TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇĀO

Parece que combinaram. Mas o certo é que Audi e Mercedes, duas grandes rivais alemās, lançaram os seus novos sedās mais acessíveis no Brasil quase ao mesmo tempo. No post anterior já falamos do Audi A3 Sedan.

Agora é a vez de mostrar o Mercedes CLA, que chegou ao mercado nacional quase uma semana depois. Por enquanto, ele é importado da Hungria, mesma origem do A3, em apenas uma versāo, chamada CLA 200 First Edition, com rodas de 18 polegadas, detalhes aerodinâmicos, suspensão rebaixada, faróis de LED e duplo xenônio e preço de R$ 150.500.



O valor assusta e o deixa em desvantagem porque o seu rival sai apenas por R$ 126,4 mil, já sem o desconto de lançamento, que é de 10 mil reais. Além disso o motor é o mesmo 1.6 turbo de injeçāo direta do hatch Classe A, modelo que lhe deu origem, com 156 cv (o do Audi é um 1.8 TSI de 180 cv), e nāo um 2.0, como o nome sugere.

Pelo menos o torque de 25,5 kgfm é igual ao do concorrente. O Mercedes também tem itens de série que o Audi não tem: navegador com GPS (opcional no A3), internet, airbag para o joelho do passageiro e detector de fadiga. Airbags frontais, laterais, cortina e joelho do motorista, além de tela multimídia, ar condicionado digital, sistema que desliga e religa o motor nas paradas longas, teto solar panorâmico, botão de partida e controles de estabilidade e traçāo estão presentes nos dois, mas o Mercedes não tem bancos elétricos, a tela central não é sensível ao toque (é operada por um botão giratório no console), o ar condicionado é de uma zona só. Nenhum dos dois, porėm, tem sensor de estacionamento e câmera de ré.


Se esta versão First Edition é limitada a mil unidades, tem itens da futura CLA250, com motor 2.0 de 211 cv, e ainda custa mais de R$ 150 mil, imagina quanto deve custar a 250 ou como deve vir equipada a 200 definitiva...

No estilo o Mercedes leva vantagem sobre o rival. O teto arqueado e a dianteira e traseira agressivas do seu estilo não são um exemplo de originalidade. Afinal, se esbaldou na fonte do irmão mais velho CLS  e é até igualzinho a ele, responsável por popularizar o estilo cupê de quatro portas. Mas é bem mais atraente que o reto A3 Sedan.

O interior também é mais sofisticado que o Audi. Tem apliques de aço escovado e plásticos de melhor qualidade. Mas peca pela tela multimídia não ser retrátil. Parece improvisada acima das três saídas circulares de ar. O desenho do painel, entretanto, é mais harmonioso. Os bancos, do mesmo formato do hatch são cinza escuros e de couro na maior parte e em tecido (levemente axadrezado) nos assentos e encostos. O espaço interno é similar ao do Audi, apesar da distância entre-eixos seis centímetros maior (2,70m contra 2,64m). Acomoda bem dois adultos de 1,80m, mas o do meio vai apertado pelo túnel da transmissão. O porta-malas tem capacidade para 470 litros (425 no concorrente).


Além de ser maior que o A3 no comprimento (4,63m contra 4,43m) e na altura (1,43m contra 1,42m), o CLA é maior que o Classe A, o hatch (ex-monovolume) com quem divide a plataforma, que tem 4,43m de comprimento. A distância entre-eixos, no entanto, é igual, tal como a largura de 1,78m.

O câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas, chamado 7G-DCT, também é o mesmo do Classe A. Nāo há alavanca no console. As mudanças sāo feitas nas aletas do volante. O conjunto motor-transmissāo permite aceleraçāo de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, retomada entre 80 e 120 km/h em 7 segundos e velocidade máxima de 223 km/h. A frenagem a 120 km/h é feita em 63,4 metros. Com exceção do consumo de 11,2 km/litro na cidade e 16,1 km/l na estrada (superior) e do ruído de 66,8 decibéis a 120 km/h (igual), o CLA ficou atrás do Audi A3 Sedan nos dados de teste da revista Quatro Rodas (a velocidade é da fábrica).  

Apesar das muitas diferenças (algumas melhores outras piores) em relação ao A3 Sedan, o Mercedes CLA tem alguns pontos em comum com o rival. Um deles é tomar o posto de sedã compacto do Classe C (e do A4 no caso do concorrente) e de passar a ser fabricado no Brasil em breve. O Audi no Paraná e o Mercedes em Iracemópolis, interior de São Paulo. Curiosamente, as duas marcas também vão montar aqui os seus crossovers derivados destes sedãs: a Audi com o Q3 e a Mercedes com o GLA. 

A conterrânea BMW ainda vai trazer o Série 2 (derivado do hatch Série 1), que é um legítimo cupê. Por enquanto a terceira alemã só briga contra estes dois sedãs médios (ou compactos) com o 320i, que agora é flex e custa R$ 129.950, mais barato que o CLA. A briga vai esquentar mesmo mais para o final do ano, quando já estiverem no mercado o Audi S3 Sedan, o BMW Série 2 e o Mercedes CLA 45AMG. 


 Pontos Fortes

+ Estilo
+ Acabamento
+ Consumo

Pontos Fracos 

- Motor
- Desempenho
- Frenagem
- Ruído
- Equipamentos
- Preço



FICHA TÉCNICA - CLA200 FIRST EDITION 1.6 TURBO

Motor: Quatro cilindros, 16 válvulas transversal, turbo, injeção direta, gasolina, 1.595 cm³ 
Potência: 156 cv
Câmbio: Automatizado de sete marchas e dupla embreagem
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,6 segundos (revista Quatro Rodas) 
Velocidade máxima: 223 km/h
Consumo: 11,2 km/l na cidade e 16,1 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,63/1,78/1,43/2,70 m
Porta-malas: 470 litros
Tanque: 50 litros
Preço: R$ 150.500 (First Edition)