TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Num ano de poucas novidades de automóveis normais, a Autoesporte decidiu incluir os SUVs nas categorias principais e abriu mão, pela primeira vez, desde 1997 (e 2008, no caso dos Premium), da eleição de Utilitários do Ano.

Antes derivados de picapes, os modelos familiares com vocação para enfrentar terrenos irregulares passaram a ter como base veículos de passeio e cada vez mais conforto. Isso é outra motivação para a mudança. 

Curiosamente, tanto a categoria master, a Carro do Ano, quanto a Premium, para modelos acima de R$ 100 mil, realizada desde 1993 com o nome de Carro Importado do Ano, foram vencidas este ano por utilitários. O Jeep Renegade e o Volvo XC90.

Primeiro Volvo projetado pela chinesa Geely, sua nova controladora, o XC90 lançou a nova identidade visual da marca sueca (como a grade plana e as luzes de LED em formato de martelo de Thor) e tecnologias de segurança e conforto, como detector de pedestre desavisado e piloto automático para engarrafamento. Tem motor 2.0 com turbo e injeção direta (Drive-E, finalista do Motor do Ano até 2.0 deste ano) de 320 cavalos e câmbio de oito marchas.



Foi o primeiro título da Volvo em todas as categorias da revista Autoesporte. Nem na Europa ela ganhou. Ela também quebrou uma sequência de títulos seguidos da Audi nos dois últimos anos. 

Apesar de tantos atributos, só ganhou do vice-campeão, o também utilitário Land Rover Discovery Sport (que será fabricado no Estado do Rio no ano que vem) por apenas dois pontos (119,5 contra 117,5). Em terceiro ficou o cupê esportivo Audi TT, campeão em 2008 na geração passada e que perdeu a chance de ser bicampeão. Somou 109,5 pontos. Com 103,5 pontos ficou o Jaguar XE. A segunda geração do Citroën C4 Picasso fecha a classificação com 50 pontos. A marca francesa ganhou uma única vez em 1995, com o Xantia. Nesta categoria, a Audi continua sendo a que mais venceu (nove vezes), seguida pela Mercedes, com cinco.


Galeria 

1993 - BMW 325i / 1994 - Honda Accord / 1995 - Citroën Xantia / 1996 - Audi A4 / 1997 - Honda Civic / 1998 - Audi A6 / 1999 - BMW Série 3 / 2000-01 - Mercedes Classe C / 2002 - Não houve / 2003 - Alfa Romeo 147 / 2004 - Audi A8 / 2005 - Mercedes SLK 2006 - Mercedes CLS / 2007 - Mercedes Classe E /2008 - Audi TT 2009 - Audi A4 / 2010 - Audi A5 / 2011 - Audi A8 / 2012 - Mercedes Classe C / 2013 - Ford Fusion / 2014 - Audi RS6 / 2015 - Audi S3 Sedan / 2016 - Volvo XC90

FICHA TÉCNICA 

Origem: Suécia
Motor: Quatro cilindros, transversal, 16 válvulas, turbo, injeção direta de gasolina, 1.969 cm³
Potência: 320 cavalos
Torque: 40,8 kgfm a 2.200 rpm
Câmbio: automático de oito marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7 segundos (revista Autoesporte) 
Retomada de 80 a 120 km/h: 4,9 segundos (Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 230 km/h (fabricante)
Consumo: 7,7 km/l na cidade e 10,4 km/l na estrada (Autoesporte)
Frenagem 80-0 km/h: 24,8 metros (Autoesporte)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,95/1,92/1,77/2,98 m
Porta-malas: 314/692/1.057 litros (sete/cinco/dois lugares)
Tanque de combustível: 71 litros
Preços: R$ 319.000 (Momentum) / R$ 363.000 (Inscription)
Cores: Azul Magic, Pratas Eletric e Bright, Pretos Ember e Onyx, Cinzas Savile e Osmium, Brancos Ice e Pearl Cristal, Bronze Twilight e Areia Luminous.