TEXTO E MEDIÇÕES: MÁRIO COUTINHO LEÃO | FOTOS: DIVULGAÇÃO E DO AUTOR

A divergência nas mídias sociais não é nova, já dura quase 10 anos. Única solução são medições eletrônicas criteriosas de desempenho, dando iguais chances para ambas motocicletas serem testadas. Problema é achar essas duas bikes 100% originais e condições ideais de estado e funcionamento. Depois de muitos telefonemas, e-mails e mensagens no WhatsApp, chegamos às duas motos de testes, cedidas por seus respectivos donos: Uma XT 660 2008 e uma Honda CB 600F Hornet C-ABS 2009. Menos de 100 quilômetros rodados de diferença nos hodômetros, todas as revisões feitas em rede oficial e totalmente originais de fábrica.

Passo seguinte foi alugar o Campo de Provas da ZF-TRW em Limeira/SP e a telemetria por GPS Racelogic VBOX-III. Acelerações e velocidade máxima seriam a média de oito medições, mais as quatro passagens de retomada para o número final. As mesmas condições climáticas e o mesmo piloto de testes fecharam a lista de medidas para amenizar as influências neste tipo de teste. Passemos à trêta tão aguardada!




Primeiro a "moto de fuga" da Yamaha. O imenso cilindro único não permite rotações elevadas ou uma subida de giro mais uniforme enquanto o câmbio de cinco marchas permite que o motor perca muita força após as trocas. Acelerando em baixa velocidade e marcha alta, a vibração e o ruído são bem incômodos. Os números não são ruins, a arrancada de quilômetro exige tempo 0,6 maior que um Honda Civic Si 2.4 2016, por exemplo. Difícil é frear a moto de forma equilibrada no fim da reta com o velocímetro nos 160 km/h pois seus pneus com cravos dificultam muito as frenagens de emergência. O comportamento em curva, em compensação, não assusta e é bem previsível. Em resumo, é uma moto com ótimo desempenho para cidade e estrada. Mas não anda tanto assim...


Sim, a moto mito foi para a pista! Trocar de marcha a quase 14.000 rpm e ouvir o uivo do tetracicíndrico da Honda é uma sensação instigante. Só irrita no trânsito urbano, saindo das lombadas ou contornando esquinas. Fica a dúvida entre voltar para a primeira marcha ou queimar embreagem na segunda. Tirando isso e a grande chance de você ter o "rolê" interrompido por um "coitadinho, vítima da sociedade" apontando uma arma para a sua cabeça, a moto é uma diversão só. E, acredite: Mesmo ela não andando tudo que você viu no Youtube e leu no Facebook, a Hornet acelera muito! Foram 22 segundos para sair da imobilidade e chegar aos 200 km/h! As retomadas não são exemplo de agilidade, mas o tempo na pista foi bem razoável, garantindo um mínimo de agilidade na cidade e estrada. Só em algumas situações específicas é que você vai ter de "metralhar" o câmbio para buscar potência nas rpm mais altas. Freios progressivos com ABS, bons pneus Bridgestone Battlax e suspensão dianteira invertida garantem velocidade com segurança e controle. Não há do que reclamar nesta Honda velocista.

Portanto, cara pessoa, esqueça as bobagens das mídias sociais. Hornet anda mais que XT 660. A história só tem final diferente caso você colocar uma estrada de terra no meio, ou encher o caminho de calçadas e barrancos. Aí, sim, a Yamaha vai garantir uma boa fuga.

.: Yamaha XT 660R - 2009 :.
Kartódromo Itororó
Power Lap: Não Aferida
Circuito VELO CITTÁ
Power Lap: Não Aferida
Campo de Provas ZF-TRW
0 a 50 km/h: 2,1 segundos - 18,4 metros
0 a 100 km/h: 8,8 segundos - 204,1 metros
0 a 150 km/h: 28,1 segundos - 962,8 metros
0 a 1.000 metros: 29,2 segundos - 155,8 km/h
50 a 100 km/h (6ª): 8,4 segundos - 179,1 metros
Velocidade Máxima (5ª): 160,2 km/h - 0,01g**
**Velocidade Máxima Possível: 160,8 km/h
Consumo Médio: Não Aferido

.: Honda CB 600F Hornet - 2009 :.
Kartódromo Itororó
Power Lap: 1m19s36 - 159 km/h
Circuito VELO CITTÁ
Power Lap: 1m03s40 - 178 km/h
Campo de Provas ZF-TRW
0 a 50 km/h: 1,7 segundos - 12,5 metros
0 a 100 km/h: 4,3 segundos - 85,3 metros
0 a 150 km/h: 9,9 segundos - 328,8 metros
0 a 200 km/h: 22,3 segundos - 969,5 metros
0 a 1.000 metros: 23,0 segundos - 206,3 km/h
50 a 100 km/h (6ª): 8,0 segundos - 170,1 metros
Velocidade Máxima (5ª): 210,1 km/h - 0,01g**
**Velocidade Máxima Possível: 211,0 km/h
Consumo Médio: Não Aferido