da empresa. Nesse sistema você terá ganhos semanais e mensais, chip da Nextel, plano de saúde e muito mais. Você terá total suporte da empresa e direito ao material de apoio e divulgação. Saiba mais através do site http://www.frpromotora.com/44626576

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (188) Chevrolet (103) Volkswagen (103) História (96) Ford (89) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (72) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (44) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (33) Baba Brasil (28) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Ecosport (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)