TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS


A segunda geração do Volvo XC90 continua fiel às linhas retas da Volvo. Mas na frente e na traseira, a nova identidade visual segue o estilo dos últimos conceitos apresentados pela marca sueca (hoje de propriedade da chinesa Geely) em salões mundo afora.

As novidades são os faróis, com LEDs em formato de T (ou Martelo de Thor), levemente recuados em relação a grade com filetes duplos verticais e, pela primeira vez, com a seta do logotipo alinhada à barra diagonal. Na traseira, as lanternas têm formato de C na parte inferior, mas sobe até os vidros, como uma espada. A plataforma SPA (Scalable Product Architecture) é inteiramente nova e modular. Também servirá de base para as novas gerações do XC60, do sedã S60 e do V40.



O interior, de sete lugares, é bem acabado, revestido em couro nos bancos, volante e painel. O painel se destaca pela tela central multimídia de 9 polegadas em formato vertical. O espaço interno é excelente. O porta-malas tem 314 litros com todos os lugares em uso, 692 litros com cinco e 1.057 litros com as duas fileiras rebatidas.



O modelo já está à venda no Brasil, de forma definitiva (no ano passado foi lançada uma série especial mundial com tiragem limitada e numerada), em duas versões: Momentum e Inscription A primeira custa R$ 319 mil e traz de série teto solar panorâmico elétrico, faróis em LED com função anti-ofuscante, autodirecionais e lavadores, rodas aro 19″ com pneus Pirelli Scorpion Verde 235/55 R19, ar-condicionado digital de quatro zonas com filtro de carbono, ar-condicionado exclusivo para terceira fileira, cluster de instrumentos em TFT com tela de 12,3″, bancos e portas revestidas em couro, bancos dianteiros com aquecimento e regulagens elétricas, sistema multimídia com tela touchscreen LCD de 9″ e navegador Sensus, sistema de áudio com 10 alto-falantes e 330 watts, assento para criança integrado ao banco traseiro, cortina para-sol nas portas traseiras, volante multifuncional revestido de couro, alerta de colisão frontal, sistema City Safety, sistema de proteção para saídas em estrada, assistência de frenagem de emergência, controle de estabilidade e de tração, controle anti-capotamento, sistema ISOFIX, sistema de leitura de placas, câmera traseira de estacionamento, assistente de partida em aclive e declive, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com assistente de congestionamentos, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, assistente de estacionamento para vagas paralelas e perpendiculares, Volvo on Call, barras de alumínio no teto com base preta, espelhos retrovisores com desembaçador.

XC90 Momentum

A Inscription custa R$ 363 mil, se diferencia pela grade cromada (a Momentum é em preto brilhante) e adiciona sistema de suspensão a ar com carga e altura variáveis, rodas de liga leve aro 20″ com pneus Michelin Latitude Sport 3 275/45 R20, sistema de áudio Bowers & Wilkins com 19 alto-falantes e 1.400 watts (que simula a acústica da sala de concertos da Orquestra Filarmônica de Gotemburgo), suportes laterais de ajustes elétricos e sistema de ventilação nos bancos dianteiros, encostos de cabeça elétricos para a 2a fileira de bancos, alerta de colisão traseira, alerta de tráfego lateral em ponto cego, chave revestida de couro, câmera frontal de estacionamento (permite visão aérea 360 graus), sistema Head Up Display, jogo de carpetes de luxo, pacote de luzes de ambientação no interior, rack de alumínio integrados ao teto, friso cromado na base das portas, grade dianteira cromada e acabamento cromado no para-choque traseiro, soleira de porta em alumínio com iluminação, ponteiras de escape integradas ao para-choque O volante, porém, tem regulagem em altura e profundidade manual.

XC90 Inscription

Ambas possuem o mesmo motor 2.0 Drive-E, com turbo e injeção direta, que rende 320 cavalos, com câmbio automático Geartronic Aisin de oito marchas e tração 4x4. O conjunto faz o XC90 acelerar de 0 a 100 km/h em sete segundos e retomar entre 80 e 120 km/h em 5,1 segundos. O consumo é de 7,8 km/litro de gasolina na cidade e 11 km/l na estrada. A frenagem e o ruído a 80 km/h são de, respectivamente, 27,1 metros e 58,8 decibéis. Os números são da revista Quatro Rodas. Em resumo: o desempenho é ótimo, o silêncio é excelente, mas o consumo é regular e a frenagem deixa a desejar.

Em luxo, o Volvo XC90 ainda não tem o nível de requinte do Bentley Bentayga, o inédito SUV da nobre marca luxuosa inglesa, mas está perto. 


Pontos Fortes

+ Acabamento
+ Espaço interno
+ Motor
+ Desempenho
+ Ruído 

Pontos Fracos

- Frenagem
- Consumo
- A versão básica deveria ter mais equipamentos

FICHA TÉCNICA 

Origem: Suécia
Motor: Quatro cilindros, transversal, 16 válvulas, turbo, injeção direta de gasolina, 1.969 cm³
Potência: 320 cavalos
Torque: 40,8 kgfm a 2.200 rpm
Câmbio: automático de oito marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7 segundos (revista Quatro Rodas) 
Retomada de 80 a 120 km/h: 5,1 segundos (Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 230 km/h (fabricante)
Consumo: 7,8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Frenagem 80-0 km/h: 27,1 metros (Quatro Rodas)
Nível de ruído a 80 km/h: 58,8 decibéis
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,95/1,92/1,77/2,98 m
Porta-malas: 314/692/1.057 litros (sete/cinco/dois lugares)
Tanque de combustível: 71 litros
Preços: R$ 319.000 (Momentum) / R$ 363.000 (Inscription)
Cores: Azul Magic, Pratas Eletric e Bright, Pretos Ember e Onyx, Cinzas Savile e Osmium, Brancos Ice e Pearl Cristal, Bronze Twilight e Areia Luminous.