TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO



Três anos depois do seu lançamento, o primeiro Hyundai projetado especialmente para o mercado brasileiro, o compacto HB20 cumpriu o seu objetivo de ultrapassar o Gol, então líder de mercado. Só que ainda não é o carro mais vendido do país porque o Volkswagen perdeu força com o fim da quarta geração, que sustentava esta liderança. O topo do ranking agora está sendo disputado pelo Fiat Palio e o Chevrolet Onix, este último lançado praticamente junto com o hatch fabricado em Piracicaba (interior de São Paulo).

E para ganhar o fôlego necessário para cumprir, enfim, a missão de ser o carro mais vendido, o HB20 ganhou uma remodelação estética frontal, normal para a sua idade, pois suas linhas continuam modernas. A grade, antes dividida em dois setores, com um friso em preto brilhante, ao redor do emblema, entre os faróis, e a entrada de ar no para-choque, foi unificada em um conjunto hexagonal mais definido, com moldura cromada (exceto para a versão básica) e filetes escuros simétricos. A mesma identidade visual também foi usada recentemente no face-lift do hatch médio i30, do utilitário ix35 e na nova geração do sedã médio Elantra, esta ainda inédita no país.

2012
Todas as versões ganharam a nova frente e pequenas alterações, mas alguns detalhes são exclusivos de versões mais caras. Começando pelos faróis e luzes de neblina com canhões e luzes diurnas de LED, exclusivos da top Premium. Esta ganhou estofamento em couro marrom como opcional. Na traseira, as novas lanternas Clear Type, com refletores em desenho tridimensional (sem LED), só estão disponíveis para a Premium e a intermediária superior Comfort Style. A intermediária básica Comfort Plus passa a ter rodas de 15 polegadas com calotas. Na Style e na Premium são de liga-leve.


2012

No interior, a Premium passa a vir de série com ar condicionado digital e retrovisores externos com rebatimento elétrico. Os airbags laterais também são novidade, mas são opcionais, assim como o sistema multimídia BlueMedia, que trocou o GPS pelo espelhamento do smartphone, para que aplicativos como o Waze e o Google Maps possam ser usados direto na tela do painel. Mas este recurso só está disponível, inicialmente, para aparelhos das marcas Samsung e LG, sul-coreanas como a Hyundai. Para o iPhone da Apple só a partir do ano que vem. 




Já as versões Comfort ganharam apenas nova padronagem dos bancos e computador de bordo com aviso de revisão. A básica ganhou vidros e travas elétricas de série.

As principais novidades na mecânica são exclusivas do motor 1.6, que ganhou sistema de partida a frio (as potências de 122 e 128 cavalos continuam as mesmas) e câmbios manual ou automático de seis marchas. O 1.0 continua com cinco velocidades e tanquinho extra. Mas todas as versões ganharam melhorias na suspensão. 

O novo Hyundai HB20 custa a partir de R$ 38.995 na versão Comfort 1.0 e vai até R$ 64.635 na Premium 1.6 automática completa e com pintura metálica, como a nova Bronze Terra, usada no HB20X. Confira a relação detalhada de preços e equipamentos abaixo:

  • Hyundai HB20 1.0 Comfort - R$ 38.995 reais, trazendo ar-condicionado, direção hidráulica, travas elétricas nas portas e no porta-malas, vidros elétricos dianteiros; banco do motorista com regulagem de altura, bancos em tecido, computador de bordo, ISOFIX para cadeirinha de bebê, faróis com máscara negra, rádio com Bluetooth com streaming de áudio, MP3, entradas USB e auxiliar e comandos no volante. 
  • Hyundai HB20 Comfort Plus - R$ 42.595 (1.0); R$ 48.745 (1.6 MT); R$ 52.745 (1.6 AT), com todos os itens do Comfort e acrescentando retrovisores elétricos, acabamento preto fosco nas molduras das portas e na coluna B, setas integradas aos retrovisores, vidros elétricos traseiros, chave canivete e alarme.
  • Hyundai HB20 Comfort Style - R$ 46.345 (1.0); R$ 51.845 (1.6 MT); R$ 55.845 (1.6 AT), com todos os itens do Comfort Plus e mais vidros elétricos com one-touch (subida e descida) nas quatro portas, rodas de liga leve de 15”, novas lanternas traseiras, faróis de nebina com projetor, detalhes internos em prata, iluminação do porta-malas.
  • Hyundai HB20 Premium 1.6 AT - R$ 58.445, com todos os itens do Comfort Syle e acrescenta sensores de estacionamento traseiro, banco traseiro bipartido 60/40, porta-luvas iluminado, acendimento automático dos faróis e ar-condicionado digital.
  • Hyundai HB20 Premium 1.6 AT com airbags laterais - R$ 59.445
  • Hyundai HB20 Premium 1.6 AT com airbags laterais e bancos em couro - R$ 61.035
  • Hyundai HB20 Premium 1.6 AT com airbags laterais, bancos em couro e BlueMedia - R$ 63.535

O novo Hyundai HB20 ficou atualizado para enfrentar os líderes de mercado Palio e Onix, mas peca por limitar os novos faróis e lanternas às versões mais caras. E como tudo no Brasil é lançado pela metade, ficou faltando a reformulação no sedã S, pois o aventureiro X também foi apresentado, com frente diferente, nas versões Style e Premium, todas com motor 1.6.




FICHA TÉCNICA - HB20 PREMIUM 1.6

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.591 cm³, 16v
Potência: 122 cv (gasolina) e 128 cv (álcool)
Torque: 16 kgfm a 4.500 kgfm (gas) e 16,5 kgfm (álc) a 5.000 rpm
Câmbio: manual ou automático de seis marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9,3 segundos (manual) e 11 segundos (automático) - fabricante
Velocidade máxima: 189 km/h (manual) e 190 km/h (automático) - fabricante
Consumo: 11,6 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada (Inmetro, com gasolina)
8,1 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada (Inmetro, com álcool)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,92/1,68/1,47/2,50m
Porta-malas: 300 litros
Tanque: 50 litros
Cores: Branco Polar, Prata Sand e Preto Onix (cores sem custo) / Azul Sky, Bronze Terra, Cinza Titanium e Prata Metal (R$ 1.100)