TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


No Salão de Detroit, realizado no mês passado, a atração que mais despertou interesse para o Brasil foi a versão hatch do renovado Chevrolet Cruze, cujo sedã chega ainda este ano, agora fabricado na Argentina. O dois volumes também virá, mas só a partir do ano que vem.

O Novo Cruze Hatchback é um carro elegante. A frente de faróis espichados e o desenho da janela lateral são semelhantes ao sedã. Já as lanternas traseiras têm desenho mais arredondado, embora horizontais. Entretanto, a segunda geração perdeu a personalidade do antigo modelo, aqui conhecido como Sport6. Ficou até parecido com a versão similar do Kia Cerato.




O interior é o mesmo do sedã: painel simétrico com tela multmídia e saídas de ar verticais, bancos espaçosos, pois a plataforma é a mesma. O porta-malas tem 524 litros de capacidade. O atual tem 402 litros. Golf e Focus só têm 338 e 316 litros, respectivamente.



Na lista de equipamentos estarão presentes, além do sistema multimídia com interfaces Android Auto e Apple Car Play, seis airbags, freio eletrônico de estacionamento, monitoramento de pontos cegos, assistente de estacionamento automático, alerta de mudança involuntária de faixa, alerta de colisão, bancos dianteiros e traseiros aquecidos, seis airbags, entre outros. As versões de equipamento nos Estados Unidos se chamarão LT, Premier e RS, de aparência esportiva, com aerofólio e rodas de 18 polegadas.


O novo motor 1.4 turbo do sedã também será usado no hatch e chegará ao Brasil, convertido para flex. A potência original é de 155 cavalos. O câmbio pode ser manual ou automático, ambos de seis marchas. 

Simplificado em sua nacionalização, o Volkswagen Golf tem motivos para se preocupar a partir do ano que vem.