quarta-feira, 20 de julho de 2016

LANÇAMENTO - TOYOTA PRIUS

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTAS QUATRO RODAS E CARRO (NÍVEL DE RUÍDO)


A quarta geração do Toyota Prius é apenas a segunda do sedã híbrido a desembarcar no Brasil, onde já está à venda por R$ 119.950. Sedã? Sim, é um dos gêneros do novo Prius, que também pode ser um fastback ou um carro do futuro.
Sua frente parece um origami: o para-choque é cheio de dobras, os faróis (com luzes de LED) são bem angulosos, lembrando cacos de vidro (daqueles bem perigosos, pontudos), as lanternas traseiras (também com LED) parecem bumerangues (de verdade) e vidro traseiro, tampa do porta-malas e aerofólio se misturam em uma única peça. Tudo em nome da aerodinâmica. Na lateral, foi colocado um aplique preto para criar a ilusão de que a área é totalmente envidraçada. No geral, o novo Prius só perde em estranheza para o Mirai, o carro a hidrogênio da Toyota.


O interior só ousou no aplique de plástico preto brilhante com contornos cromados no gabinete central, onde fica a tela do sistema multimídia da grife JBL, que parece flutuante e se estende por todo o painel. A instrumentação também fica no meio, como no Etios, com tela TFT de 4,2 polegadas de alta definição que informa, além da velocidade, o consumo, nível de carga, modos de direção (ECO, Normal ou Power), o motor usado e o comportamento do motorista em relação à economia. 



O espaço interno é muito bom, pois o modelo cresceu em dimensões com a nova plataforma modular. O porta-malas, entretanto, tem apenas 412 litros, embora tenha crescido com a saída das baterias para abaixo do banco traseiro.



Uma delas é de níquel de 40 kg, 10% menor e 28% mais eficiente que a do modelo anterior. Já a outra é de íon-lítio e ficou 10% mais leve, passando a pesar 324,5 kg. O motor elétrico tem potência equivalente a 72 cavalos e 16,6 kgfm. O motor a gasolina, que entra em ação a partir dos 50 km/h, é um quatro cilindros 1.8 de ciclo Atkinson, rende 98 cavalos e 14,2 kgfm de torque. Ele também carrega a bateria. Outra opção de carga é a energia regenerativa da frenagem. Combinadas (não somadas), a potência chega a 123 cv. O câmbio é um CVT, continuamente variável, com número indefinido de marchas, cuja alavanca fica no painel e não no assoalho.



O uso do motor a combustão só na estrada fez com que o consumo rodoviário fosse maior do que na cidade, onde a revista Quatro Rodas registrou 23,8 km/l. Na estrada foi de 18,2 km/l, número superior até mesmo comparado com automóveis comuns. Por ser um carro pequeno com motor 1.8, o desempenho não agrada muito: aceleração de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos e retomada entre 80 e 120 km/h em 10,1 segundos. A frenagem a 80 km/h é boa: 28,8 metros. A Quatro Rodas não divulgou o nível de ruído, a Carro mediu 62,9 decibéis a 80 km/h, velocidade na qual já está em funcionamento o motor convencional e eu já achei alta para um veículo híbrido. 


Os quase 120 mil reais são pedidos pela única versão do Prius que chegou ao Brasil, chamada High, que traz como novidade o carregador de celular por indução, sem fio, presente também no Chevrolet Cruze. Outros equipamentos, além do já citado sistema multimídia JBL - que tem tela e botões sensíveis ao toque, rádio, CD Player, DVD, GPS, câmera de ré e TV digital - são chave presencial para entrada e partida do motor, ar condicionado digital de duas zonas (que evita circular o ar na área que estiver vazia), bancos em couro, retrovisores externos com rebatimento elétrico e interno eletrocrômico, sete airbags, rodas de liga-leve aro 15 com calotas, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, banco do motorista com regulagem lombar elétrica, bancos dianteiros com aquecimento. coluna de direção com regulagem manual de altura e profundidade e head up display.   



O Prius é bem mais caro que o recém-lançado Chevrolet Cruze LTZ2 (R$ 107.450) e traz menos equipamentos. O híbrido, por exemplo, não tem estacionamento automático, alerta de colisão e nem sensor de estacionamento dianteiro, itens presente em outro concorrente mais direto, o Ford Fusion Hybrid, que custa mais caro: R$ 149.900.  E olha que o Prius e Fusion não pagam imposto de importação por serem híbridos. Prova de que as marcas que atuam no país só querem baixar os impostos para aumentar a margem de lucro. 

Mesmo assim, a Toyota quer que todos os seus carros em todo o mundo sejam híbridos até 2020. Já a nova plataforma modular TNGA (Toyota New Global Architeture), além de já ser usada no novo crossover compacto C-HR, também vai ser a base da 12a geração do Corolla. O futuro do Toyota Prius vai muito além do seu estilo controverso.  


Pontos Fortes

+ Consumo 
+ Acabamento
+ Espaço interno


Pontos Fracos 

- Autonomia só com o motor elétrico
- Ruído
- Preço


FICHA TÉCNICA

Origem: Japão
Motor a gasolina: Quatro cilindros em linha, transversal, gasolina, ciclo Atkinson, 1.798 cm³, 16 válvulas
Potência: 98 cv (gasolina), 72 cv (elétrico) e 123 cv (combinado)
Torque: 14,2 kgfm (G) a 3.600 rpm e 16,6 kgfm (Elétrico)
Câmbio: automático CVT
Tração: dianteira
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,2 segundos (revista Quatro Rodas)
Retomada de 80 a 120 km/h: 10,1 segundos (Quatro Rodas)
Velocidade máxima: 165 km/h (fabricante)
Consumo: 23,8 km/l na cidade e 18,2 km/l na estrada (Quatro Rodas)
Frenagem 80-0 km/h: 28,8 metros (Quatro Rodas)
Nível de ruído a 80 km/h: 62,9 decibéis (Quatro Rodas)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,54/1,76/1,49/2,70m
Porta-malas: 412 litros
Tanque: 40 litros
Preço: R$ 119.950
Cores: Branco Polar (sólida, sem custo) / Vermelho Emoção, Azul Noturno, Prata Galáctico, Cinza Granito e Preto Atitude (metálicas, R$ 950) / Branco Perolizado (perolizada, R$ 1.250)

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (184) Chevrolet (98) Volkswagen (98) História (88) Ford (87) Fiat (79) Carro do Ano (73) Comparativos (70) Lançamento Internacional (65) Em Breve no Brasil (53) Retrospectiva (51) Renault (46) Honda (41) Toyota (40) Especial (38) Citroën (37) Hyundai (37) Nissan (36) Peugeot (34) Sonhos de Consumo (34) Audi (32) Baba Brasil (27) Kia (26) Mercedes (26) BMW (23) No Mercado (22) Gol (18) História em Miniatura (18) Cruze (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) JAC (16) Lembra de mim? (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Corolla (14) Editorial (14) Golf (14) Opel (14) Civic (12) Focus (12) Salão de Genebra 2014 (12) Volvo (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Fox (10) HB20 (10) História em Fotos (10) Mitsubishi (10) Utilitário do Ano (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Fit (9) March (9) up! (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Chery (8) Duster (8) Ecosport (8) Jaguar (8) Jeep (8) Onix (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Prêmios Suplementares (7) Salão de Genebra 2012 (7) Suzuki (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 3008 (6) 308 (6) Aircross (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Porsche (6) Punto (6) Ranger (6) Renegade (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) A3 (5) Alfa Romeo (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Polo (5) S10 (5) Salão de Pequim 2014 (5) Saveiro (5) Sentra (5) Teste de pista (5) Tracker (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) Agile (4) Astra (4) Bentley (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Fusca (4) HB20S (4) HR-V (4) Hilux (4) Hilux SW4 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Prisma (4) Q3 (4) Seat (4) Sonic (4) Série 1 (4) Série 3 (4) XE (4) 911 (3) A5 (3) Accord (3) Amarok (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Captur (3) Celta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Kicks (3) L200 (3) Malibu (3) Outlander (3) P1 (3) Picanto (3) Polara (3) Prius (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vitara (3) X60 (3) XC90 (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Creta (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Espero (2) Estão comentando (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) Frontier (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Kadjar (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mobi (2) Mondeo (2) Montana (2) Monza (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Opala (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Panamera (2) Parati (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) QQ (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Swift (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) A8 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Continental GT (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equinox (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kombi (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Leaf (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Omega (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Q5 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T-Roc (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) X3 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Yaris (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)