TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO 


Depois do estiloso Adam, do novo Corsa e do pequeno Karl, agora é a vez da Opel renovar o seu hatch médio: o Astra. Afinal, depois do sucesso da sétima geração do Volkswagen Golf, a marca alemã da General Motors não poderia ficar comendo poeira do arquirrival conterrâneo. 



Astra 2010

É a quinta geração deste modelo que substituiu o Kadett na maior parte da Europa em 1991. Depois foi reestilizado em 1997, 2003 e 2010. Isso sem contar as duas últimas gerações do Kadett no Reino Unido, que a Vauxhall, marca local, já chamava de Astra. O Brasil teve a última geração do Kadett e as três primeiras do Astra da Opel. A de 1991 importada da Bélgica quatro anos depois, a segunda nacional e a terceira era chamada de Vectra e Vectra GT. 

Esta nova geração continua com o estilo monovolume da anterior, já inexistente no Brasil. As novidades são a moldura cromada da grade mais plana e a própria grade crescida, que sobra no para-choque. O coeficiente aerodinâmico é de 0,30 Cx. Os faróis ficaram um pouco maiores e mais angulosos com o novo sistema IntelliLux, opcional, que engloba um LED adaptativo, que detecta objetos e faróis de outros carros viajando a 80 km/h entre 30 e 40 m antes do que lâmpadas halogenas ou de xênon, alterando assim o facho.


A lateral ficou com aparência mais alta, com vinco que atravessa as maçanetas em diagonal. Chama atenção o aplique preto junto ao vidro traseiro, na altura da coluna C, que aliado ao friso cromado nas altas janelas laterais, simula uma flutuação da coluna. O vinco das portas laterais termina acima das lanternas traseiras, que ficaram mais finas e continuam horizontais, invadindo a tampa do porta-malas, que é convexa. 


Astra 2010

O novo Astra pode parecer muito com o anterior, mas a sua plataforma é inteiramente nova. E feita com aço de alta resistência, que reduziu o peso em cerca de 200 kg. Ao contrário do que sugere as imagens o novo hatch ficou mais curto. O comprimento caiu de 4,42 para 4,37m e a altura de 1,51 para 1,46m. Até a distância entre-eixos encolheu, de 2,68 para 2,66m. Mesmo assim, a Opel garante que o espaço interno foi ampliado. 


Astra 2010

Por falar em interior, nele reina a sofisticação e a qualidade de montagem, apesar dos plásticos aparentes. O painel segue o estilo horizontal, com difusores de ar verticais cercando a tela multimídia central, com o quadro com instrumentos separados, as saídas das extremidades são horizontais. O console, com controles do ar condicionado, porta-objetos, botões funcionais e alavanca do câmbio, é inclinado. 


O sistema multimídia agora espelha as funções do smartphone do dono do veículo e é compatível com Android e Apple. E também é possível criar uma rede wifi e conexão 4G. Outro recurso, conhecido no Brasil através do Ford Ka, é o On Star, que aciona o socorro caso o airbag tenha sido disparado.

O novo Astra poderá ter bancos aquecidos, ventilados e com massageador, além de 18 regulagens. Entre os equipamentos de segurança estão previstos alerta de mudança involuntária de faixa de rolamento, detector de veículos em ângulo morto dos retrovisores, câmera no retrovisor interno, leitor de sinais de trânsito, piloto automático adaptativo, alerta de colisão e frenagem automática e assistente de estacionamento semi-automático. 


O novo Astra será movido pelos motores a gasolina 1.0 turbo de três cilindros, com 115 cavalos, 1.4 turbo de 140 cavalos e um 1.6 biturbo de 195 cavalos. Os a diesel serão um 1.6 e um 2.0. Todos com sistema Start/Stop. Não foram divulgadas informações sobre câmbio ou tração. Mais informações devem surgir quando estivermos mais próximos do Salão de Frankfurt, onde ele será apresentado ao público. 

Agora o momento clichê: é claro que o novo Astra não vem para o Brasil. Já temos o Cruze. É mais um gol da Alemanha. E Baba, Brasil! 



A história do Astra em fotos

Vauxhall Astra 1979

Opel Kadett 1979 - só coloquei porque a moldura da grade lembra a do novo Astra.
Vauxhall Astra (Opel Kadett) GTE 1989. Geração lançada em 1984 com face-lift de 1987
Opel Astra 1993 (para o Brasil foi importado da Bélgica em 1995 com a marca Chevrolet e friso com V da Vauxhall na grade). Lançado na Europa em 1991.

Geração de 1997, lançada no Brasil em 1998 com apenas duas portas. Nesta foto: face-lift de 2002 exclusivo do Brasil
Vectra GT 2006 - É a geração 2003 do Opel Astra fabricada no Brasil
Opel Astra 2010 - já inexistente no Brasil