TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTA CARRO


O Kia Sportage, que nasceu com aparência de jipe da Suzuki, cansou de ser um estiloso coreano e agora quer ser um Porsche. Tanto que adotou o estilo frontal muito parecido com o Macan, o novo SUV da marca alemã: faróis em formato de bumerangue no capô vincado e, pela primeira vez, separado da grade (dentada, característica da Kia) no para-choque. A marca registrada da quarta geração do Sportage é o par "quatro de dado" das luzes de LED de neblina no para-choque (somente para a versão mais completa). 



A lateral manteve a coluna C larga e a moldura cromada das janelas da geração anterior. Já a traseira recorre às já manjadas lanternas horizontais com refletores tridimensionais de LED e unidas por um friso cromado. A tampa do porta-malas tem um sulco na altura do logotipo e um desnível mais abaixo, para servir de iluminação para a placa. Na parte inferior, as já comuns lanternas de neblina horizontais e o protetor de alumínio no para-choque.



No interior, o painel manteve o conceito da tela multimídia cercada pelos difusores de ar, mas está mais vertical. O gabinete central está mais completo e praticamente forma uma peça única com o console do assoalho. O quadro de instrumentos deixou de ter o velocímetro em destaque no meio para a disposição padrão com o cluster do computador de bordo entre ele e o conta-giros. O volante passa a ter miolo redondo. O acabamento ficou mais refinado, com revestimento emborrachado na parte superior do painel. 



O espaço interno melhorou com o aumento da distância entre-eixos de 2,64 para 2,67m. Por fora, o comprimento subiu de 4,44 para 4,48m, a largura de 1,85 para 1,86m e a altura de 1,65 para 1,67m. O porta-malas subiu de 740 para 868 litros, pelo padrão SAE. Ou de 465 para 503 litros, segundo outro padrão de medição, o VDA. 


O novo Sportage já está à venda no Brasil em duas versões de equipamentos, importadas da Coreia do Sul, ambas com motor 2.0 Flex, câmbio automático de seis marchas e tração dianteira. A mais simples é a LX, que custa R$ 109.990 e vem equipada com ar-condicionado manual, banco traseiro bipartido e rebatível, bancos dianteiros com porta-revistas no encosto e em tecido, chave com travamento e abertura das portas e acionamento do alarme a distância, computador de bordo, console central com descansa-braço, porta-objetos e porta-copos, descansa-braço no banco traseiro com porta copos, encostos de cabeça com ajuste de altura, freio de estacionamento por pedal, maçanetas internas cromadas, para-sol do motorista e passageiro com iluminação, piloto automático com controles no volante, porta-garrafas nas portas dianteiras e traseiras, saída de ar-condicionado para bancos traseiros, seletor do modo de condução (Eco Drive / Sport / Normal), sistema de som com tela 5″ sensível ao toque, controles de áudio e de chamada no volante, bluetooth, rádio CD/MP3 player, entrada auxiliar e USB Sistema imobilizador de ignição, volante com regulagem de altura e profundidade, retrovisores externos com regulagem elétrica, faróis de neblina, molduras cromadas dos vidros laterais, para-choques e espelhos retrovisores na cor do veículo, rack no teto, rodas de liga leve aro 17″ e pneus 225/60, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiro e sistema Isofix para ancoragem de assento infantil.

A EX, de R$ 134.990, é a que traz os avanços do Sportage em segurança como monitor de ponto cego, alerta de mudança de faixa e alerta de tráfego cruzado na traseira. Na lista também estão ar-condicionado digital duas zonas, bancos dianteiros com ajuste elétrico, chave presencial, console no teto com porta-óculos e luzes de leitura, iluminação de cortesia nas maçanetas externas, revestimento de couro nos bancos, volante, alavanca de câmbio e painéis laterais das portas, sensor de chuva, sistema de som com 4 alto-falantes e 2 tweeters, sistema multimídia com tela 7″ sensível ao toque, controles de áudio e de chamada no volante, navegador por GPS, DVD player, bluetooth, rádio CD/MP3 player, entrada auxiliar e USB, soleira das portas em aço com detalhe “SPORTAGE”, travamento elétrico das portas e porta-malas sensível à velocidade, Volante esportivo (“D-Cut”), espelhos retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento e setas integradas, faróis de neblina em LED, lanternas dianteiras e traseiras em LED, maçanetas das portas com detalhes cromados, rodas de liga leve aro 19″ e pneus 245/45, teto solar duplo panorâmico, airbags laterais e de cortina, acendimento automático dos faróis, airbags frontais, assistente de partida em subidas, controle de estabilidade, controle de frenagem em declives, controle de tração, alerta de ponto cego, espelho retrovisor interno com antiofuscamento, luz diurna de navegação em LED (DRL), paddle shift (borboletas no volante), sensores de estacionamento dianteiros, sistema de assistência à frenagem (BAS). Estranho é que o site da Kia informa essas versões por códigos (P.775 e P.786, respectivamente, para a LX e a EX) e algumas publicações estão chamando a top de SX. 


Se na segurança e no conforto o Sportage evoluiu, no motor houve um retrocesso. O 2.0 Flex foi mantido, mas a potência caiu de 169 cavalos com gasolina para 156 cv e de 178 para 167 cv com álcool. Por que o grupo Kia-Hyundai tem medo de trazer o 1.6 T-GDi, que agora tem turbo e 177 cv, para o Brasil? O câmbio continua o automático de seis marchas. 

Segundo a revista Carro, o crossover sul-coreano acelera de 0 a 100 km/h em 10,59 segundos e retoma entre 80 e 120 km/h em 7,09 segundos. Números bons, apesar da perda de potência. A frenagem de 25,67 metros e o ruído de 59,2 decibéis, ambos a 80 km/h, medidos pela mesma revista também são muitos bons. Já os números de consumo vêm do Inmetro e não são nada bons. Com álcool, é de 6,0 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada. Com gasolina ele faz 8,7 km/l na cidade e 11,0 km/l na estrada. 


O Sportage pode não ser um Porsche, mas vai enfrentar alemães como o Audi Q3 (R$ 153.990), o BMW X1 (R$ 166.950) e o Mercedes GLA (R$ 144.900). E vai levar vantagem, pelo menos no preço, inclusive contra o Honda CR-V (R$ 144mil). Só o Toyota RAV4, em versão básica, é um pouco mais barato: custa R$ 132.950. Mas completo sobe para R$ 147.850. A Kia oferece 5 anos de garantia para o Sportage.

Além de perder a tração integral, o Sportage reforça o seu novo perfil mais urbano com a queda do ângulo de ataque de 28º para 17,5º. Mas a altura em relação ao solo subiu de 17,2 para 18,2 cm. Com tanta mudança de personalidade em quatro gerações, os mais jovens vão se surpreender quando descobrirem que o Sportage já foi um jipe com estepe na tampa do porta-malas de abertura lateral. 


Pontos Fortes

+ Estilo
+ Acabamento
+ Espaço 
+ Desempenho
+ Frenagem
+ Ruído
+ Preço

Pontos Fracos

- Redução da potência do motor
- Consumo 

FICHA TÉCNICA

Origem: Coreia do Sul
Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.999 cm³, 16 válvulas
Potência: 156 cv (gasolina) e 167 cv (álcool) a 6.200 rpm
Torque: 18,8 kgfm (G) e 20,2 kgfm (A) a 4.700 rpm
Câmbio: Automático de seis marchas
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10.59 segundos (Revista Carro, com álcool)
Retomada de 80 a 120 km/h: 7,09 segundos (Carro, com álcool)
Velocidade máxima: 175 km/h (Kia)
Consumo Álcool: 6 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada (Inmetro)
Consumo Gasolina: 8,7 km/l na cidade e 11 km/l na estrada (Inmetro)
Frenagem a 80 km/h: 25,67 metros (Carro)
Ruído a 80 km/h: 59,2 decibéis (Carro)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,48/1,86/1,67/2,67m
Porta-malas: 868 litros (SAE) ou 503 litros (VDA)
Tanque: 62 litros
Preços: R$ 109.990 (LX) / R$ 134.990 (EX)
Cores: Branco, Branco Neve, Prata Brilhante, Prata Mineral, Preto, Azul Mercúrio e Vermelho Intenso