Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Depois do hatch e do sedã compacto J3, além da minivan J6, a JAC Motors agora quer marcar o seu nome no segmento dos sedãs médios. Prometido desde março do ano passado, quando a montadora chinesa iniciou as suas atividades no Brasil, o J5 finalmente está à venda.

Seus 4,59m de comprimento, 2,71m de distância entre-eixos e 1,77m de largura o credenciam para disputar mercado com Chevrolet Cruze, Honda Civic, Hyundai Elantra, Peugeot 408, Renault Fluence, Toyota Corolla e Volkswagen Jetta, os carros do comparativo que você viu aqui no mês passado e custam no mínimo 70 mil reais.

Se dependesse só do preço o J5 dominaria o mercado. Custa R$ 53.800 e vem com  freios ABS, airbags frontais, ar condicionado digital, alarme, rodas de liga de leve de 16 polegadas (as de 17 polegadas são opcionais e custam R$ 1.390), faróis de neblina, sensor de estacionamento, rádio CD/MP3 com entrada USB entre outros itens. Seu entre-eixos só não supera todos os sete modelos porque empata com o 408. E o porta-malas de 460 litros é maior que o do Cruze.


Porém, ao compararmos a sua lista de equipamentos de série com as dos rivais mais caros, notaremos a falta de airbags laterais e de cortina, câmera de ré, navegador GPS, partida sem chave, auxílio de frenagem, etc. Além disso, também falta a opção de câmbio automático e o motor a gasolina tem apenas 1.5 litros de cilindrada, com 125 cavalos de potência. É melhor apenas do que os 120 cv com álcool do Volkswagen Jetta.

Então, o jeito é colocá-lo na turma dos sedãs médios mais baratos e um pouco mais compactos, como Fiat Linea 1.8 (R$ 56.990), Nissan Sentra (R$ 52.990), Ford New Fiesta Sedan (R$ 47.950) e o Honda City (R$ 53.620 na versão DX). Aí sim, o J5 levará boa vantagem no espaço interno e na lista de equipamentos de série.


Apesar de discreto, o estilo agrada. A frente é mais conservadora que o J3 e o J6, com detalhes sofisticados, como o friso cromado na grade e a máscara escura nos faróis. A lateral tem um vinco em toda a sua extensão, na altura das maçanetas das portas, e uma ascendência na linha de cintura da janela posterior. A traseira é alta, com a placa na tampa do porta-malas e as lanternas lembram o Fiesta Sedan.

O acabamento tem detalhes em black piano e materiais macios ao toque no painel e nas portas. Porém, há algumas folgas nas montagens e irregularidades na superfície. O porta-objetos nas portas é muito apertado. Volante (apesar de ser revestido em couro) e alavancas de regulagens dos bancos aparentam simplicidade. A iluminação azul atrapalha a leitura. Os bancos são de tecido, mas há opção de revestimento em couro por R$ 1.600. A pintura metálica custa R$ 1.290. Mas até a pintura branca pode ter ágio. O ar condicionado gela com eficiência e o espaço interno confirma a superioridade sobre os sedãs compactos premium e até sobre os médios, exceto na largura, contra estes. Pena que os bancos traseiros não rebatem.


Apesar do motor ter 125 cavalos, o desempenho comprova a inadequação do motor 1.5 para um carro deste porte. Segundo a revista Quatro Rodas, ele acelera de 0 a 100 km/h em 14,3 segundos e recupera a velocidade entre 80 e 120 km/h em 23,9 segundos. O consumo, em compensação, é bom: 9,8 km/litro na cidade e 13,6 km/l na estrada.

A frenagem vinda a 120 km/h em 61,7 metros é mediana. Comparada aos sete concorrentes mais caros fica em quarto lugar. Em relação aos sedãs menores, perde apenas para o New Fiesta, que para em 59,8 metros, e o Linea, com 60,9 metros. O nível de ruído é alto. Tem 67,1 decibéis aos mesmos 120 km/h. Números também da Quatro Rodas. A garantia é de 6 anos. 

Custo-benefício o J5 tem, tanto em preço e equipamentos quanto em espaço interno. Mas peca no motor, acabamento e nível de ruído. Resta saber se fará o mesmo sucesso de vendas e durabilidade que o compacto J3, aprovado com louvor em um teste de longa duração da revista Quatro Rodas. 

Avaliação ***

Preço *****
Motor **
Desempenho *
Consumo  ****
Segurança ***
Conforto **
Porta-malas ***
Estilo ***
Acabamento ***
Assistência ***
Espaço interno ****
Equipamentos de série *** 


FICHA TÉCNICA - JAC J5 1.5 16v

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.499 cm³, 16 válvulas
Potência: 125 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 14,3 segundos (revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 188 km/h
Consumo: 9,8 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,59/1,77/1,47/2,71m
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 57 litros
Preço: R$ 53.800