TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Enquanto a Renault vende no Brasil o rústico e simplório Duster, projetado na Romênia, mas fabricado no Paraná, os europeus terão um crossover genuinamente francês, com estilo arredondado e arrojado, dentro da nova identidade da marca.

É o Captur, nome já usado num conceito apresentado no Salão de Genebra de 2011. A versão de produção também será exposta no evento suiço deste ano, em março, e em nada lembra o protótipo, a não ser na frente, que segue o visual adotado no novo Clio e reproduzido no velho Clio vendido por aqui: o emblema está no centro da grade em forma de asa e os faróis são pontiagudos. O teto plano e alto se encontra com o recorte das janelas laterais. A pintura branca no teto deve ser opcional e personalizável. As lanternas traseiras são ovaladas. 


O interior tem estilo moderno com a tela multimídia (que pode virar um tablet) dominando no console central de desenho quadrado de cantos arredondados, cercado pelas saídas de ar,  e o quadro de instrumentos achatado, concentrando o velocímetro digital no meio. O acabamento aparenta boa qualidade. O espaço interno promete ser generoso, mesmo com o carro medindo apenas 4,12m de comprimento. 


O Captur será equipado de série com acesso e partida sem chave, assistente de partida e rampa, câmera de ré e sensores de estacionamento. O sistema de áudio Arkamys e a sistema multimídia R-Link serão opcionais. A motorização ainda não foi divulgada, mas deve ser a mesma da nova geração do Clio europeu, que emprestou a plataforma para o crossover e usa os novos motores TCe (a gasolina, com injeção direta) e dCi (a diesel). O TCe tem 0.9 e 1.2 litros, com o primeiro tendo três cilindros. Os propulsores a diesel deverão ter entre 1.5 e 1.9 litros. A emissão de CO2/km deve ser no mínimo de 96 gramas. 


O Captur será fabricado em Valladolid, na Espanha, e vai concorrer na Europa com o nosso conhecido Ford Ecosport (que ainda vai chegar lá no ano que vem), o Opel Mokka (e seu similar Chevrolet Trax) e com o Peugeot 2008, que chega ao Brasil no final deste ano. São três rivais que vão dar muito mais trabalho ao nosso velho Duster, já que o Captur dificilmente virá para cá.


O conceito Captur 2011