Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Se o Kia Cerato, mostrado aqui no Guscar há um mês, ganhou nova geração em menos de quatro anos, com a minivan média Carens a história é diferente. A mais recente carroceria data de 2006. Depois de seis anos ela finalmente conhece a sua quarta geração (a primeira foi lançada na Coreia do Sul em 1999). 

Usando a plataforma do hatch europeu Cee'd e do Cerato, a nova Carens troca o estilo reto e familiar por linhas esportivas e onduladas, inspiradas no novo Cerato, principalmente na grade "boca de tigre" e nas lanternas horizontais, substituindo aquela traseira quebrada. Só os faróis que são espichados e elevados, enquanto que no sedã têm formato de olho. 




O interior ficou mais moderno e sofisticado. O painel, no entanto, ficou com aparência mais simples, se destacando o acabamento em black piano em sua extensão, a tela de LCD do navegador e o quadro de instrumentos destacados. O volante é multifuncional e dá pra notar também que a minivan terá ar condicionado digital.


Pelas fotos do interior podemos ver que a Carens 2013 oferece muita versatilidade e rebatimento dos bancos.




No mercado europeu, a nova Carens deverá compartilhar a gama de motores com a linha Cee’d, o que inclui propulsores a gasolina (1.4 de 100 cavalos e 1.6 GDI de 135 cv) e a diesel (1.4 CRDI de 90 cavalos, 1.6 CRDI de 110 cv e 1.6 CRDI de 120 cv). A apresentação será também no Salão de Paris, daqui a duas semanas.

Apagadinha no Brasil, a nova geração da Carens deve demorar para chegar. Isso se vier. Com a minivan média aderindo ao já renovado conceito estético da Kia, a única presa ao passado é a outra minivan, a luxuosa Carnival.