TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Em vinte e cinco anos lendo revistas de automóveis e treze escrevendo sobre eles na internet, aprendi a dar a importância a quatro salões que a imprensa sempre considerou o Grand Slam mundial dos carros: Detroit (anualmente, em janeiro), Genebra (mês de março de todos os anos), Frankfurt (em setembro dos anos ímpares) e Paris (em outubro dos anos pares). Em novembro dos anos ímpares também costuma acontecer o de Tóquio e, em junho dos pares, havia o de Turim, na Itália. Deste último faz tempo que não ouço mais falar. Ah! E não posso me esquecer do Salão de São Paulo, daqui do Brasil, no mês de outubro dos anos pares.

Com o crescimento dos mercados emergentes, a imprensa automotiva nacional vem dando destaque às exposições na Índia (Nova Déli) e China (Pequim e Xangai). O de São Paulo, por sua vez, vem ganhando atenção internacional. E tem o de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que não são um país emergente mas também tem virado notícia.

Como você já viu aqui no Guscar, eu estive pela primeira vez, pessoalmente, no Salão de Genebra, lá na Suiça. Teve muitas novidades, claro, mas a maioria era restrita aos europeus. Novidades interessantes para os brasileiros, mesmo, foram expostas no Salão de Pequim.

Chevrolet Cruze


Não que todos os modelos que eu vou mostrar nos próximos posts já tenham presença confirmada em nosso mercado, mas alguns deles estão sendo especulados para o Brasil como as segundas gerações do Chevrolet Cruze e do Peugeot 408, além do Hyundai ix25, ainda apresentado como conceito. Outro protótipo é o NMC (New Midsize Coupé ou Novo Cupê Médio), que deve originar a nova edição do Volkswagen Jetta ou uma versão cupê de quatro portas do próprio. A Citroën apresentou dois novos crossovers: o DS 6WR, mais um da luxuosa família DS, e o C-XR, uma versão própria do irmão Peugeot 2008. O primeiro virá no ano que vem. Mas o segundo pode ser exclusivo do mercado chinês, pois o 2008 será lançado aqui e a nossa Citroën já tem o Aircross. Surpresa mesmo em Pequim foi o renascimento do Ford Escort em versão definitiva. O antecessor do Focus se posicionará entre o New Fiesta Sedan e o próprio médio que o sucedeu na Europa. Muito provavelmente será restrito aos chineses.

Ford Escort

Curiosamente, a participação das marcas chinesas foi discreta. Chery, JAC, Geely e BYD deram prioridades a carros-conceito. As duas primeiras já são bastante conhecidas por aqui. A terceira está chegando (está até demorando para quem até já anunciou o seu primeiro sedã). Já a BYD, que ainda não tem planos concretos de vir, mas já é especulada, se destacou com um médio totalmente elétrico, o Denza, projetado em parceria com a Mercedes. 

BYD Denza

E encerro o texto introdutório sem deixar de falar do velho mal das marcas chinesas: as cópias. Réplicas descaradas dos utilitários Land Rover Evoque (Landwind X7) e Audi Q3 (Haval H2, que também tem traços do modelo inglês), picapes Ford F150 (Kawel K1) e Volkswagen Amarok (GAC GA1027), entre outros.

Kawel K1

Apesar disso, graças às novidades das marcas norte-americanas, alemãs e francesas, o Salão de Pequim garantiu a sua entrada no circuito mundial dos grandes salões de automóveis.