TEXTO: GUSTAVO DO CARMO 
FOTOS: DIVULGAÇÃO (OUTROS CRÉDITOS AO LONGO DO TEXTO)


Desde 2009 a Autoesporte homenageava para o seu Hall da Fama dois nomes marcantes do automobilismo brasileiro: um vivo e outro já falecido. No ano passado mudou para dois vivos. Este ano, reduziu os custos e indicou apenas o projetista Anísio Campos, vivinho da silva. 

DKW GT Malzoni

Puma GT / Foto: Gustavo do Carmo 

Lenda do design automotivo brasileiro, Anísio nasceu há 81 anos (6 de dezembro de 1933), foi piloto, é projetista desde 1962 e também artista plástico (descobriu a arte aos 13 anos quando pintou um retrato de sua mãe, D. Maria Quinta). Ficou conhecido por ter desenhado o GT Malzoni, Puma GT e o Puma GT4R, sob encomenda da revista Quatro Rodas, que o sorteou. 

Também projetou o Carcará, protótipo de 104 cavalos que até hoje detém o recorde de velocidade com motor 1.0 no Brasil: 214,477 km/h. A marca foi obtida em 1966 na estrada Rio-Santos, então em construção.

Carcará

Anísio ainda criou o Mini Dacon, oficialmente conhecido como Dacon 828, projeto de microcarro brasileiro que fez mais sucesso no mercado independente no início dos anos 80. Quase vinte anos depois, em 2001, tentou retomar o projeto, com frente e traseira novas, portas de abertura tesoura e rebatizado de Obvio!, que seria fabricado aqui no Rio de Janeiro. Não vingou. 

Dacon 828


Obvio! - Fotos: www.anisiocampos.com 

Outra criação de Campos foi o ousado Topazzio, fabricado pela encarroçadora Engerauto. Construído sobre a base da Ford Pampa, podia ter a sua parte traseira trocada que ela se transformava numa picape de cabine dupla. Fechado, parecia os BMW X6 e X4 e a recém-lançada Mercedes GLE Coupé. Era um carro visionário em 1987. 

Reprodução: Revista Quatro Rodas

Em 1988 projetou o Nick, um Gol encurtado com lanternas traseiras da perua Quantum.


Nick - Fotos: Revista Quatro Rodas


Para as pistas, onde ele também corria pela equipe Dacon, o homenageado criou o monoposto AC, para correr na Divisão 4, em 1968. Ele também tem outras 12 criações. 


Recentemente, sua filha, Raquel Valadares produziu um documentário em homenagem ao pai, chamado O Homem-Carro. 


O Hall da Fama

2015 - Anísio Campos