TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


O Mercedes SLS AMG mal saiu de linha e seu lugar top, ainda quente, já será ocupado, a partir do ano que vem, pelo AMG GT. Ele utiliza a mesma plataforma e manteve o capô longo e a traseira curta do antecessor. No entanto, tem um novo desenho, bem mais charmoso, com caída do teto curvada, como os ingleses Jaguar F-Type (ficou até muito parecido com este) e McLaren 650S, além do conterrâneo Porsche 911. Legítimos cupês esportivos que vão concorrer com o novo AMG. Audi R8 e o híbrido BMW i8 também estão no páreo.  



O novo AMG GT deixou de lado as portas asas de gaivota do antecessor e aquele teto estilo hard-top. A tampa do porta-malas, que incorporou o vidro traseiro, bem inclinado, passa a ser a terceira porta. As lanternas horizontais finas ficaram muito parecidas com a do novo Classe S Coupé. 


Já a frente continua com o padrão Mercedes: grade ampla, avançada, com o friso cromado atravessando a estrela de três pontas no centro. Mas agora ela ficou mais destacada e integrada ao para-choque dianteiro e as três entradas de ar auxiliares. Os faróis assumiram formato de olho zangado, com os feixes de LED fazendo o papel de sobrancelhas. Na lateral, destaque para a entrada de ar à frente da porta e o vidro vigia pontudo. 


O interior, de apenas dois lugares, ficou com linhas mais modernas, curvas e sofisticadas, com revestimento em couro e detalhes em alumínio e fibra de carbono. O desenho lembra os novos sedãs CLA e Classe C, com saídas de ar redondas e tela multimídia improvisada. Claro que no AMG GT há um certo exagero no tamanho. As saídas de ar centrais são quatro, a tela tem 8,5 polegadas, com gráficos animados, e o console é bem largo (só não chega ter a largura do saudoso jipe Hummer). Passageiros de até 2 metros de altura se acomodam bem. O teto panorâmico de cristal é opcional, mas não tem aquele escurecimento regulável do SLK. 


Apesar da mesma estrutura de alumínio, o sucessor do top da marca alemã e sua preparadora esportiva foi reduzido. O comprimento caiu de 4,63 para 4,54m e a distância entre-eixos de 2,68 para 2,63m. No entanto, ele ficou mais alto, passando de 1,26 para 1,29m. Só a largura que se manteve em 1,94m. O AMG GT também ficou mais leve, com o uso de magnésio em alguns componentes da carroceria. O peso caiu de 1.695 para 1.615 kg. 


Para permitir que o GT chegue aos 300 km/h, a AMG, que nasceu como uma preparadora esportiva independente para a Mercedes e hoje pertence à marca alemã, criou um novo V8 4.0 biturbo e injeção direta, com sistema start-stop para reduzir o consumo. Aliás, o novo modelo é tão especial que ganhou duas versões com potências diferentes, mas ambas com o mesmo câmbio automatizado de sete velocidades, dupla embreagem e tração traseira, como um bom esportivo que se preze. 


O AMG GT tem 462 cavalos. Acelera de 0 a 100 km/h em quatro segundos e alcança velocidade máxima de 304 km/h. O consumo homologado é de 10,75 km/litro. Já o AMG GT S tem 510 cavalos, proporcionando aceleração em 3,8 segundos, velocidade de 311 km/h e um consumo de 10.6 km/litro. 


O GT S ainda tem privilégios como o diferencial controlado eletronicamente (no GT, o diferencial traseiro é mecânico), a suspensão AMG RIDE CONTROL com três estágios de amortecimento, freios dianteiros maiores (390 milímetros contra 360 milímetros), uma configuração de roda escalonada com pneus 265/35 R 19 na dianteira e 295/30 R 20 na traseira e o opcional AMG DYNAMIC PLUS, que inclui montagens dinâmica de motor e de transmissão.

O GT mais simples também tem seletor de modo de direção através de um botão giratório no console. O sistema chamado AMG Dynamic Select tem as opções Eficiência Controlada (C), Sport (S), Sport Plus (S+) e Individual (I), que altera a resposta do motor e do câmbio. O GT S tem uma quinta opção, chamada Race (R) para a pista. 


Entre os equipamentos de segurança, itens já usados em outros modelos da Mercedes, como o sistema que detecta possibilidade de colisão, podendo frear o carro totalmente; Assistente de Atenção, que sente o cansaço do motorista; reconhecimento de sinais de trânsito; identificação de objetos em ângulo morto e alerta de mudança de faixa. 

O Mercedes AMG GT será apresentado no Salão de Paris, que começa em outubro, e também no Salão de São Paulo, quase em novembro. O novo Mercedes AMG ficou mais bonito, mas a sua vida não será mais fácil, pois a concorrência aumentou.  

FICHA TÉCNICA

Motores: Oito cilindros em V, central, dianteiro. longitudinal, biturbo, injeção direta de gasolina, 3.982 cm³, 32 válvulas
Potências: 462 cv (AMG GT) e 510 cv (AMG GT S) 
Torque: 61,2 kgfm (GT) e 66,3 kgfm (GT S) 
Câmbio: Automatizado de sete marchas 
Tração: traseira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 4 segundos (GT) e 3,8 segundos (GT S)
Velocidade máxima: 304 km/h (GT) e 310 km/h (GT S)
Consumo: 10,75 km/litro (GT) e 10,6 km/litro (GT S)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,54/1,94/1,29/2,63m
Porta-malas: 350 litros
Tanque: não divulgado
Preços: não divulgado