TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Mesmo com a crise econômica no Brasil, a Kia pretende renovar a sua linha no país. Estão previstos a nova geração do crossover Sportage, o SUV compacto KX3, o hatch compacto Rio (esperado há anos) e a produção mexicana do sedã médio Cerato, para baratear o custo. Os primeiros passos já foram dados com a venda já iniciada da van de luxo Carnival e o utilitário Sorento, de quem vou falar aqui.


A terceira geração do segundo maior SUV da Kia manteve a silhueta da carroceria anterior, mas suavizou os contornos. A grade cresceu, está mais vertical, ganhou pontos cromados e deixou de ser alinhada aos faróis, embora ainda esteja ligada a eles. A moldura com o dente do tigre passa a ser tridimensional. Os faróis de neblina no para-choque ficaram maiores e agora são trapezoidais. Na lateral, a janela ficou com a caída mais arredondada na coluna traseira e as lanternas na tampa do porta-malas ficaram mais retas, continuando horizontais.

A carroceria ganhou aço de ultra-resistência em 52,7% da estrutura. O tamanho, que já era grande, cresceu ainda mais. O comprimento ganhou 10 centímetros (agora 4,78m), mas a largura só aumentou um centímetro (1,89m). A altura, entretanto, baixou de 1,71 para 1,69m. Já a plataforma tem 10,1% de aço estampado ultra-forte. O resultado é maior rigidez e segurança. 



O interior ficou mais luxuoso, com visual simplificado, mas com acabamento melhorado, reforçando materiais suaves no painel horizontal, com tela multimídia de sete polegadas no meio. A esportividade, presente no anterior Sorento, praticamente foi deixada de lado nesta nova geração, com o quadro de instrumentos passando de individuais a tradicionais, mas com tela digital no interior do círculo central. Só o volante ficou com miolo redondo e com três braços e os bancos continuaram envolventes. A nova plataforma aumentou a distância entre-eixos em oito centímetros (agora de 2,78m) e melhorou o espaço interno, ao contrário do que dizia o site espanhol Km77. O acesso à terceira fileira também foi facilitado. A capacidade do porta-malas com os sete lugares (de série) em uso continuou com 258 litros.



O Kia Sorento 2016 chegou ao Brasil em apenas uma única versão de sete lugares com motor V6 e câmbio automático de seis marchas com comando sequencial na alavanca do console, custando R$ 183.900. Traz de série rodas de liga-leve de 18 polegadas, tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos por aproximação, ar condicionado digital de duas zonas, com saída para a segunda fileira, banco do motorista com ajuste elétrico de dez posições, memória e extensor de joelhos, entrada e partida sem chave e por botão de partida, freio de estacionamento elétrico, faróis de xenônio direcionais, luzes diurnas de LED, piloto automático, bancos em couro, sistema multimídia com GPS, rádio, MP3, Bluetooth e câmera de ré, detector de ponto cego nos retrovisores, controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, seis airbags e teto solar panorâmico.


O propulsor de seis cilindros tem 3.3 litros de cilindrada e rende 270 cavalos. com torque de 32,4 kgfm. Focado no conforto e na família, o novo Sorento não tem tração 4x4. A força motriz se concentra na dianteira. O utilitário também não tem borboletas atrás do volante. A direção tem assistência elétrica. Já a suspensão recebeu novas molas, buchas e revisão nos amortecedores, melhorando o conforto ao rodar.

O Sorento terá como principais concorrentes a Chevrolet Trailblazer LTZ V6 3.6 (R$ 160.890), o Hyundai Santafé V6 (tem o mesmo motor do Kia e custa R$ 192.990), o Jeep Cherokee V6 3.3 (a partir de 184.900 na versão básica Longitude) e a Toyota Hilux SW4 quatro cilindros 2.7 Flex (R$ 135.850). Na comparação dos preços, o Sorento fica em uma posição intermediária, sendo mais caro apenas que a Chevrolet (nacional) e a Toyota (argentina). 

O novo Sorento pode ser um modelo caro, mas é só um aperitivo do que a Kia está trazendo para enfrentar a crise econômica.  

FICHA TÉCNICA 

Origem: Hwasung, Coreia do Sul
Motor: Seis cilindros em V, longitudinal, 24 válvulas, gasolina, 3.342 cm³
Potência: 270 cavalos
Torque: 32,4 kgfm de 1.750 a 5.300 rpm
Câmbio: automático de seis marchas
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,9 segundos (revista Quatro Rodas)
Retomada de 80 a 120 km/h: 5,9 segundos (Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 215 km/h (fabricante)
Consumo: 7,8 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Frenagem 80-0 km/h: 29,4 metros (Quatro Rodas)
Nível de ruído a 80 km/h: 60,1 decibéis (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,78/1,89/1,69/2,78 m
Porta-malas: 258 a 1.045 litros 
Tanque de combustível: 70 litros
Preços: R$ 183.900
Cores: Branco Perolizado, Metal Stream, Prata, Bronze Imperial, Grafite Platinum e Preto Aurora


A história do Kia Sorento em fotos

1a Geração (2002-2009 - No Brasil, de 2004 a 2010)




2a Geração (2009-2014  - No Brasil, de 2010 a 2015)





Face-lift de 2013