TEXTO E MEDIÇÕES: MÁRIO COUTINHO LEÃO | FOTOS: DIVULGAÇÃO

"Qual é o mais econômico: Corolla aspirado flex ou Jetta turbo a gasolina?". Recebemos essa questão com certa freqüência no GUSCAR e, após rodar 750 quilômetros e gastar R$200 nos postos, conseguimos algumas respostas para a dúvida. O Toyota rodou em dobro, com etanol e gasolina, e teve ajuda de sua transmissão CVT, já o Volkswagen teve a seu favor um motor moderno fruto do "downsizing" mundial. O trajeto-padrão de 250 km foi percorrido com algumas regras, para conseguirmos números confiáveis. Nos trechos de estrada, mantivemos velocidade mínima de 80 km/h, máxima de 110 km/h e média exata de 100 km/h , números garantidos por GPS e dois cronômetros. Na cidade, mínima de 15 km/h e máxima de 70 km/h, com média de 40 km/h. Vidros fechados e climatização desligada, por sugestão de ambas fabricantes. Não só os números de rendimento (km/litro) e consumo (litros/250km) foram importantes, mas também a proporção de preço e autonomia dos dois combustíveis para comparação direta dos dois carros.





Calculadora e paciência foram fundamentais nos cálculos pós-testes. Fizemos duas parciais de consumo no trajeto ida-e-volta, com dois abastecimentos para o sistema tanque-a-tanque. Assim, tivemos de considerar a média de rendimento pela média do valor cobrados nos dois postos. No posto em Uberaba/MG pagamos R$2,490 pelo litro de etanol e R$3,699 pelo litro de gasolina. Em Uberlândia os valores foram de R$2,270 e R$3,490 respectivamente. Como o trajeto entre as duas cidades do Triângulo Mineiro era de aclive na ida  e descida na volta, há diferença razoável no esforço a que os carros foram submetidos nas medições. Vamos começar a análise pelo sedan da Volks:


Jetta Comfortline 1.4T 16v AT6

(números com gasolina)
Trajeto Padrão: 250 quilômetros
Valor pago (média): R$3,5945/litro
Combustível consumido: 17,995 litros
Custo para os 250 km: R$64,68
Média de Rendimento: 13,89 km/litro
Média de Consumo: 0,072 litro/km
Resultantes: R$0,259/km e 3,865km/R$

A boa notícia é que o Jetta turbinado consegue números de fazer inveja em "carro 1.0". Agora veja os cálculos com o eterno líder do segmento, o Corolla XEi CVT:


Toyota Corolla XEi 2.0 16v CVT

(números com gasolina)
Trajeto Padrão: 250 quilômetros
Valor pago (média): R$3,5945/litro
Combustível consumido: 18,726 litros
Custo para os 250 km: R$67,31
Média de Rendimento: 13,35 km/litro
Média de Consumo: 0,075 litro/km
Resultantes: R$0,269/km e 3,714 km/R$

(números com etanol)
Trajeto Padrão: 250 quilômetros
Valor pago (média): R$2,3800/litro
Combustível consumido: 27,191 litros
Custo para os 250 km: R$64,71
Média de Rendimento: 9,19 km/litro
Média de Consumo: 0,109 litro/km
Resultantes: R$0,259/km e 3,863 km/R$

Etanol custou 66,21% da valor da gasolina
Etanol teve 68,87% da autonomia da gasolina


Quando abastecido com gasolina o Corolla perde para o Jetta. Ao aproveitar sua condição de flex e queimar etanol, consegue um empate técnico ao custar apenas três centavos (R$0,03) para rodar os mesmos 250km propostos no nosso teste especial. Vale notar que, caso o litro do etanol custe mais que 70% da gasolina, a vantagem passa para o combustível fóssil e o resultado para o Volkswagen fique ainda mais favorável. Enfim, use a calculadora e esqueça a ladainha de que um carro flex sempre será vantajoso.