TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

Parecia que o pool de revistas europeias só iria premiar os carros elétricos ou híbridos como Carro do Ano. Nas duas últimas eleições venceram os híbridos Opel Ampera/Chevrolet Volt (2012) e o totalmente elétrico Nissan Leaf (2011). 

Mas em 2013, a comissão formada pelas publicações Auto (Itália), Autocar (Inglaterra), Autopista (Espanha), AutoVisie (Holanda), L'Automobile (França), Stern (Alemanha) e VIBilagare (Suécia) voltou a conceder o título de Carro do Ano a um modelo tradicional, basicamente com motor de combustão. E bota tradicional nisso. O Carro do Ano da Europa de 2013 é a sétima geração do Volkswagen Golf, lançado em setembro do ano passado. 



Apesar das sete gerações, o Golf é campeão somente pela segunda vez. E é o segundo modelo com dois títulos. O outro é o Renault Clio, vencedor em 1991 e 2006. Enquanto no Brasil a Volkswagen ganhou sete vezes a eleição da Autoesporte, na Europa, a marca alemã só está comemorando o seu terceiro título. Além da terceira geração do próprio Golf em 1992, ganhou também em 2010, com o Polo. No ano passado, foi vice com o pequenino Up!. 

As outras gerações do Golf sempre ficaram no pódio. A primeira (1975) e a quarta (de 1998, que ainda é vendida no Brasil), ficaram em segundo. A segunda (1984) e as duas anteriores (2004 e 2009) a esta atual ficaram em terceiro. 

O Golf VII conquistou os jurados pela quantidade de inovações. Uma delas é a plataforma modular MQB, que deixou o carro mais leve. Os motores eficientes com baixo consumo, a variedade de versões e a qualidade de acabamento (agora mais refinado) também colaboraram para o segundo título do hatch médio alemão. 


Além do novo chassi, o modelo ganhou mais tecnologia como suspensão ajustável, freio que evita colisão múltipla, sistema que desliga e liga o motor nas paradas de trânsito, recuperação de energia nas frenagens, câmbio de dupla embreagem de sete marchas, sete airbags, luzes diurnas de LED, tela multimídia de nove polegadas, entre outros. 

O Golf tem motores a gasolina 1.2 (85 e 105 cv)  e 1.4 TSI (122 e 140 cv) com injeção direta e turbodiesel  com injeção direta commonrail 1.6 (105 cv) e 2.0 TDI (150 cv e 184 cv). O 1.4 TSI de 140 cv pode ter metade dos seus quatro cilindros desligados para melhor economia de combustível. O 1.6 Bluemotion turbodiesel pode ter um consumo de 31 km/l. A emissão de gás carbônico por quilômetro rodado varia entre 99 e 117 gramas, ambas nas versões a diesel. 

No início deste ano foram lançadas as versões esportivas GTD, com 2.0 Turbodiesel de 184 cavalos, que faz 23 km/l; 4Motion, com tração integral; Ecofuel, com gás natural; a tradicionalíssima GTI, com motor de 230 cv e consumo de 16 km/l, e não podia faltar uma versão com motor elétrico, para não contrariar os dois últimos vencedores da eleição. E no Salão de Genebra, onde o vencedor foi revelado pelo segundo ano seguido, a maior novidade da Volkswagen é a perua Variant. 


Para conquistar o seu segundo título o Golf somou 414 pontos do júri com representantes de 22 países europeus, mais que o dobro de pontos dos segundos colocados: os cupês esportivos japoneses associados Toyota GT86 e Subaru BRZ, que ficaram com 202 pontos. A Toyota já ganhara duas vezes (2000 com o Yaris e 2005 com o Prius), mas seria o primeiro título da Subaru. 

Subaru BRZ e Toyota GT 86 - Vice-campeões
Volvo V40 - 3o Colocado

O agora hatch médio Volvo V40 (que era uma perua) ficou em terceiro, com 189. A Volvo nunca foi campeã, mesmo tendo uma revista sueca no time de organizadoras. Monovolume derivado do New Fiesta na Europa, o Ford B-Max classificou-se em quarto, com 148 pontos. Dez pontos atrás, na quinta posição, aparece o Mercedes Classe A, que assim como o Volvo, mudou de perfil: deixou de ser monovolume para também virar hatch e concorrer com o próprio V40. O também renovado Renault Clio perdeu a chance de se tornar o primeiro modelo tricampeão da história do Ecoty - European Car of The Year. Totalizou apenas 128 pontos e ficou somente em sexto. Prestes a chegar ao Brasil, o Peugeot 208 foi o sétimo melhor finalista, com 120 pontos. E quem fecha o G8 é o Hyundai i30, recém-lançado em nosso país, com apenas 111 pontos. 

Fora da lista de finalistas, a Fiat ainda é a maior vencedora da premiação, com 9 títulos (1967, 1970, 1972, 1984, 1989, 1995, 1996, 2004 e 2008). A Renault é a segunda que mais venceu, com 6 conquistas (1966, 1982, 1991, 1997, 2003 e 2006). E a Ford vem em terceiro com 5 premiações (1981, 1986, 1994, 1999 e 2007).

Com 4,25m de comprimento, 1,79m de largura e 2,63m de distância entre-eixos, o Golf evoluiu sem perder a personalidade de suas linhas, principalmente na coluna lateral traseira larga. No Brasil, ele só chega no ano que vem ou mais tardar em 2015, importado do México. Perdemos mais uma. 


Todos os campeões:

1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados populares no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147) / 1973 - Audi 80 I (deu origem ao Passat. É antecessor do atual A4) / 1974 - Mercedes 450S (I) / 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (único cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR)/ 1985 - Opel Kadett (BR com face-lift) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (I) / 1989 - Fiat Tipo (BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (I) / 1992 - VW Golf III (I)/ 1993 - Nissan Micra (duas gerações antes do March) / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto (primeira geração. O nosso é a terceira) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (O Bravo era a versão duas portas do Brava, que foi fabricado aqui. Ambos antecederam o Stilo e o atual Bravo) / 1997 - Renault Scénic I (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (I) / 2000 - Toyota Yaris / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I) / 2003 - Renault Mégane II (BR na versão sedã) / 2004 - Fiat Panda / 2005 - Toyota Prius (que chegou somente agora na terceira geração) /2006 - Renault Clio II / 2007 - Ford S-Max /2008 - Fiat 500 (I) / 2009 - Opel Insignia / 2010 - VW Polo / 2011 - Nissan Leaf / 2012 - Opel Ampera/Chevrolet Volt / 2013 - Volkswagen Golf.

(BR) - Fabricado no Brasil
(I) - Importado para o Brasil

Para ver as fotos de todos os campeões acesse www.caroftheyear.org e clique no link "Previous winners"