TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Uma engenharia que transpira qualidade. Assim definiu o editor da revista inglesa Autocar Magazine, uma das organizadoras do pool de revistas europeias que compõem a comissão Car of The Year, para justificar a vitória na edição 2015 do novo Volkswagen Passat, anunciado na última segunda-feira em Genebra (que saudade!).

Esta definição foi o principal argumento para justificar o primeiro título do sedã médio-grande da Volkswagen em seus 42 anos de história e seis gerações. Mas outros pontos se destacaram, como a leveza do carro (que tem o menor peso do segmento graças ao uso ostensivo do alumínio), o espaço interno amplo, consumo (com motor a gasolina chega a percorrer, de média, 22 km/l) e a tecnologia (é equipado com itens como piloto automático de engarrafamento, internet wifi, sistema de entretenimento traseiro e ainda tem o quadro de instrumentos virtual). 



O novo Passat é construído sobre a plataforma modular MQB, a mesma do atual Golf. Também tem a tradicional carroceria perua Variant, que neste Salão de Genebra vai ganhar, pela segunda vez, uma versão realmente offroad, com tração 4x4: a Alltrack. 


A linha é equipada com motores a gasolina 1.4 TSI de 125 ou 150 cv, a diesel 1.6 TDi (120 cv) e 2.0 TDi (150, 190 e 240 cv, este último biturbo) e a híbrida GTE Plug-in, que combina um motor 1.4 TSI a gasolina e outro elétrico, fazendo a potência chegar aos 218 cv. Ainda não há confirmação de sua vinda para o Brasil. 


Primeiro sedã médio-grande a ganhar desde o Opel Insignia em 2009, o Passat era o grande favorito e sobrou na eleição do Car of The Year, organizada por um pool de revistas, formado, além da Autocar, pela italiana Auto, a espanhola Autopista, a francesa L'Automobile (a qual eu folheio desde 1983 e compro quando tenho oportunidade), a holandesa AutoVisie, a sueca VIBilagare e a alemã Stern, a única que não é especializada em automóveis. 

Os 58 jurados de 22 países deram, juntos, 340 pontos para o sedã da Volkswagen. Com 92 pontos a menos (248) aparece, em segundo lugar, o estranho Citroën C4 Cactus (pelo segundo ano seguido, um carro feioso é o vice-campeão. Ano passado foi o BMW i3). O novo Mercedes Classe C (a ser fabricado no Brasil) ficou em terceiro, com 221. Único concorrente direto no mercado do Passat, o Ford Mondeo (aqui chamado de Fusion) ficou em quarto, com 203 pontos. O Nissan Qashqai, único SUV entre os finalistas, classificou-se em quinto, com 160. Primeiro monovolume e primeiro modelo de tração dianteira da BMW, o Série 2 Active Tourer ficou apenas em sexto lugar, com 154. O estiloso subcompacto Renault Twingo fecha a classificação do Top 7 com 124 pontos. Destaque para ausência de um carro originalmente elétrico ou híbrido. 

Vice-campeão: Citroën C4 Cactus (248 pontos) / Foto: Gustavo do Carmo

Entre as marcas finalistas, a Citroën tem três títulos e não é campeã há 25 anos, quando o luxuoso XM foi eleito. A Mercedes só venceu em 1974 com o sedãzão 450S. A Ford não vence desde 2007 com a minivan S-Max. A Nissan ganhou duas vezes (com uma antiga geração do nosso conhecido March - lá chamado de Micra - em 1993 e com o elétrico Leaf em 2011). A Renault não conquista o título desde 2006 e a BMW nunca teve um modelo escolhido como o Car of The Year, sendo a única marca alemã sem esta indicação. 

Terceiro colocado: Mercedes Classe C (221 pontos)

Antes de vencer este ano, o melhor resultado do Passat no COTY europeu havia sido um vice-campeonato em 2006, na geração anterior a esta nova, perdendo para o Renault Clio. Também conquistou dois terceiros lugares: em 1989 (atrás do rival Opel Vectra. O vencedor naquele ano foi o hatch médio Fiat Tipo) e 1997 (quando a geração com plataforma compartilhada com o primeiro Audi A4 perdeu para o Ford Ka e a campeã Renault Scénic, dois modelos bem conhecidos do brasileiro). As duas primeiras gerações (fabricadas no Brasil) não ficaram no pódio, mas o Audi 80, modelo que deu origem ao Passat foi o vencedor em 1973. 

Quinta geração: vice-campeão em 2006
Quarta geração: Terceiro colocado em 1997

Terceira geração: Terceiro colocado em 1989

Aqui no Brasil, o Passat ganhou três vezes a premiação da Autoesporte, equivalente mais próxima ao Car of The Year: em 1975, 1980 e 1989. Neste último ano com o nome de Santana. 

Primeira geração: Carro do Ano no Brasil pela Autoesporte 1975

Primeira geração: Carro do Ano no Brasil pela Autoesporte 1980

Santana 2000: Carro do Ano no Brasil pela Autoesporte

Já para a Volkswagen foi o terceiro título em cinco anos. Até 1992 só tinha ganho com a terceira geração do hatch médio Golf. Mas a partir de 2010 iniciou uma sequência com o compacto Polo, o atual Golf (2013) e agora o Passat. A marca alemã já tem quatro títulos e se iguala à Peugeot (campeã do ano passado com o 308) e à Opel no quarto lugar. A Ford é a terceira que mais ganhou, com cinco nomeações. A Renault ganhou seis vezes e a Fiat ainda é a maior vencedora com nove conquistas, mas não ganha desde 2008 com o 500. A eleição existe desde 1964. 


Todos os campeões:

1964 - Rover 2000 / 1965 - Austin 1800 / 1966 - Renault 16 / 1967 - Fiat 124 (deu origem ao Lada Laika, um dos primeiros importados populares no Brasil) / 1968 - NSU Ro 80 (primeiro carro com motor rotativo Wankel) / 1969 - Peugeot 504 (sua versão picape fez sucesso por aqui nos anos 90) / 1970 - Fiat 128 / 1971 - Citroën GS / 1972 - Fiat 127 (o nosso 147) / 1973 - Audi 80 I (deu origem ao Passat. É antecessor do atual A4) / 1974 - Mercedes 450S (I) / 1975 - Citroën CX / 1976 - Simca 1307-1308 / 1977 - Rover 3500 / 1978 - Porsche 928 (único cupê esportivo a levar o título) / 1979 - Simca Horizon / 1980 - Lancia Delta / 1981 - Ford Escort (BR) /1982 - Renault 9 / 1983 - Audi 100 (sua versão reestilizada foi o primeiro Audi importado por Ayrton Senna dez anos depois) / 1984 - Fiat Uno (BR)/ 1985 - Opel Kadett (BR com face-lift) / 1986 - Ford Scorpio (um sedã luxuoso do porte do Fusion) / 1987 - Opel Omega (BR) / 1988 - Peugeot 405 (I) / 1989 - Fiat Tipo (BR) / 1990 - Citroën XM (I) / 1991 - Renault Clio 1 (I) / 1992 - VW Golf III (I)/ 1993 - Nissan Micra (duas gerações antes do March) / 1994 - Ford Mondeo 1 (I) / 1995 - Fiat Punto (primeira geração. O nosso é a terceira) / 1996 - Fiat Bravo/Brava (O Bravo era a versão duas portas do Brava, que foi fabricado aqui. Ambos antecederam o Stilo e o atual Bravo) / 1997 - Renault Scénic I (BR) / 1998 - Alfa Romeo 156 (I) / 1999 - Ford Focus 1 (I) / 2000 - Toyota Yaris / 2001 - Alfa Romeo 147 (I) / 2002 - Peugeot 307 (I) / 2003 - Renault Mégane II (BR na versão sedã) / 2004 - Fiat Panda / 2005 - Toyota Prius (que chegou somente na terceira geração) / 2006 - Renault Clio II / 2007 - Ford S-Max 2008 - Fiat 500 (I) / 2009 - Opel Insignia / 2010 - VW Polo / 2011 - Nissan Leaf (usado no Rio como táxi de forma experimental) / 2012 - Opel Ampera/Chevrolet Volt / 2013 - Volkswagen Golf / 2014 - Peugeot 308 / 2015 - Volkswagen Passat

(BR) - Fabricado no Brasil
(I) - Importado para o Brasil

Para ver as fotos de todos os campeões acesse www.caroftheyear.org e clique no link "Previous winners"