TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Utilitário esportivo preferido das equipes de reportagem de televisão, o Hyundai Tucson, enfim, ganhou uma nova geração. A terceira, se considerarmos o ix35, teve as suas primeiras fotos e informações divulgadas ontem. A apresentação ao público será no Salão de Genebra, agora em março. 


O Tucson foi apresentado com o nome da primeira geração do utilitário médio da marca sul-coreana, de 2005. Como o utilitário maior Santa Fe usa um nome de fantasia, é quase certeza que a denominação ix35 seja descartada. 

O estilo do novo Tucson dá continuidade à nova filosofia estética da Hyundai, já vista nos novos Genesis, nos face-lifts do i30 e (futuramente) no nosso HB20 e, principalmente, no Santa Fe. Entretanto, não deixou de lado algumas características do antecessor ix35: os faróis espichados, as janelas com ângulo traseiro elevado e as lanternas traseiras horizontais. 


ix35

Contudo, estes traços foram modernizados. A grade hexagonal ficou mais definida e com aletas cromadas, os faróis ganharam máscara escura e faróis de LED, os para-choques ficaram mais definidos e o par de capelas hexagonais tem faróis de neblina e luzes diurnas de LED, a lateral ganhou vincos mais salientes, a quina das janelas foi suavizada e, por fim, a tampa traseira ganhou um afundamento sob as lanternas, que ganharam novo desenho. 


ix35

O interior também aderiu ao novo conceito visual, com o painel central - que abriga o sistema multimídia e as saídas centrais de ar (mais retangulares, embora ainda inclinadas para das um aspecto alado) - e o quadro de instrumentos sob a mesma cobertura. O conjunto também envolve a área do carona. Os comandos do ar condicionado estão em um plano mais baixo e mais destacado, que envolve o porta-luvas e o inferior do volante. O quadro de instrumentos ganhou display em alta definição. O acabamento, naturalmente, melhorou. A parte superior do revestimento das portas está alinhada com o painel central. O espaço interno aumentou e a capacidade do porta-malas subiu para 513 litros, ganhando 48 litros. O comprimento aumentou de 4,41 para 4,47 metros, a largura de 1,82 para 1,85m e a distância entre-eixos de 2,64 para 2,67m. Só a altura caiu de 1,69 para 1,64m.


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Para uma nova geração não poderiam faltar novas tecnologias de segurança como a frenagem automática de emergência no caso de aproximação de pedestres e veículos em qualquer velocidade, correção da posição do volante para evitar saída involuntária da faixa com o devido alerta, aviso de aproximação de tráfego cruzado, assistente de manobra, alerta de ponto-cego, piloto automático adaptativo e amortecedor de choque frontal ativo, que é acionado em caso de impacto iminente. O conforto, claro, não foi esquecido. Tem bancos aquecidos, ar condicionado dual zone, porta traseira com abertura automática e sistema multimídia. 


Na mecânica, o novo Tucson terá, na Europa, dois motores a gasolina (um 1.6 GDi de 135 cv, com injeção direta, e outro 1.6 T-GDi de 176 cv com turbo) e três a diesel (1.7 CRDi de 115 CV e 2.0 CRDi de 136 ou 184 CV). Todos os motores terão de série um manual de seis marchas. Já as versões com motor 2.0 terão, opcionalmente, o automático de seis velocidades e o 1.6 T-GDi, a automatizada de sete velocidades e dupla embreagem. A tração poderá ser dianteira ou integral.

Depois de apresentado em Genebra, o Tucson só começará a ser vendido na Europa no segundo semestre. No Brasil deve chegar só no ano que vem, provavelmente, com o mesmo motor 2.0 flex de 178 cavalos. Se o grupo CAOA tiver boa vontade, pode trazer o 1.6 T-GDi ou fazer um 2.0 a partir do GDi, sem o turbo. 

O agora velho ix35, provavelmente, continuará sendo fabricado em Anápolis (GO), que é uma planta do grupo CAOA (a de Piracicaba, que produz o HB20, é da própria Hyundai). Com a importação do novíssimo Tucson, o cansado utilitário, usado na frota da Rede Globo de Televisão, deverá ter o seu merecido descanso depois de uma década. 
 


O velho Tucson