TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO


Estava em dívida com a Hyundai. Ainda não tinha falado do face-lift do i30. Estava em dívida com o Focus. Ainda não tinha promovido um comparativo do hatch depois do face-lift no ano passado, embora o Mário já tenha falado dele aqui no Guscar. Estava em dívida com o Golf. Ainda não tinha falado da versão nacionalizada do modelo.

Chega de tanto mea culpa. Decidi reunir os três, que são os únicos hatches médios em sintonia com o exterior. A Peugeot preferiu fazer uma gambiarra no 308 em vez de lançar a nova geração, a Fiat prefere deixar o Bravo agonizando em vez de trazer logo o novo Tipo e o Cruze Sport6 aguarda a nova geração na virada do ano.

A ideia inicial era fazer apenas um frente-a-frente entre o Golf Comfortline e o Focus SE, ambos 1.6. Mas como há a possibilidade do Volks trocar esta cilindrada pelo mesmo 1.0 TSI do Up! mudei de pauta e decidi comparar o 1.4 TSI Highline com o 2.0 Direct Flex Titanium do Ford, fazendo uma correção em relação a um comparativo de 2013, no qual o Focus 1.6 foi humilhado pelo Golf 1.4. Como a faixa de preço é próxima, "chamei" também o Hyundai i30 na versão Série Limitada, todos com câmbio automático. Será um comparativo bem equilibrado.



Estilo e Acabamento

Focus, i30 e Golf são três modelos que chegaram ao mercado brasileiro em 2013. Por serem de origem estrangeira são ainda mais antigos. O Hyundai e o Volks surgiram no exterior em 2012. Já o Focus é um ano mais velho. Ele e o i30 já passaram por um face-lift. O Golf foi nacionalizado recentemente.

Mesmo sendo o mais velho, o Focus é o que tem estilo mais ousado e moderno. O i30 é mais comportado, mas tem linhas fluídas. Só foi superado em conservadorismo pelo Golf. Curiosamente é o Hyundai que está mais perto de ganhar nova geração, baseada no sedã Elantra, só que não deve mudar muito.

O Golf também é o mais "tiozão" por dentro, por causa do seu painel central unido ao quadro de instrumentos, como nos anos 90. Em compensação, é o mais refinado, com materiais de melhor aparência e encaixes mais perfeitos. Com revestimento emborrachado em algumas partes do painel e muito plástico duro das portas, Focus e i30 se equivalem em acabamento.



Espaço interno e Porta-malas

Hyundai i30 e Ford Focus têm a mesma distância entre-eixos: 2,65m. Mas o sul-coreano é mais espaçoso para as pernas no banco de trás. Em segundo vem o Focus e depois o Golf, com 2,64m, que é o único com saída de ar condicionado para o banco traseiro.

O Hyundai também leva vantagem no porta-malas com seus 378 litros. Focus e Golf têm porta-malas com quase a mesma capacidade, sendo que o Ford tem três litros a mais (316 contra 313 litros). Mesmo assim, dei empate técnico.



Motor e Câmbio

Pela tecnologia o melhor motor seria o 1.4 TSI do Golf, que se tornou flex na nacionalização, ganhou mais dez cavalos e tem turbo e injeção direta de combustível. Em segundo lugar seria o 2.0 Direct Flex do Focus, que tem injeção direta, mas não tem turbo. E por último o velho motor 1.8 a gasolina do i30, sem nenhum dos dois temperos e que já foi usado no sedã Elantra.

Mas o que vale é a potência e quem tem a maior é o Focus, com 175 cavalos com gasolina e 178 cv com álcool. Depois, i30 e Golf aparecem empatados com 150 cavalos. O Hyundai movido apenas por gasolina e o Volks com a mesma potência para os dois combustíveis.

Ao ser fabricado no Paraná, entretanto, o Golf trocou o moderno câmbio automatizado DSG de sete marchas e dupla embreagem pelo Tiptronic automático convencional de seis velocidades. É praticamente o mesmo do i30, empatando novamente com o sul-coreano na segunda posição, pois o vencedor do câmbio é o Powershift do Focus, também de seis marchas, que agora tem borboletas de mudanças no volante.


Desempenho e Consumo

Pela primeira vez o Guscar usa os dados de teste da revista Car and Driver Brasil para avaliar desempenho, consumo, frenagem e ruído. Mesmo com potência menor, o Golf venceu o Focus nas provas de desempenho. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Três décimos depois chega o Focus. A vitória do Volks se define na retomada entre 80 e 120 km/h, com 5,6 contra 7,3 segundos. O i30, mesmo com potência igual ao do Golf, ficou para trás, com 12,8 segundos de aceleração e 10,5 segundos de retomada.

No consumo, nova vitória do Golf. Testado com gasolina pela publicação da Editora Escala, ele percorre 11,7 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada. Somando os percursos deu 26,6 km/l. Em segundo aparece o i30, com 9,6 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada, total de 24,4 km/l. O mais potente acabou gastando mais gasolina. O Focus somou 21,9 km/l (9,8 km/l na cidade 12,1 km/l na estrada). Aqui, acabou prevalecendo a menor cilindrada.


Hyundai i30

Volkswagen Golf 

Segurança e Conforto

Nestes dois itens, o Golf confirma que venceu todas as provas de teste da Car and Driver e foi melhor também na frenagem, na qual parou em 24,7 metros a 80 km/h, e no ruído, com 64 decibéis a 120 km/h. O Focus se imobilizou em 25,9 metros e o i30 foi mais longe, com 29,6m.

O consolo para o Hyundai é que ele dividiu a vitória com o Volks no nível de ruído, embora tenha sido três décimos de decibel mais elevado (64,3 dBA, números do i30 antes do face-lift, mas já com motor 1.8). O Focus ficou com 66 decibéis.


Preço, Equipamentos e Assistência


Básico, o Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI é até o mais barato dos três. Com câmbio automático custa R$ 99.190 e o manual R$ 93.790 e traz de série ar condicionado digital de duas zonas, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sete airbags (dois frontais, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista), bloqueio eletrônico do diferencial, controles de tração e estabilidade, direção elétrica, retrovisores elétricos com rebatimento e aquecimento, bancos em couro, piloto automático, sensores de chuva e faróis, encaixe ISOFIX, sistema multimídia com tela de 6.5 polegadas (sem navegador) e sistema Start/Stop.


O i30 tem quase tudo isso na Série Limitada. Só não tem sensor de estacionamento dianteiro, bloqueio eletrônico de diferencial e retrovisores aquecíveis. Por outro lado, possui três modos de direção, aquecimento e resfriamento dos bancos dianteiros, banco do motorista com ajustes elétricos, botão de partida, freio de mão eletrônico (que o Golf perdeu ao deixar de ser importado da Alemanha) e entrada no veículo sem chave, sistema multimídia com rádio, DVD e GPS, rodas de aro 17 polegadas e teto solar panorâmico. O preço de R$ 103.129 desta versão completa foi apurado no site da FIPE. O problema é que, enquanto os dois rivais possuem uma oferta variada de cores (que você lerá na ficha técnica), o i30 só é importado nas triviais preto, prata e branco.


O Focus Titanium Plus, que custa R$ 104.590, é equipado com quase os mesmos itens do Golf e do i30. Só fica devendo o airbag para o joelho do motorista, o bloqueio eletrônico de diferencial e os retrovisores aquecíveis, mas tem faróis bi-xenônio, controle de torque em curvas, assistente de partida em rampa, assistentes de frenagem autônomo e de estacionamento, manobrando sozinho em vagas perpendiculares, além de teto solar e banco do motorista com regulagem elétrica.


Quase todos estes itens só estarão presentes no Golf se o comprador acrescentar o pacote Premium, que ainda tem piloto automático adaptativo e alerta de fadiga e encarece o já elevado preço da Highline em R$ 26.650, passando para R$ 125.840. E ainda tem o teto solar panorâmico, que é vendido a parte por R$ 4.382, abusando para R$ 130.222. Para deixar o Golf mais equilibrado em preço com os concorrentes, é melhor o pacote Elegance, que tem acesso sem chave e botão de partida, três modos de direção, rodas de liga-leve de 17 polegadas e GPS com espelhamento. Com ele o hatch da Volks custa "apenas" R$ 104.906. Os faróis bixenônio e as luzes de LED já estão disponíveis no pacote intermediário Exclusive, de R$ 12.520.

O Golf pode ser até bem equipado, mas perde feio em custo-benefício. Pelo menos, a Volkswagen tem a maior rede de concessionárias, com 636 pontos. A Ford tem 558 e a Hyundai, ainda em crescimento, 203.


Conclusão 

O empate de pontos entre Focus e Golf com o i30 aparecendo logo atrás com apenas um ponto a menos são a prova do equilíbrio do comparativo. O recém-nacionalizado modelo da Volkswagen é declarado vencedor por ter vencido seis quesitos (desempenho, consumo, frenagem, ruído, acabamento e assistência) contra quatro (estilo, motor, câmbio e equipamentos de série) do Ford. O Hyundai também incomodou se destacando no preço, espaço interno, porta-malas e dividindo com o Golf a vitória no nível de ruído. 

Quando chegou ao Brasil em 2013, importado da Alemanha, o Golf ainda era novidade. Por isso venceu fácil o Chevrolet Cruze e o Fiat Bravo em um comparativo naquele ano. Do Focus nem se fala, pois participou com motor 1.6. Agora, fabricado no país, já envelhecendo e com os concorrentes já modernizados, a vitória do Golf foi bem mais dura e nos critérios de desempate. Desta vez, o Focus participou com o motor correto.





1º Volkswagen Golf Highline 1.4 TSI Tiptronic

FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros, transversal, turbo, injeção direta de combustível (TSI), flex, 1.395 cm³, 16 válvulas
Potência: 150 cv a 4.500 rpm
Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: Automático de seis marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,8 segundos (Revista Car and Driver, com gasolina)
Retomada de 80 a 120 km/h: 5,6 segundos (Car and Driver, com gasolina)
Velocidade máxima: 205 km/h (VW)
Consumo: 11,7 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada (Car and Driver, com gasolina)
Frenagem a 80 km/h: 24,7 metros (Car and Driver)
Ruído a 120 km/h: 64 decibéis (Car and Driver)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,25/1,80/1,47/2,63m
Porta-malas: 313 litros
Tanque: 51 litros
Preços: R$ 99.190 (básico) / R$ 104.906 (pacote Elegance) / R$ 111.710 (Exclusive) / R$ 125.840 (Premium) / R$ 130.222 (Premium com teto solar)
Outras versões: Comfortline 1.6 (R$ 76.590 - manual) / GTI 2.0 TSI (R$ 120.690 - básico)
Cores: Branco Puro, Preto Ninja, Vermelho Tornado (sólidas, sem custo) / Azul Night e Silk, Cinza Platinum, Prata Sargas e Tungstênio (metálicas, R$ 1.304) / Preto Mystic (perolizada, R$ 1.837)


2º Ford Focus Titanium Plus 2.0 DirecFlex Powershift


FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros, transversal. flex, injeção direta, 1.999 cm³, 16v 
Potência: 175 cavalos com gasolina e 178 cv com álcool a 6.500 rpm
Torque: 22,5 kgfm a 6.500 rpm
Câmbio: Automatizado de 6 marchas e dupla embreagem PowerShift, com paddle shift no volante
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9.1 segundos (revista Car and Driver, com gasolina)
Velocidade máxima: 206 km/h (fabricante)
Retomada de 80 a 120 km/h: 7,3 segundos (Car and Driver, com gasolina)
Consumo: 9,8 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada (Car and Driver, com gasolina)
Frenagem a 80 km/h: 25,9 metros (Car and Driver)
Ruído a 120 km/h: 66 decibéis (Car and Driver)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,36/1,82/1,47/2,65 m
Porta-malas: 316 litros
Tanque: 55 litros
Preço: R$ 104.590
Outras versões: SE 1.6 manual (R$ 72.490) / SE Plus 1.6 manual (R$ 78.490) / SE Plus 2.0 Powershift (R$ 86.890) / Titanium 2.0 Powershift (R$ 95.290)
Cores: Branco Ártico e Vermelho Bari (sólidas, sem custo) / Azul Aurora, Cinza Ubatuba e Moscou, Preto Gales, Prata Geada e Viena (metálicas, R$ 1.300)

3º Hyundai i30 Série Limitada 1.8 

FICHA TÉCNICA

Motor: Quatro cilindros, transversal. gasolina, 1.797 cm³, 16v 
Potência: 150 cavalos a 6.500 rpm
Torque: 18,2 kgfm a 4.700 rpm
Câmbio: Automático de seis marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,8 segundos (revista Car and Driver)
Velocidade máxima: não divulgada
Retomada de 80 a 120 km/h: 10,5 segundos (Car and Driver)
Consumo: 9,6 km/l na cidade e 14,8 km/l na estrada (Car and Driver)
Frenagem a 80 km/h: 29,6 metros (Car and Driver)
Ruído a 120 km/h: 64,3 decibéis (Car and Driver, modelo 2014)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,30/1,78/1,49/2,65 m
Porta-malas: 378 litros
Tanque: 53 litros
Preço: R$ 103.129 
Outras versões: Básico (R$ 88.900) e Top (preço de R$ 98.900 não atualizado)
Cores: Branco, Prata e Preto