TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Com pouco mais de dois anos de presença no Brasil, a chinesa JAC Motors já começa a renovar a sua linha, justamente pelo primeiro a modelo a desembarcar no país: o compacto J3 nas suas versões hatch e sedã, chamada de Turin (homenagem à cidade onde fica o estúdio que o desenhou). A novidade, no entanto, se limita a um face-lift, com novas frente, traseira do sedã e interior remodelado. O próximo deve ser o monovolume J6.



Antes

Agora

Você achava que a frente antiga lembrava o Gol 2008? Pois agora ela se assemelha aos novos Volkswagen, com os faróis largos de máscara negra, peça imitando filetes de LED e grade sem moldura (somente com tela em forma de colmeia) e com o emblema cercado por bigode. A entrada de ar principal está no para-choque, que tem um par de vincos parecido com o modelo anterior. A traseira do hatch não mudou, mas no Turin as lanternas deixaram de ir até o para-choque para se estenderem até a área da placa, na parte de cima.

Antes


Agora

O interior ficou mais sofisticado graças ao novo desenho do painel, incluindo difusores de ar (passaram de redondos a retangulares), rádio e controle do ar condicionado. A aparência dos plásticos, porém, ficou mais pobre do que antes. O quadro de instrumentos também foi renovado, ganhando uma pequena tela de LCD entre o conta-giros e o velocímetro. Estes ficaram com a leitura mais fácil. A ergonomia também melhorou com os novos comandos dos vidros elétricos nas portas, mas faltou ajuste de altura do banco do motorista e de alcance do volante, que também é novo - seguindo a moda dos braços inferiores vazados (com acabamento em preto brilhante, presente também no painel central e braço das portas) - e tem comandos do áudio. O botão do retrovisor, antes de indicação confusa, também foi corrigido, mas agora fica no canto esquerdo do painel.

Antes


Agora

O espaço interno é o mesmo e a capacidade do porta-malas de 350 litros do hatch e 490 para o Turin também. O motor 1.35 (arredondado comercialmente para 1.4) VVT a gasolina, com 108 cavalos, idem, mas a JAC pisou na bola ao não aproveitar para substituí-lo pelo 1.5 flex usado na série especial Sport, que deve voltar no final do ano já com a nova frente.


Entre os equipamentos de série, as novidades são, além dos comandos do áudio no volante, a chave canivete e a trava central das portas. Os demais são airbags frontais, freios com sistema antitravamento (ABS) e distribuição eletrônica de força entre os eixos (EBD), faróis e luz traseira de neblina, faróis com regulagem elétrica de altura, rodas de alumínio de 15 polegadas, ar-condicionado manual, direção hidráulica, trio elétrico,sensores de estacionamento traseiros, banco traseiro bipartido 60/40, volante com regulagem de altura, rádio/toca-CDs/MP3 com entrada USB e abertura interna da tampa do tanque de combustível. Pacote único por R$ 35.990 o hatch e R$ 37.990 o sedã.



Bem que a JAC poderia ter aproveitado a renovação do J3 e também o aumento de mil reais no preço para colocar um ar digital, GPS, câmera de ré, airbags laterais e principalmente apoio de cabeça e cinto de segurança de 3 pontos no centro do banco traseiro, pois os itens que os chineses começaram trazendo já são bem comuns hoje em dia. 

A chegada da marca, por iniciativa do empresário Sérgio Habib (ex-importador da Citroën), em março de 2011, fez algumas montadoras tradicionais equiparem seus carros e também pedirem o governo federal para aumentar os impostos para importados fora da panelinha comercial do Brasil. Foram atendidas. 

Por isso, os J3 encareceram e, mesmo com seis anos de garantia, já não fazem mais barulho no mercado brasileiro. Mas a JAC recuperou a isenção do imposto de importação através do programa Inovar Auto - graças à construção da sua fábrica em Camaçari, BA, para fabricar um modelo inédito. Enquanto ela não é  inaugurada, o J3 ainda vem direto da China renovado para tentar retomar o barulho, mas o custo-benefício não tem mais o mesmo impacto. Será que a JAC já está ensaiando para o "Lucro Brasil"?



FICHA TÉCNICA - JAC J3 1.4 VVT 16v

Motor: Quatro cilindros, transversal, gasolina, 1.332 cm³, VVT 16 válvulas
Potência: 108 cv
Aceleração de 0 a 100 km/h: não infor
Velocidade máxima: 186 km/h 
Consumo Médio: 12,4 km/l (Revista Quatro Rodas) 
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,97 (4,16 - Turin) /1,65/1,47/2,40m 
Porta-malas: 350 litros (hatch) / 490 litros (Turin) 
Tanque: 48 litros 
Preço: R$ 35.990 (hatch) / R$ 37.990 (Turin)