terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

LANÇAMENTO - VOLKSWAGEN PASSAT

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


A sexta geração do Passat chegou ao Brasil trazendo uma triste notícia: a perua Variant não veio. A Volkswagen não quis criar concorrência interna com a station wagon do Golf. Só o sedã desembarcou, com boas tecnologias de conforto, segurança e conveniência. Mas cobrando a mais por quase tudo isso. 


Vieram duas versões de acabamento: Comfortline e Highline, ambas com motor 2.0 TSI de 220 cavalos e 35,7 kgfm. O câmbio é o automatizado DSG de seis marchas, com borboletas no volante da verão Highline. O preço, que variava entre R$ 144,5 mil e 151,3 mil na apresentação para a imprensa em novembro, já está em R$ 148.290 para a Comfortline e R$ 155.290 para a Highline. O Passat só começou a ser vendido no final de janeiro. 


Uma das tais novas tecnologias é o Easy Open, um sensor que abre o porta-malas (586 litros) ao passar o pé por baixo do para-choque. Já é comum na Europa e está presente no Audi A8 e no Mini Clubman vendidos aqui, mas num Volkswagen no nosso mercado é a primeira vez. E o bom é que ele já está presente na versão básica Comfortline, que também traz de série ar condicionado digital de três zonas (motorista, passageiro e banco de trás), bancos dianteiros com aquecimento e regulagem elétrica do encosto do motorista, seis airbags (dianteiros, laterais e tipo cortina), iluminação em LED na região dos pés, relógio analógico no painel, sistema Kessy (acesso ao veículo sem uso de chave e partida por botão no console), sistema de infotainment Discover Media, com tela sensível ao toque (touchscreen) de 6,5”, colorida, de alta resolução e conectividade avançada com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect, porta-luvas refrigerado, apoio de braços central dianteiro com porta-objetos, luzes de condução diurna, volante multifuncional com revestimento de couro e comandos do rádio, computador de bordo e controlador automático de velocidade, além de rodas de liga leve de 18 polegadas e desenho Dartford, com pneus autosselantes nas medidas 235/45 R18. Seu único opcional é o teto solar panorâmico, que adiciona mais R$ 5.543. A pintura metálica custa R$ 1.761 e a perolizada, Preto Mystic, R$ 2.525. A única opção de cor sem custo é a Branca Pura.


Já o outro chamariz do novo Passat, o quadro de instrumentos virtual e configurável, só está disponível no Pacote Premium da versão top Highline, que custa R$ 5.030, assim como o sistema próativo de proteção dos passageiros (que os aperta no banco através do cinto de segurança em caso de iminência de acidente), o Front Assist, a terceira geração do Park Assist, o controle de cruzeiro adaptativo e o assistente de mudança de faixa, sistema multimídia de 8 polegadas, som Dynaudio com 11 auto-falantes. 



De série, o Highline acrescenta, em relação ao Comfortline, regulagem elétrica para o banco do passageiro, aquecedor e apoio lombar com massageador para o motorista, memória para o banco do motorista e função “easy entry” – que recua automaticamente o banco para ampliar a área de acesso ao veículo e o retorna à posição original, câmera traseira de auxílio ao estacionamento e retrovisores externos elétricos com memória do lado do motorista, faróis totalmente em LEDs com sistema DLA (Assistente de Luz Dinâmica para o facho alto) e bancos revestidos em couro Nappa. O teto solar panorâmico também é opcional pelo mesmo preço da Comfortline. 

Em relação ao Passat vendido na Europa, apresentado aqui no Guscar em 2014, não vieram o head up display, o wifi, o controle do sistema multimídia por gestos, o assistente de congestionamento, o alerta de tráfego traseiro e o sistema de monitoramento 360º por câmeras.


Apesar do estilo lembrar bastante a geração anterior, diferenciando-se pelos vincos, pela grade mais cromada e os faróis e lanternas mais afilados, o novo Passat tem uma plataforma totalmente nova: a modular MQB, usada no Golf. Isso permitiu que o agora sedã grande tenha 4,77m de comprimento, 1,83m de largura e 2,79m de distância entre-eixos, melhorando bastante o espaço interno. O interior tem bom acabamento, com materiais emborrachados e alumínio, mas com um modesto aplique de plástico preto brilhante. O painel chega a lembrar o modelo anterior, mas um dos difusores de ar centrais se estendem até a área do porta-luvas, no lado do passageiro.


Com o mesmo trem de força do Golf GTI (motor 2.0 TSI e câmbio de dupla embreagem), o Passat acelera de 0 a 100 km/h em 7,1 segundos, recupera a velocidade entre 80 e 120 km/h em 4,3 segundos, tem média de consumo de 9,7 km/litro na cidade e 13 km/l na estrada, para totalmente em 24,6 metros a 80 km/h e na mesma velocidade, o seu ruído é de 59,8 decibéis. Os números são da revista Quatro Rodas.

Comparado ao seu concorrente mais atualizado, o Honda Accord 3.5 V6, o Passat tem o mesmo desempenho, gasta um pouco menos de combustível e freia bem melhor. Contra o Ford Fusion Ecoboost 2.0, o Volks anda mais, é bem mais econômico, freia bem mais rápido, mas perde no nível de ruído.

O Fusion deve receber no Brasil a discretíssima alteração estética que ganhou nos Estados Unidos e o Chevrolet Malibu, recentemente reestilizado deve vir ao país. A nova geração do Passat é mais do que um presente atrasado pelos 40 anos do ex-hatchback médio que já foi fabricado no Brasil. É uma atualização tecnológica vinda em ótima hora. Pena que a Volkswagen insiste em inflacionar o preço e a lista de opcionais.


Pontos Fortes

+ Acabamento
+ Espaço interno
+ Volume e abertura automática com um passar de pé do porta-malas
+ Motor
+ Desempenho
+ Frenagem

Pontos Fracos

- Preço
- Muitos opcionais


FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, turbo e injeção direta de gasolina, 1.984 cm³, 16 válvulas 
Potência: 220cv
Torque: 35,7 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automatizado de seis marchas e dupla embreagem
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 7,1 segundos (revista Quatro Rodas)
Retomada de 80 a 120 km/h: 4,3 segundos (Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 246 km/h (fabricante)
Consumo: 9,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,77/1,83/1,48/2,79m
Porta-malas: 586 litros
Tanque: 66 litros
Preço: R$ 148.290 (Comfortline) / R$ 155.290 (Highline)

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (191) Volkswagen (105) Chevrolet (103) História (97) Ford (90) Fiat (82) Carro do Ano (73) Comparativos (73) Lançamento Internacional (72) Em Breve no Brasil (56) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (45) Toyota (44) Citroën (39) Nissan (39) Especial (38) Hyundai (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (36) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (19) Cruze (18) Gol (18) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) JAC (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) História em Fotos (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Ecosport (9) Fit (9) Jaguar (9) March (9) Suzuki (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Polo (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) Renegade (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Accord (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Seat (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux SW4 (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)