Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


O número três do nome do novo crossover da Audi não significa exatamente a terceira investida no mercado de SUVs, mas bem que poderia ser. Depois do luxuosíssimo Q7 e do médio luxuoso Q5, agora a marca alemã das quatro argolas aposta no segmento compacto com o Q3, que já está à venda no Brasil, a partir de R$ 144.900.

A verdade é que ele é baseado na plataforma do médio A3, mas será o menor aventureiro da marca enquanto a Audi não lança o Q2, que já está sendo preparado. Beleza não lhe falta. Mas personalidade nas linhas, sim.

Os carros da Audi agora se limitam a ter a grade trapezoidal até o para-choque, faróis alongados com LEDs de iluminação diurna, colunas das janelas laterais escurecidas e lanternas horizontais com relevo acima da placa. Só se diferenciam em alguns detalhes no conjunto ótico, para-choque dianteiro e no formato da carroceria. O Q3, por exemplo, em relação aos irmãos utilitários, tem a terceira janela mais curta, a última coluna mais inclinada e as dimensões reduzidas, como o comprimento de 4,38m, a largura de 1,83m, a altura de 1,61m e a distância entre os eixos de 2,60m.


Conforto, tecnologia e acabamento interno requintado também são semelhantes. Neste caso, estas três características da marca são muito bem vindas. O Q3 tem materiais emborrachados e montagem perfeita. O revestimento interno pode ter bancos cinza escuro ou marrom claro.

O Q3 chega importado de Martorell, Espanha, em três versões de acabamento. A mais simples é a Attraction, que traz  de série acabamento interno em couro, banco do motorista elétrico, ar-condicionado automático, computador de bordo, luzes de leds diurnas, freio de estacionamento elétrico, trio elétrico, rodas de 17 polegadas, faróis bi-xenônio e sistema de áudio com Bluetooth. Entre os itens de segurança se destacam os seis airbags (frontais, laterais e de cortina), assistência de partida em aclive, controle de estabilidade e de tração, ABS, BAS e EBD. O sistema multimídia MMI Plus, com navegador, é um opcional que custa R$ 10.500.

A intermediária é a Ambiente, que sai por R$ 159.900. Adiciona o teto solar panorâmico elétrico, ar-condicionado automático de duas zonas, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, rodas de liga leve de 18 polegadas e pneus 235/50, piloto automático, sensor de estacionamento traseiro e sensores de luz e chuva. O MMI também é opcional.

A top Ambition agrega acabamento interno em alumínio, banco do carona com ajustes elétricos, retrovisores aquecidos e sensores de estacionamento dianteiro e de luminosidade com assistente de farol alto por R$ 179.900. Nesta, o sistema multimídia continua opcional, mas ganha a companhia do Pacote Advanced, que tem sistema de partida por botão, assistente de estacionamento, sistema de som Bose e Audi Drive Select – que muda parâmetros de direção, suspensão e trem de força ao toque de um botão e de acordo com quatro modos: conforto, dinâmico, economia de combustível ou tudo automático. O preço deste pacote não foi divulgado. Pena que o detector de placas de trânsito não veio.


O motor de todas as versões do Q3 é o mesmo: o 2.0 TFSI com turbo e injeção direta. No entanto, na versão Ambition, rende 211 cavalos, enquanto as duas mais simples têm 170 cv. Todos ainda têm o câmbio automatizado S-Tronic de sete marchas e dupla embreagem e a tração integral Quattro, um detalhe que faz lembrar que o Q3 também foi projetado para encarar trilhas fora da estrada.

Com o motor mais manso, o Q3 acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos e alcança os 212 km/h. O bloco de 211 cavalos acelera em 6,9 segundos e chega aos 230 km/h. Os números são da Audi, que promete média de consumo de 13 km/litro de gasolina para todas as versões. Entretanto, a revista Quatro Rodas obteve 13,8 km/l apenas na estrada com a Ambition. Na cidade faz 9 km/l. De acordo com a mesma publicação, a frenagem a 120 km/h em 59,1 metros e o nível de ruído de 63,8 decibéis a mesma velocidade são bons. 

O banco traseiro acomoda bem os joelhos e a cabeça de dois passageiros. O terceiro terá as pernas limitadas pelo túnel central. Os da frente apoiam bem o corpo. O porta-malas de 460 litros não é ruim, mas poderia chegar aos 500 litros, pelo menos.


O Q3 quer conquistar aquele fiel proprietário da Audi que quer um crossover menor que o Q5. Mas vai ter que brigar com o BMW X1 (R$ 115 mil) e o Volvo XC60 (R$ 137 mil), mais baratos, e o Land Rover Evoque, mais estiloso. Em resumo: O Q3 é um bom carro, com mais qualidades do que defeitos, mas é caro e seu visual não surpreende.  

Pontos Fortes

+ Acabamento
+ Motor
+ Desempenho
+ Consumo
+ Segurança
+ Conforto
+ Equipamentos de série


Pontos Fracos 

- Estilo sem personalidade
- Preço


FICHA TÉCNICA - AUDI Q3 2.0 TFSI

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, turbo, injeção direta de gasolina, 1.984 cm³, 16 válvulas
Potência: 170 cv (Attraction e Ambiente) e 211 cv (Ambition)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,8 segundos (170 cv) e 6,9 seg. (211 cv)
Velocidade máxima: 212 e 230 km/h
Consumo: 9 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada (revista Quatro Rodas, versão Ambition)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,38/1,83/1,61/2,60m
Porta-malas: 460 litros
Tanque: 64 litros
Preço: R$ 144.900 (Attraction) / R$ 159.900 (Ambiente) / R$ 179.900 (Ambition)