TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
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No dia 31 de outubro, a revista Autoesporte, da Editora Globo, anunciou em um restaurante de São Paulo, os vencedores do Carro do Ano 2017. Este ano foi a 50a edição. A premiação é anunciada desde 1965. Pela lógica seriam 52 nomeações, mas em 1968 (quando a antiga organizadora Mecânica Popular fechou) e em 2001 (quando a Editora Globo reestruturou a Autoesporte) não houve.

A Honda foi a maior vencedora do ano, com três vitórias, inclusive na categoria principal, seguida pela Audi, com duas. Fiat, Grupo PSA, Jeep, Chevrolet e Volkswagen (indiretamente) ganharam uma cada.


Honda Civic - Carro do Ano 2017


O Carro do Ano é o altamente renovado Honda Civic, que chegou à sua décima geração mundial (quinta fabricada no Brasil) mudando radicalmente o seu estilo de um comportado sedã para um agressivo cupê de quatro portas. E foi isso o que mais chamou a atenção dos 29 jurados de diversos estados do Brasil. Outra qualidade destacada foi o seu motor turbo 1.5, que ganhou um título só para ele: o de Motor do Ano com menos de 2.0 litros de cilindrada. A marca japonesa, indiretamente, também ganhou o título de Executivo do Ano, com o seu presidente para a América do Sul, Issao Mizoguchi. 

A Audi, que é quase uma sócia da premiação da Autoesporte, ganhou pela décima vez o título de Carro Premium do Ano, com o agora tricampeão A4 (só a segunda geração do modelo nunca ganhou o título antes chamado de Carro Importado do Ano), cuja quarta geração chegou ao Brasil neste ano. Seu motor 2.0 TFSI também foi o vencedor. Curiosamente, ele entrou, pela primeira vez na categoria premium: de 2.0 para cima. Seus outros dois títulos em 2008 e 2009 são da categoria básica.


Mais uma vez, os títulos de Utilitário e Utilitário Premium do Ano não foram concedidos. Não sei se foi definitivo. Estes modelos participaram das respectivas categorias gerais. No entanto, só o Jeep Compass ficou entre os finalistas da categoria tradicional. E em quarto lugar. 

A Picape do Ano permaneceu. E a vencedora foi a Fiat Toro. A marca italiana já tinha vencido outras duas vezes (2010 e 2014) com a Strada Cabine Dupla. Diferente da sua única concorrente direta, a Renault Duster Oroch, que suspeitamente foi candidata única no ano passado, a Toro precisou superar duas fortes concorrentes médias: a Toyota Hilux e a Mitsubishi L200 Triton Sport, segunda e terceiras colocadas, respectivamente. 

O Grupo PSA, que controla a Peugeot e a Citroën ganhou o título de Marca Verde do Ano. Já a Jeep levou o título de Marca Digital do Ano (antigo Site do Ano) e a Chevrolet apresentou a melhor Publicidade do Ano para divulgar a Trailblazer. Luiz Alberto Veiga, ex-designer da Volkswagen do Brasil, hoje promovido à matriz, foi o único escolhido para o Hall da Fama. 

Mais detalhes sobre cada categoria e as premiações especiais você acompanha nos links abaixo. 

Motor do Ano abaixo de 2.0 - Honda 1.5 Turbo (Civic)
Motor do Ano a partir de 2.0 - Audi 2.0 TFSI (A4 e outros)