Ford Ecosport e Renault Duster que se preparem. Vem aí, até meados de 2014, mais um concorrente para vocês. É o Peugeot 2008, mais um para disputar um lugar ao sol, quer dizer, na lama ou mesmo na cidade, do segmento dos utilitários esportivos compactos. Até lá, também já terá chegado ao Brasil, importado do México, o Chevrolet Tracker.


O parentesco com o 208 vai além da plataforma e do estilo ousado. O interior, divulgado hoje, é o mesmo do hatch compacto em pré-lançamento no país: com o painel de quadro de instrumentos (de iluminação azul) elevado e gabinete do sistema multimídia (e dos comandos do som ou porta-objetos nas versões mais baratas) destacado. Nas versões caras, painel, bancos e portas terão revestimento em couro. 


A carroceria tem desenho reto, com faróis puxados e pontiagudos, grade trapezoidal, leão da Peugeot no capô, vinco saliente na lateral, área envidraçada ampla e lanternas traseiras em forma de C no lado direito e D no esquerdo. O prolongamento das mesmas na tampa do porta-malas (de 360 litros, expansíveis até 1.160 lts) também tem formato de trapézio. O comprimento é de 4,16m e a largura 1,74m. 


Na Europa, o 2008 começa a ser vendido logo depois do Salão de Genebra, onde será apresentado em março. Lá, ele terá motores a gasolina VTi  nas cilindradas 1.2, com 82 cavalos, e 1.6, com 120 cv, além de duas novas versões do nosso conhecido THP, a serem chamdas de e-THP. Com cilindrada 1.2, terá 110 e 130 cavalos. Os movidos a diesel serão da família e-HDI, 1.4 (68cv) e 1.6 (92 e 115 cv). 

A transmissão robotizada será opcional no 1.2 e 1.6 VTi e e-HDI de 92 cv. O sistema de tração nas quatro rodas pode ser configurado em quatro configurações: neve, normal e off-road e desligado. 

Entre os equipamentos para o mercado europeu estão previstos sistema de auxílio a partida em rampa, sistema de auxílio de estacionamento, seis airbags, o sistema Peugeot Connect, revestimentos em couro, teto-panorâmico, rodas de liga-leve de 17 polegadas, controle e limitador de velocidade e bluetooth.


Aqui no Brasil, onde o 2008 começará a ser fabricado no final do ano, na fábrica de Porto Real, ao lado do 208, os motores deverão ser o 1.6 e 2.0 Flex, os mesmos do hatch médio 308. Talvez tenha o novo 1.5 na versão mais básica. A tração integral deverá estar disponível apenas nas versões mais caras e no lugar da neve, poderá ter configuração para lama. 

Se não houver nenhum imprevisto no Brasil (crise econômica, dólar alto, inflação, etc), o Peugeot 2008 deverá ter cronograma de lançamento parecido com o 208, com pré-lançamento em março e vendas definitivas em abril. Até lá, os concorrentes Ecosport, Duster e Tracker ficarão mais tranquilos. 


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO