TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Terceira categoria mais antiga da eleição de Carro do Ano da Autoesporte, a Picape do Ano era eleita ininterruptamente de 1994 a 2000. No ano seguinte, a publicação da Editora Globo não promoveu nenhuma premiação, que voltou em 2002, mantendo a picape. Em 2007 as caminhonetes de caçamba foram incorporadas aos utilitários. E desde então a categoria passou a ser esporádica, dependente de grandes lançamentos.

Se no ano passado o mercado das picapes foi sacudido pela renovação das médias Chevrolet S10 e Ford Ranger, este ano não houve muitas novidades. A categoria só foi mantida porque a pequena movimentação foi nas compactas, que, porém, perderam importância nas montadoras pelo absurdo argumento de que elas não dão lucro no exterior. Ficamos com a sensação de que o Brasil virou escravo do lucro das montadoras estrangeiras que atuam por aqui.

No início do ano a Saveiro ganhou apenas um face-lift, que a deixou com a frente padrão Volkswagen, pois a sua carroceria ainda é de 2009. Mais antiga é a Fiat Strada, de 1998, que em novembro ganhou uma nova tampa traseira (mais robusta), lanternas horizontais e alterações cosméticas na grade (preta na Working, com bigode cromado na Trekking e ralador cromado na Adventure), além de uma capacidade de carga maior. Mesmo assim, a Strada é a Picape do Ano 2014 por causa de uma grande novidade.



A utilitária da Fiat, que já tinha inovado por ter sido a primeira picape compacta com cabine dupla, inovou outra vez (como diz o jingle do comercial com a melodia do cantor Ricky Martin) por ser a primeira com três portas, sendo duas no lado do passageiro e uma para o motorista.


A Strada de três portas segue o conceito das full-size norte-americanas dos anos 90, nas quais a porta extra dos passageiros de trás é aberta no sentido inverso ao das dianteiras: o famoso tipo "suicida". Para tirar a coluna central e abrir mais espaço para o acesso, os engenheiros reforçaram a carroceria e colocaram a maçaneta (tanto externa quanto interna) no batente da nova porta, que só abre quando a da frente estiver aberta. E a maçaneta ainda tem duas funções: uma para destravar e outra para abrir. O cinto de segurança traseiro foi fixado na parte interna da porta extra.


Todas as versões da Fiat Strada têm a opção de cabine dupla, que agora só sai de fábrica com as três portas. A Working tem motor Fire 1.4 8v (85/86 cv) e custa a partir de R$ 42.330 com as três portas. A de cabine simples é vendida por R$ 33.750 e a estendida, R$ 36.870.  A Trekking tem o E.TorQ 1.6 16v (115/117 cv). somente a cabine dupla e custa R$ 48.360. Já a Adventure, com o E.TorQ 1.8 (130/132 cv) chega aos R$ 54.360 com câmbio manual e a R$ 57.010 com o Dualogic.






A Strada somou 120 pontos e teve uma vitória bem folgada sobre a S10, a vice-campeã e única média, que ficou com 88 e perdeu a chance de igualar o número de vitórias da rival Ford Ranger, que a superou no ano passado. Em terceiro ficou a outra compacta renovada em 2013, a Saveiro, com 63 pontos. A participação da quarta colocada, a indiana Mahindra, parece ter sido para a eleição das picapes ter pelo menos quatro finalistas, pois ela só totalizou 24 pontos.

O bicampeonato da Strada, que também é líder de mercado, fez da Fiat uma das terceiras forças em picape no Brasil, ainda empatada com os dois títulos consecutivos da Toyota Hilux. Mas quem manda no terreno ainda é a Ford e a Ranger. 


Vencedoras: 

1994 - Ford F1000 (nacional) / 1995 e 1996 - Chevrolet S10 (nacional) / 1997 - Chevrolet Silverado (argentina) / 1998 - Ford Ranger (argentina) / 1999 - Dodge Dakota (nacional) / 2000-2001 - Ford F-250 (nacional) / 2002 - Não houve / 2003 - Nissan Frontier (nacional) / 2004 - Chevrolet Montana (nacional e primeira compacta) / 2005 - Ford Ranger (argentina) e 2006/2007 - Toyota Hilux (argentina) / 2010 - Fiat Strada Cabine Dupla (nacional) / 2011 - Volkswagen Amarok (argentina) / 2013 - Ford Ranger (argentina) / 2014 - Fiat Strada Cabine Dupla (nacional)

FICHA TÉCNICA - FIAT STRADA ADVENTURE 1.8 16v

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 16v, 1.747 cm³
Câmbio: Manual de cinco marchas ou Dualogic automatizado de cinco (opcional)
Potência: 130 cv com gasolina e 132 cv com álcool
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11,3 segundos (revista Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 179 km/h
Consumo: 7,7 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,47/1,74/1,63/2,75 m
Caçamba: 680 litros
Tanque: 58 litros
Preços: R$ 54.360 (manual) / R$ 57.010 (Dualogic Plus)