TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Em 2013, quatro compactos nacionais que criaram tendência no mercado brasileiro estão completando 10 anos: o utilitário esportivo Ford Ecosport (fabricado na Bahia), o monovolume Honda Fit (em São Paulo), o premium Citroën C3 (Rio de Janeiro) e o espaçoso Volkswagen Fox (primeiro Paraná e atualmente também em São Paulo. A perua Spacefox vem da Argentina). 

O Ecosport proporcionou o acesso dos brasileiros à valentia, espaço interno e posição de dirigir elevada dos utilitários esportivos. Fez a Fiat Palio Weekend Adventure praticamente ser esquecida. Quem achou o Ford muito bruto e pesado com o estepe vulnerável na tampa traseira, optou pelo Honda Fit, que se destacava, na primeira geração, pelo rebatimento dos assentos do banco traseiro. Por falar em espaço, quem achou os dois muito grandes comprou o Fox, que é um hatch alto e espaçoso. Alguns não abriram mão da aventura e da roda sobressalente indiscreta, mas não queriam um carro grande. Escolheram o Crossfox, que virou até música. E quem achou o Fox muito pobre e até masculino demais, adquiriu o Citroën C3, que não foi o primeiro compacto premium, mas é referência no segmento. O Volkswagen Polo está desatualizado desde 2009,  as vendas do New Fiesta são misturadas com as do velho Rocam e Fiat Punto e Chevrolet Sonic ainda não emplacaram. Sua única ameaça é o primo Peugeot 208. 

Três destes quatro modelos já estão na segunda geração, sendo que o Honda vai chegar à terceira no final do ano e no Brasil no ano que vem. O Ford e o Volkswagen são projetos brasileiros, mas enquanto o novo Ecosport ainda vai ser vendido na Europa, importado da Índia, o Fox não se adaptou ao exigente mercado europeu e ficou recluso no Brasil, após receber várias críticas. Com interior e frente reformulados, deu a volta por cima por aqui, chegando a assumir a vice-liderança de vendas. Ainda com a carroceria original de 2003, aguarda o seu sucessor. Se a segunda geração do Fit chegou rapidamente ao nosso país (apenas um ano), a do C3 demorou três anos e ainda veio com interior mais simples. 

Começando pelo Ecosport, contei a história dos quatro compactos nacionais. Eis a lista. Pois eles são 10! Dez anos.

Ford Ecosport

Honda Fit

Citroën C3

Volkswagen Fox