TEXTO: GUSTAVO DO CARMO E AUTOESPORTE | FOTOS: DIVULGAÇÃO
A eleição de Carro do Ano da revista Autoesporte surgiu em 1966, organizada pela extinta Mecânica Popular. No início apenas um carro era nomeado. O primeiro vencedor foi a Picape Willys, derivada da Rural. Hoje, a publicação da Editora Globo, que organiza a promoção desde 1969, realiza doze premiações.
Além do Hall da Fama (que este ano passou a escolher só um), das cinco categorias tradicionais (Carro do Ano, Carro Premium, Picape, Utilitário e Utilitário Premium) e dos motores até 2.0 e acima desta cilindrada, a Autoesporte também escolheu o carro verde (Honda Fit), o site de montadora (Citroën), o comercial de TV (Fiat Uno) e executivo do ano (William Lee, da Hyundai).
Executivo do Ano - William Lee (Hyundai)
William Lee assumiu a presidência da Hyundai em janeiro de 2013, sucedendo a Chang Kyun Han. Antes de assumir o cargo, o executivo sul-coreano era o Vice-Presidente Sênior de Operações Internacionais da Hyundai Motor Company, já envolvido no projeto de expansão além-mar da companhia.
Durante sua gestão, a marca comemorou a venda de mais de 300 mil unidades do compacto HB20, produzido na fábrica de Piracicaba (SP), inaugurada em 2012 ao custo de R$ 1,5 bilhão. O modelo mudou o cenário do mercado nacional. (da Autoesporte)
Outros vencedores:
2015 - William Lee (Hyundai)
Site do Ano - Citroën
Reformulada este ano, a página da Citroën na internet foi escolhida pelo seu design limpo e sofisticado, pela usabilidade prática e amigável ao visitante, informações claras e de fácil acesso e pela função de configuração do carro, que oferece um serviço importante ao consumidor de maneira rápida, simples e completa, o que eu discordo.
Dando a minha opínião isenta, o site da Ford, outro finalista, atende melhor estes e outros requisitos, como design, usabilidade, rapidez, nível de informações, facilidade de contato e interação com as redes sociais, serviços oferecidos e ferramenta para configuração de carro. Esta última é fundamental para que a marca seja finalista. Também poderiam ser escolhidos os sites da Chevrolet, Peugeot e Toyota.
O júri foi composto por Alberto Cataldi, editor multiplataforma de Autoesporte, Valter Bicudo, gerente de interfaces digitais da Editora Globo, Silvia Baliero, gerente de estratégia de conteúdo da Editora Globo, e Karen Freire, coordenadora de conteúdo do portal Globo.com.
É a segunda vez que o site da Citroën foi escolhido como o melhor do ano. A primeira foi na premiação 2012. Fora dos finalistas, a Fiat foi a que mais venceu (2010, 2013 e 2014 - esta premiação é de 2015). A Chevrolet ganhou uma vez em 2011.
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2015 - Citroën
2014 - Fiat
2010 - Mio Fiat
Publicidade do Ano - Fiat Uno
Criado pela agência Leo Burnett Tailor Made, a serviço da Agência Fiat, sempre achei nonsense o filme no qual o Uno cai do céu, soltando poeira colorida e pedaços de madeira para cima de uma moça pulando corda, um baterista barbudo e um mauricinho de óculos. O cachorro que aparece no início do vídeo parece até que fugiu. A escolha parece ter sido em função do sucesso da música Happy, do rapper Pharrell Williams.
Se eu fosse indicar algum filme da Fiat ficaria com o engraçado comercial Meu Amigo do Palio 2015, embalado pela música do Tiririca, que tem uma participação do ex-contrarregra da Rede Globo Russo.
Os outros finalistas foram Carro Misturado, do Mitsubishi Outlander (aquele que junta uma limusine, um protótipo e um tanque no deserto), produzido pela Africa; For Once, do Toyota Corolla, pela Dentsu Brasil; Salto, do Nissan Sentra, pela Lew Lara/TBWA e o que seria o meu voto: o Pense, compre Fit. Não pense, compre um Fit, do monovolume compacto da Honda. Especialmente se for considerado aquele filme com a versão da música Carinhoso, de Pixinguinha: "Meu cerebelo, eu sei porque, faz mais sinapses, quando te vê".
A Honda, aliás, foi a única marca que impediu a Fiat de vencer todas as edições da categoria criada em 2010. O filme do radarzinho louco pelo City foi escolhido na edição 2013.
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2015 - Fiat Uno
Carro Verde do Ano - Honda Fit
Se o Honda Fit não tem o melhor comercial do ano, pelo menos é o carro mais ecológico. Ganhou pelo menor consumo (é o único dos finalistas que tem classificação A na etiquetagem do Inmetro), menor emissão de monóxido de carbono (entre 102 e 107 g/CO2), pela volta do câmbio automático CVT e pela Honda ter construído uma usina eólica em Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, que supre 100% da energia consumida pela fábrica de Sumaré, em São Paulo, deixando de produzir 2,2 mil toneladas de gás carbônico por ano.
O Fit também ganhou pela falha dos dois únicos concorrentes finalistas. O Fiat Uno Evolution, primeiro nacional com sistema Start-Stop, que desliga o motor nas paradas de sinal de trânsito, não ganhou muita economia de combustível como se esperava. E o estranho monovolume BMW i3, que tem um pequeno motor a gasolina, mas é recarregável na tomada, custa R$ 225.950. Assim fica difícil cuidar do meio ambiente.
Se o pioneiro mundial entre os híbridos, o Toyota Prius estivesse entre os concorrentes, a história seria diferente. Mas ele foi lançado no final do ano passado. Na história da eleição de Carro Verde do Ano da Autoesporte, somente um modelo híbrido foi o escolhido: o Ford Fusion Hybrid da anterior geração, em 2013. Detalhe: a atual carroceria venceu na categoria Premium do Ano na mesma edição.
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