sábado, 9 de março de 2013

PRÉ-ESTREIA - HYUNDAI HB20S


TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O Chevrolet Prisma mal chegou ao mercado e a Hyundai já respondeu com o HB20S. O S identifica a versão sedã do seu hatch mais bem sucedido no Brasil, que foi o quarto automóvel mais vendido do país em fevereiro.

Quem leu o post sobre o Prisma, com certeza, deve estar estranhando porque o HB20S já está no blog se eu tinha dito que ele só chegaria no mês que vem. É que a Hyundai já apresentou o três volumes para a imprensa, mas as vendas, de fato, só começam no dia 20 de abril.


Mesmo tendo linhas mais retas que a escultura fluída dos irmãos sedãs Elantra, Sonata e Azera, o HB20S foi inspirado neles, embora tenha mais curvas que o irmão hatch. Como ele, a fluidez está presente nos vincos. No entanto, visto de um certo ângulo, a caída do teto é bem suave. O cofre do porta-malas é curto, como no rival da Chevrolet e até no Honda City, outro potencial concorrente. As lanternas traseiras são horizontais, como em praticamente todos os modelos da marca sul-coreana. No HB20S são menores e ficaram com aparência um pouco conservadora. O que também acontece com o recorte das janelas laterais. Culpa do aplique de plástico preto junto às mesmas, que quebra e polui a harmonia da lateral. Se fosse um vidro vigia, ficaria melhor.



A frente é idêntica à do HB20 hatch. Assim como o interior bem acabado, com plásticos de qualidade superior no segmento e acabamento de tecido nas portas em todas as versões. O painel, claro, segue o conceito de duplo cockpit, com o console em formato de pilão, as saídas de ar como asas e o quadro de instrumentos de dois túneis. Na versão topo de linha Premium os plásticos são bicolores.


Com a mesma distância entre-eixos de 2,50m, o espaço interno é igual ao do hatch, mesmo com o teto mais baixo, Por outro lado, a medida é inferior aos 2,53m do Prisma. Apesar do comprimento do HB20 ter pulado de 3,90m para 4,23m no S, a capacidade do porta-malas ficou nos 450 litros, menor que os 480 l do Voyage.


O HB20S também tem os motores Flex 1.0 e 1.6. O menor tem três cilindros e potência de 75 cavalos com gasolina e 80 cv com álcool. Só está disponível com câmbio manual de cinco marchas. O conjunto faz o sedã acelerar de 0 a 100 km/h em 14,9 segundos e atingir 162 km/h de velocidade máxima. O 1.6 tem os quatro cilindros tradicionais e rende entre 122 e 128 cavalos. O câmbio pode ser manual ou automático de quatro marchas. A aceleração com o manual varia entre 9,3 e 9,7 segundos, dependendo do combustível, sendo melhor com etanol. E a velocidade máxima fica entre 189 e 184 km/h. Com câmbio automático o desempenho cai muito, com aceleração de 11 e 11,4 segundos e velocidade de 174 e 177 km/h.


A gama de versões começa com a Comfort Plus, que custará R$ 39.495, bem mais caro que os R$ 34.990 do Prisma. A Hyundai se defende dizendo que o HB20S já traz ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo frontal, travas e vidros elétricos nas quatro portas, rádio com entrada para CD, MP3, cabo USB, sistema Bluetooth e comandos no volante, computador de bordo e banco do motorista com regulagem de altura.

Acontece que a montadora sul-coreana acha que o brasileiro não sabe comparar e nem pedir o carro completo. Com ar condicionado, o Prisma LT 1.0 sai por R$ 38.495 e ainda tem sistema multimídia com GPS, também opcional. Só fica devendo os vidros elétricos traseiros. 


O segundo HB20S mais barato é o Comfort Style 1.0, por R$ 42.675, que adiciona freios ABS com EBD (que o Chevrolet já traz de série na versão básica), retrovisores elétricos com piscas e rodas de liga-leve de 14 polegadas e faróis de neblina. 

Acima, vem a Plus 1.6, com os mesmos itens do 1.0 mais os freios ABS e o preço de R$ 44.995. O Prisma  LTZ 1.4 custa R$ 45.990. Somente esta versão leva vantagem em relação ao Prisma. A Style 1.6 sairá por R$ 48.175 com câmbio manual e R$ 51.375 com o automático. Em relação ao Style 1.0 tem a mais apenas o apoio de braço entre os bancos dianteiros. Por fim, a Premium 1.6 tem rodas de alumínio de aro 15, volante e alavanca do câmbio revestidos de couro e sensor de luminosidade. Sai por R$ 50.795 e R$ 53.995, dependendo da transmissão. 


Os preços da versão top já se aproximam da faixa dos sedãs compactos mais sofisticados, como o Honda City (R$ 50.990 o DX manual e R$ 60.450 o LX automático), o Chevrolet Sonic LT (R$ 53.800, somente com câmbio manual) e o Ford New Fiesta (de R$ 47.300 a R$ 53.600). 

Com o sucesso do HB20 hatch e da versão vestida de aventureira HB20x, a Hyundai do Brasil,  independente da CAOA, já alcançou o quinto lugar entre as montadoras mais vendidas do país em fevereiro. Com o sedã HB20S, a expectativa é consolidar a posição até o final do ano ou, quem sabe, tirar a cinquentenária presença da Ford do Top 4. Resta saber se os preços, já com o novo aumento do IPI, vão deixar. 


2 comentários:

Gustavo disse...

Gostei da matéria :)

Gustavo disse...

Gostei da matéria :)

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (192) Chevrolet (105) Volkswagen (105) História (99) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (45) Nissan (40) Citroën (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) Yaris (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)