sábado, 2 de julho de 2016

LANÇAMENTO - CHEVROLET CRUZE 2017

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA QUATRO RODAS


É com estilo e tecnologia que o novo Chevrolet Cruze vai buscar a liderança de vendas no segmento de sedãs médios, que está nas mãos de Honda e Toyota há cerca de uma década. A nova geração, agora fabricada na Argentina, já está à venda no Brasil com motor turbo 1.4 e em duas versões: LT e LTZ.



Felizmente, o nosso Cruze seguiu o fluido estilo do modelo norte-americano lançado no ano passado e não aquele insosso chinês apresentado em 2013. Ambos já mostrados aqui no Guscar. A frente, já usada em outros modelos da marca nos Estados Unidos, como o Malibu e o Impala, é bicuda e tem três grades: a primeira entre os faróis, com a gravata dourada Chevrolet no meio de um friso cromado. A segunda, maior e hexagonal, no para-choque e uma terceira, horizontal, na base do mesmo, entre os faróis de neblina. Os faróis têm desenho anguloso, entre o hexagonal e o formato de bumerangue. e possuem luzes diurnas de LED.


O perfil da carroceria se rende ao conceito cupê de quatro portas por causa da caída contínua do teto e da traseira curta. A linha de cintura é alta. Para dar continuidade à fluidez pontuda da área envidraçada, a Chevrolet repetiu o falso vigia da primeira geração, que na verdade é um aplique preto depois da coluna da porta. Só que desta vez é menor e mais brilhante. A traseira é o ponto mais parecido com o Cruze chinês, com lanternas elípticas horizontais. A novidade é o friso cromado entre elas, uma "criação" brasileira. A tampa do porta-malas tem o já manjado vinco que simula um aerofólio. O para-choque traseiro vai até o chão e tem um par de vincos nas extremidades e duas luzes de neblina horizontais nas pontas, só que um pouco elevadas. As rodas das duas versões são de 17 polegadas, mas no LTZ são escurecidas. O Cruze ganhou 6cm no comprimento e agora tem 4,66m. A largura aumentou em quase 2cm, passando para 1,81m. Já a altura praticamente se manteve em 2,48m.


O interior mantém o conceito de "duplo cockpit" que caracteriza os modelos da Chevrolet desde a década passada, mas foi atualizado, claro. A área acima do porta-luvas ficou mais arredondada. No LTZ o painel é mais claro e bicolor. No LT é todo preto. O quadro de instrumentos ficou menos individual e ganhou uma tela TFT horizontal de 4,2 polegadas.



O acabamento melhorou nos encaixes, mas continua com muito plástico duro. Parte macia só no inferior do painel e nas portas e é em couro. Os botões do volante de três braços (o inferior não é mais vazado) são emborrachados. No centro do painel chama atenção a tela do sistema multimídia MyLink de 7 (LT) ou 8 (LTZ) polegadas cercada pelas saídas de ar verticais. Já vem com espelhamento com Apple Car Play e Android Auto nas duas versões. Abaixo da tela estão os comandos do rádio, o pisca alerta e os de ventilação e climatização. O display digital (monozone) de temperatura do ar condicionado fica dentro do botão giratório, como nos Audi. A distância entre-eixos aumentou em apenas 1 cm (tem agora 2,70m). Apesar do ganho, o espaço interno é razoável e piora para os passageiros mais altos no banco traseiro, que também não dispõem de saídas de ar condicionado. Mesmo com essa economia, a capacidade do porta-malas não melhorou. Pior. Ainda foi reduzida em dez litros, por culpa da traseira curta do novo estilo, e agora tem 440 litros.


O segundo principal atrativo do novo Cruze são os equipamentos de tecnologia autônoma e de segurança, alguns estreando no modelo. Pena que os alertas sonoro e visual de risco de colisão frontal, indicador de tempo restante até a chegada no veículo à frente, alerta visual de presença de veículos em ponto cego e sistema de aviso e manutenção na faixa de rolamento são opcionais da versão LTZ, que chega a custar R$ 107.450 com o pacote que também inclui farol alto adaptativo, carregador de celular sem fio, sistema de estacionamento automático, partida sem chave e banco do motorista com regulagem elétrica de altura.



O LTZ básico custa R$ 96.990 e traz de série airbags de cortina, faróis com projetor e LEDs, sensores de estacionamento dianteiro, faróis e chuva, computador de bordo com cinco modos, retrovisor interno eletrocrômico, retrovisores externos rebatíveis eletricamente, GPS, partida do motor à distância, tapetes de carpete e sistema MyLink com tela de 8 polegadas.  

A versão mais barata LT custa R$ 89.990 e vem muito bem equipada com airbags laterais, controles de tração e estabilidade, faróis e lanternas de neblina, luzes diurnas de LED, sensor de estacionamento traseiro, ganchos ISOFIX, abertura do porta-malas por controle remoto, rodas de alumínio de 17 polegadas, assistente de partida em rampa, câmera de ré, medidor de pressão dos pneus e vida útil do óleo, computador de bordo com três funções, piloto automático, direção elétrica progressiva, retrovisores elétricos e aquecíveis, navegação por setas e comando de voz, Chevrolet MyLink com tela de 7 polegadas e espelhamento com Apple Car Play e Android Auto, rádio AM/FM, Bluetooth, volante multifuncional e sistema de assistência remota OnStar, que já equipava o antigo Cruze.


Por fim, o terceiro chamariz do novo Cruze é o novo motor 1.4 Turbo, que substitui o fraco, lento e beberrão 1.8 Ecotec. Flex como o antecessor, rende 150 cavalos com gasolina e 153 cv com álcool, representando um ganho de dez e nove cavalos, respectivamente. O câmbio, entretanto, continua sendo o automático de seis marchas, com conversor de torque. Mesmo com a transmissão antiga, o moderno propulsor, ajudado pelo sistema Start/Stop, melhorou bastante o desempenho e o consumo do Cruze. A aceleração de 0 a 100 km/h da revista Quatro Rodas, baixou de 11,6 para 9 segundos, a retomada entre 80 e 120  km/h de 8,6 para 6 segundos. A velocidade (do fabricante) subiu de 194 para 214 km/h. O consumo de gasolina na cidade não baixou muito. Passou de 11,1 para 11,8 km/litro, mas na estrada a melhora foi mais sensível: 13,3 para 15,9 km/l. O ruído também melhorou, baixando de 64,3 para 62,3 decibéis a 80 km/h. Só a frenagem piorou. Se o antigo parava a 80 km/h em 24,4 metros, o novo anda mais 2,4 metros, totalizando 26,8 metros.


Estilo e tecnologia o novo Chevrolet Cruze tem. Mas se depender do preço da versão LTZ completa, ele terá um desafio a mais para conquistar a tão sonhada liderança. Resta torcer para a nova geração do Honda Civic chegar mais caro do que ele.


Concorrentes

Honda Civic LXS 1.8 Automático - R$ 78.900
Honda Civic EXR 2.0 - R$ 94.100
Toyota Corolla XEI 2.0 - R$ 91.690
Toyota Corolla Altis 2.0 - R$ 104.900
Nissan Sentra S 2.0 - R$ 74.990
Nissan Sentra SL 2.0 - R$ 95.990
Ford Focus Fastback SE 2.0 - R$ 80.390
Ford Focus Fastback Titanium 2.0 - R$ 104.590
Volkswagen Jetta Comfortline 1.4 TSI - R$ 93.990
Volkswagen Jetta Highline 2.0 TSI - R$ 109.050
Citroën C4 Lounge Origine 2.0 Flex - R$ 69.990
Citroën C4 Lounge Exclusive 1.6 THP - R$ 89.990


Pontos Fortes

+ Estilo
+ Motor
+ Desempenho
+ Consumo


Ponto Fraco

- Redução do porta-malas


FICHA TÉCNICA

Origem: Argentina
Motor: Quatro cilindros em linha, transversal, flex, turbo, injeção direta, 1.399 cm³, 16 válvulas
Potência: 150 cv (gasolina) e 153 cv (álcool)
Torque: 24 kgfm (G) a 2.100 rpm e 24,5 kgfm (A) a 2.000 rpm
Câmbio: automático de seis marchas 
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 9 segundos (revista Quatro Rodas, com gasolina)
Retomada de 80 a 120 km/h: 6 segundos (Quatro Rodas, com gasolina)
Velocidade máxima: 214 km/h (fabricante)
Consumo: 11,8 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada (Quatro Rodas, com gasolina)
Frenagem 80-0 km/h: 26,8 metros (Quatro Rodas)
Nível de ruído a 80 km/h: 62,3 decibéis (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,66/1,81/1,48/2,70m
Porta-malas: 440 litros
Tanque: 52 litros
Preços: R$ 89.990 (LT) / R$ 96.990 (LTZ básico) / R$ 107.450 (LTZ completo)
Cores: Branco Summit (sólida, R$ 650) / Vermelho Edible Berries (metálica, sem custo) / Cinza Satin Steel, Prata Switchblade e Preto Ouro Negro (metálicas, R$ 1.500) / Branco Abalone (perolizada, R$ 1.550)

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (184) Chevrolet (98) Volkswagen (98) História (88) Ford (87) Fiat (79) Carro do Ano (73) Comparativos (70) Lançamento Internacional (65) Em Breve no Brasil (53) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (41) Toyota (40) Especial (38) Citroën (37) Hyundai (37) Nissan (36) Peugeot (34) Sonhos de Consumo (34) Audi (32) Baba Brasil (27) Kia (26) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) Gol (18) História em Miniatura (18) Cruze (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) JAC (16) Lembra de mim? (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Corolla (14) Editorial (14) Golf (14) Opel (14) Civic (12) Focus (12) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) História em Fotos (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Suzuki (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Porsche (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Sentra (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Outlander (3) P1 (3) Picanto (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) Frontier (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Monza (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Panamera (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Swift (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)