Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação 


Pela primeira vez, desde que a Autoesporte começou a escolher o Carro Verde do Ano, em 2009, um modelo ecológico de verdade foi o vencedor. E carro para ser realmente ecológico no século XXI tem que ser elétrico ou híbrido. Em homenagem a essa façanha, a categoria ganha post individual para o vencedor no blog. Até o ano passado, estava junto com as premiações especiais. 

A honra coube ao Ford Fusion Hybrid, lançado no final de 2010 e uma das duas únicas opções do gênero disponíveis no mercado brasileiro. O Mercedes Classe S é o outro. O Toyota Prius só chega em janeiro. 

A Ford também ganhou pela primeira vez na categoria em que o domínio é da Volkswagen (Polo Bluemotion e Gol Geração 4 Ecomotion nos dois últimos anos). O primeiro campeão foi o Renault Sandero, em 2009. 

Estranho que o Fusion Hybrid tenha conquistado o título somente agora, quando o modelo já está prestes a dar lugar para a nova geração, que inclusive foi escolhida o Carro Premium do Ano este ano. O Carro Verde do Ano ainda é o modelo antigo. O novo Hybrid chegará em abril do ano que vem. 

Mesmo desatualizado o Fusion Hybrid empolgou os jornalistas e engenheiros do júri. Ele tem um gerador elétrico e uma bateria de níquel armazenada atrás do banco traseiro. O gerador é o responsável por dar a partida no carro e andar a até 75 km/h. A partir desta velocidade entra em ação o motor convencional a gasolina, que é o mesmo 2.5 de quatro cilindros da versão básica, só que com menos potência (158 cavalos contra os 173 cv) e torque (18,04 kgfm contra 22,9 kgfm) que o modelo básico. No entanto, com a força do elétrico, pode chegar a 193 cv e a aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em apenas 9,1 segundos. O câmbio automático CVT (continuamente variável) dá o toque final e macio ao desempenho do carro.

Duas vantagens do Fusion Hybrid são o silêncio (não há ruído quando se liga o motor e você só percebe que ele ligou quando o conta-giros se mexe) e a economia. A bateria, que funciona como o tanque do motor elétrico, pode ser recarregada em até 94% pela energia dos freios regenerativos. As duas telas de cristal de líquido ao redor do velocímetro (conta-giros dentro), com 4,3 polegadas cada, informam eletronicamente em gráficos o modo de condução e o ritmo funcionamento do veículo. A tela central do console também. Quanto mais folhas verdes aparecerem, mais econômico o carro está andando. O consumo segundo o fabricante é de 16,4 km/litro na cidade e 18,4 km/l na estrada, onde a autonomia chega a 1.214,4 km. O consumo é nove por cento menor que o Ka e 52% mais econômico que o Fusion normal. 


Entre os equipamentos de conforto e segurança se destacam o ar condicionado automático e digital de duas zonas, direção elétrica, Premium Sound Sony com 12 alto-falantes, Sync Media System, teto solar elétrico, tomada de 110V, controle eletrônico de estabilidade e tração, 7 air bags, monitoramento de ponto cego com alerta de carro se aproximando, camera de ré, freios regenerativos, sensor de chuva. As rodas são de liga leve de 17 polegadas.


As maiores desvantagens são o destino da bateria e, principalmente o preço. Por R$ 133.900, ele é 21 mil reais mais caro que a versão top do novo Fusion, recém-eleito Carro Premium do Ano. É a opção mais em conta, pois o Mercedes S400 Hybrid custa mais de 500 mil reais. O Toyota Prius deve chegar por volta de R$ 120 mil e ganhar esta eleição no ano que vem, se a categoria for mantida. 

O Fusion Hybrid tem chances de ser bicampeão na edição 2014. Este ano ele derrotou os nacionais Citroën C3 - que ganhou novo motor 1.5 mais econômico e pneus ecológicos (tsc) - e o Volkswagen Fox Bluemotion (outro modelo veterano). Ainda bem.

Vencedores: 

2013 - Ford Fusion Hybrid
2012 - Volkswagen Polo Bluemotion
2010 - Renault Sandero




FICHA TÉCNICA - FORD FUSION HYBRID

Motor a gasolina: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 2,488 cm³, 16 válvulas 
Potência: 158 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,1 segundos (fabricante)
Velocidade máxima: 180 km/h (limitada)
Consumo: 16,4 km/l na cidade e 18,4 km/l na estrada
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,84/1,83/1,44/2,73 m
Porta-malas: 405 litros
Tanque: 66 litros
Preço: R$ 133.900