Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Já tinha falado do Toyota Etios em junho, na seção Em Breve no Brasil. Agora que ele já está à venda em nosso mercado, chegou a hora de confirmar as motorizações, versões de acabamento, lista de equipamentos e preços, além de analisar seus números de desempenho e fazer uma correção.


Naquele texto, equivocadamente, comparei a traseira do hatch com o Kia Picanto e a lateral com o Gol. Viajei. O Etios se parece mais com o Nissan March, tanto na lateral com vidros amplos e planos (para economizar custos), quanto na.traseira limpa com lanternas verticais (onduladas no Toyota) e um friso cromado na versão mais cara XLS (nas demais há um relevo).

No entanto, mantenho a opinião de que a frente lembra o Renault Logan e que o Etios Sedan é quase um clone do francês, principalmente na traseira, também com friso cromado. É bom lembrar que o Etios é um carro projetado para países subdesenvolvidos como o Brasil. Das medidas externas, confirmo o comprimento 3,78m para o hatch e 4,27m para o sedã, distância entre-eixos de 2,46m (hatch) e 2,55m (sedã), altura de 1,51m e largura de 1,70m para ambos.


O interior também foi projetado com economia, como foi antecipado. Além do acabamento rústico, o quadro de instrumentos foi mantido no centro porque ficaria mais barato na hora de adaptar o modelo da Índia (que usa a mão inglesa) para o Brasil. Isso denuncia a mentira das clínicas com eventuais consumidores, pois nenhum consumidor brasileiro em sã consciência aprovaria um carro com instrumentos central e analógico (se fosse digital até seria perdoável). Assim, a leitura do velocímetro e conta-giros (principalmente) ficou mais difícil. Pior é o display minúsculo do marcador de combustível e do hodômetro.


A minha indignação se justifica porque a Toyota demorou para lançar o Etios exatamente com a desculpa de adaptá-lo ao gosto do consumidor brasileiro. Inverter a posição dos instrumentos e dos difusores de ar deve ter consumido anos de estudos, né? Pelo jeito, o gado brasileiro não foi atendido e a montadora japonesa (que até então merecia respeito pela qualidade do Corolla) nos enganou. E não ia nem falar do episódio em que o jornalista da revista Carro Hoje achou no porta-luvas um papel com os dizeres "VEÍCULO DE IMPRENSA (montagem com peças especiais)". 

Mesmo com o bom revestimento das portas e das colunas, o acabamento interno do Etios é muito ruim na montagem. Os vãos livres e parafusos expostos estão presentes por toda a parte, partes do painel podem ser facilmente removidas, a tampa do porta-luvas tem um buraco para se encaixar no difusor de ar do canto e os botões do rádio são frágeis, assim como o tecido dos bancos. Estes, aliás, não têm regulagem de altura em nenhuma versão. Também falta o ajuste elétrico dos retrovisores externos. E no banco traseiro nada de apoio para cabeça e cinto de segurança de 3 pontos para o passageiro do meio. 



Por causa da mesma distância entre-eixos, o espaço interno - sua qualidade mais visível - é igual para os dois tipos de carroceria. Mas a diferença do porta-malas é contraditória: o hatch tem 270 litros e é menor que os 285 do Gol e os 280 do Palio. Já o sedã tem 562 litros, apenas 1 a menos que o Cobalt, o maior do segmento. As medidas caíram em relação à prévia: eram de 277 e 595 litros, respectivamente. O porta-luvas tem 13 litros de capacidade e ainda recebe ventilação ou resfriamento se tiver ar condicionado (há uma abertura no túnel do difusor para dentro do compartimento).


Confirmou-se a adoção dos motores flex 1.3 e 1.5 litros, ambos com duplo comando das 16 válvulas, e a exclusividade do de menor cilindrada para o hatch. O primeiro chegou aos 90 cavalos, como era esperado, mas abastecido com álcool. O torque é de 12,8 kgfm. Com gasolina, a potência é de 84 cv e o torque de 11,9 kgfm. O 1.5 tem potência variando entre 92 e 96,5 cavalos, muito aquém dos 115 prometidos. Culpa do comando variável de válvulas (VVTi) que não veio. O torque é de 13,9 kgfm independente do combustível. Todos têm câmbio manual de cinco marchas. A Toyota promete uma transmissão automática para breve. 

Segundo a revista Quatro Rodas, com álcool, o Etios hatch 1.3 acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 segundos. O hatch 1.5 em 11,5 e o Sedan em 11,7 seg. A retomada entre 80 e 120 km/h é de respectivos 19,3/17,1/16,3 segundos. O consumo urbano 8,7/7,2/9 km/l e o de estrada 11,2/10,3/11,8 km/l. A frenagem a 80 km/h é feita em 26,5/27,1/28,1 metros e o nível de ruído na mesma velocidade é de 59,8/60,3/59,9 decibéis.



O hatch 1.3 tem boa vantagem sobre os 1.0 da concorrência (Celta, Palio, Gol, Hyundai HB20 e Nissan March), mas o 1.5 hatch sofreu com o desempenho e consumo melhores dos rivais com motor 1.6 (quase os mesmos, só trocando o Celta pelo Fiesta Rocam). O sedã também foi pouco superado por Chevrolet Cobalt 1.4, Grand Siena 1.4, Nissan Versa 1.6 16v e Voyage 1.6 no desempenho e no consumo.

Todas as versões também foram melhores que a maioria dos concorrentes na frenagem e no nível de ruído, mesmo com o acabamento cheio de falhas. Pelo menos na parte dinâmica a qualidade Toyota ainda está presente.

Depois do estilo insosso e do acabamento mal-feito, o custo-benefício é outro defeito que volta para assombrar o primeiro compacto fabricado pela Toyota em mais de 55 anos de atividade no Brasil. O Etios chega ao mercado brasileiro nas versões X, XS e XLS. O hatch ainda tem a básica, sem nome, e seu motor é 1.3 até a XS. 

O preço do dois volumes começa em R$ 29.990, mas só traz de série airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do cinto de segurança e abertura de portas. O X custa R$ 33.490 e adiciona coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com EDB (distribuição eletrônica de frenagem), desembaçador do vidro traseiro e filtro anti-pólen. O ar condicionado é opcional e faz o preço subir para R$ 36.190. 

O Etios hatch com motor 1.3 mais interessante e acessível é o XS, que sai por R$ 38.790. É ele que tem ar condicionado, direção elétrica, quatro vidros e travas elétricos, rádio com CD e MP3 e o conta-giros, além das maçanetas e retrovisores na cor do veículo. 

A versão completa é a XLS, já com motor 1.5. Sai por R$ 42.790 e tem faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.


A relação de equipamentos do Sedan, só 1.5, é a mesma do hatch. A linha começa a partir da versão X, que custa R$ 36.190 e R$ 38.890 com ar condicionado. O XS sai por R$ 41.490 e o XLS chega a R$ 44.690. 

As cores disponíveis são Prata Soul, Preto Rock, Azul Lounge, Branco Bossa Nova, Vermelho Pop, Verde Samba e Cinza Jazz. O verde é exclusivo do hatch. O Etios tem 3 anos de garantia. 

Montado na nova fábrica de Sorocaba (o Corolla vem de Indaiatuba, também no estado de São Paulo), o Etios tem as suas qualidades, mas o brasileiro merecia um carro mais bonito, caprichado e com mais equipamentos pelo menor preço para entrar no cobiçado segmento dos compactos, seja hatch ou sedã. Por que a Toyota não seguiu o exemplo da sul-coreana Hyundai e seu HB20 fabricado na também paulista Piracicaba?

Pontos Fortes

+ Espaço interno
+ Porta-malas do sedã
+ Motor 1.3
+ Desempenho (hatch 1.3 e sedã)
+ Consumo (hatch 1.3 e sedã)
+ Segurança
+ Conforto

Pontos Fracos 

- Estilo
- Acabamento
- Porta-malas do hatch
- Motor 1.5
- Desempenho do hatch 1.5
- Consumo do hatch 1.5
- Preço
- Equipamentos

FICHA TÉCNICA - TOYOTA ETIOS HATCH 1.3 

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.329 cm³, 16 válvulas, DOHC
Potência: 84 cv (gasolina) e 90 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,5 segundos (Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 8,7 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,78/1,70/1,51/2,46 m
Porta-malas: 270 litros
Tanque: 45 litros
Preços: R$ 29.990 (básico) / R$ 33.490 (X) / R$ 38.790 (XS) / R$ 43.790 (XLS 1.5)


FICHA TÉCNICA - TOYOTA ETIOS SEDAN 1.5

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.496 cm³, 16 válvulas, DOHC
Potência: 92 cv (gasolina) e 96,5 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,7 segundos (Quatro Rodas, com álcool)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 9 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,27/1,70/1,51/2,55 m
Porta-malas:562 litros
Tanque: 45 litros
Preços: R$ 36.190 (X) / R$ 41.490 (XS) / R$ 44.690 (XLS)