quinta-feira, 24 de novembro de 2016

LANÇAMENTO - SUZUKI VITARA 2017

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO
DADOS DE TESTE: REVISTAS QUATRO RODAS E CARRO (NÍVEL DE RUÍDO)


O Vitara tem para a Suzuki a mesma importância que o Golf tem para a Volkswagen. Principalmente no Brasil. Foi com ele, então um jipinho, que a marca japonesa chegou ao nosso mercado, na década de 90. Foi ele que forneceu a própria carroceria para a Chevrolet vender a primeira geração do Tracker em suas concessionárias. E foi com o Vitara que a Suzuki retornou ao mercado brasileiro em 2008, após seis anos fora.

Agora, no final de 2016, a Suzuki renova o Vitara, que já não é mais o jipinho de 25 anos atrás, nem o clone do Tracker, nem tem mais o prenome Grand e muito menos o SUV da sua volta. Ele se transformou em um crossover. E com um estilo bem conservador, apesar de personalizável. E de gosto duvidoso. A marca afirma que a inspiração foi no Range Rover, mas ficou lembrando o antigo Lifan 320, o mal-sucedido clone do Mini Cooper.



O novo Vitara tem três frentes. Uma para cada versão. Na básica 4All, ela é pontilhada e apenas na cor cinza escura. Na 4You, as cores dependem da escolha do comprador (branca, vermelha, cinza fosca clara ou escura, cinza brilhante, preta ou cinza escuro texturizado). Na 4Sport, a grade tem molduras verticais que lembram os modelos da Mitsubishi. Os faróis têm o mesmo formato retangular espichado, mas se diferem pela máscara cinza nas duas versões mais caras. A traseira, agora sem o estepe e com lanternas prolongadas, é igual em todas as versões. O teto pode ter cor diferenciada da carroceria, proporcionando 22 combinações, algumas com cores vivas, como azul, vermelho e laranja, algo difícil de ser aceito em nosso mercado "careta".


O novo Vitara mede 4,18m de comprimento, menor que o S-Cross, um SUV compacto de 4,30m da mesma Suzuki, que deveria se posicionar abaixo do mestre, mas acabou ficando mais caro. A distância entre-eixos também é menor (2,50 contra 2,60m), apesar da plataforma igual. A largura é de 1,78m e a altura, 1,61m, praticamente as mesmas do irmão mais novo. O antecessor Grand Vitara continua à venda. Ele também é menor que os principais concorrentes compactos, exceto o Peugeot 2008.



O interior, antes de estilo e acabamento agradável, ficou conservador e espartano demais para um carro que custa mais de 83 mil reais. O painel tem um desenho cruzado, com a parte horizontal realçada pelos apliques plásticos, molduras das saídas de ar e do miolo do volante, também de textura variada, entre o aço escovado, branco, carvalho preto, fibra de carbono, grafite, madeira clara, bambu, prata acetinado, preto e vermelho brilhantes. Só os de madeira são realmente de madeira reciclada, mas o resto é tudo plástico.




Na parte vertical, onde ficam as tomadas de força e os comandos de ar condicionado, se destaca a tela multimídia de 10 polegadas com as mesmas funções de um tablet (ausente na 4All manual). Os difusores de ar agora são circulares e entre os do centro há um relógio analógico. E o acabamento abusa do plástico duro. O espaço interno é apertado. Por fim, o porta-malas tem capacidade para apenas 375 litros, pouco para um utilitário (concorrentes têm bagageiro com cerca de 400 litros).


O motor 1.4 Turbo, de injeção direta, potência de 146 cavalos e apenas movido a gasolina, é a grande novidade na linha Suzuki no Brasil, sendo oferecida pela primeira vez no país e exclusivamente na versão 4Sport, em conjunto com o câmbio automático de seis marchas. A tração 4x4 AllGrip é opcional. O sistema é o mesmo do S-Cross (que também ganhou motor turbo no face-lift) e seleciona o tipo de piso em que o veículo anda (Automático, Sport, Neve ou Lama e Bloqueio do Diferencial).


Segundo a revista Quatro Rodas, o Vitara Turbo automático acelera de 0 a 100 km/h em 8,3 segundos, recupera a velocidade entre 80 e 120 km/h em 5,9 segundos, percorre 14.4 km/l na cidade e 17,6 km/l na estrada, 26,1 metros a 80 km/h de frenagem e 62,1 decibéis a mesma velocidade, este último dado foi medido pela revista Carro. Gostei muito do desempenho, do consumo e da frenagem, mas o nível de ruído é mediano.  

As demais versões usam o mesmo 1.6 16v do S-Cross, que (agora) rende 126 cavalos. A 4All ainda tem a opção do automático, além da manual de cinco. Já a 4You só tem o automático, mas pode ter a tração integral AllGrip opcional. Ainda não tenho dados de desempenho com motor 1.6.

Vitara 4All

A versão básica 4All custa a partir de R$ 83.990 e tem teto apenas na mesma cor da carroceria (fica até mais elegante assim). Vem equipada de série com ar-condicionado, rodas de liga leve de 16 polegadas, radio MP3, volante multifuncional, piloto automático, assistente de partida em rampas, controle eletrônico de estabilidade, sistema start/stop, abertura e fechamento das portas por chave presencial, vidros, travas e retrovisores elétricos e coluna de direção com ajustes de altura e profundidade. A 4All com câmbio automático custa R$ 89.990 e adiciona rodas de liga-leve de 17 polegadas e o sistema multimídia com tela de 10 polegadas, que tem espelhamento para Apple Car Play, Android Auto e Mirror Link, podendo conectar câmera frontal, DVR e TV Digital.

Vitara 4You

A 4You tem espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, faróis de neblina, ar-condicionado digital automático, partida por chave presencial, limitador de velocidade, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré. Custa R$ 94.990 com tração dianteira e R$ 99.990 com a integral.

Vitara 4Sport

Finalmente temos a 4Sport, completa com faróis com luzes principais e luzes diurnas de LED, bancos com revestimento premium e detalhes na cor vermelha, pedais em alumínio, volante revestido em couro, airbags laterais, de cortina e para os joelhos, sensor de chuva e acendimento automático dos faróis. Como a 4You, tem preços com a tração 4x2 (R$ 107.990) e 4x4 (R$ 112.990). 

O novo Vitara brigar com Honda HR-V (R$ 101.400 - EXL 1.8), Jeep Renegade (R$ 97.990 - Limited 1.8), Nissan Kicks (R$ 89.990), JAC T5 (R$ 73.990 - 1.5) e Peugeot 2008 (R$ 87.290 - 1.6 THP). A partir do ano que vem chegam os renovados Chevrolet Tracker e Ford Ecosport, além do novíssimo Hyundai Creta. O Renault Captur deve ficar para o S-Cross. 


Pontos Fortes 

+ Motor 1.4 Turbo
+ Desempenho
+ Consumo
+ Frenagem
+ Multimídia com tela de 10 polegadas


Pontos Fracos 

- Estilo 
- Acabamento
- Espaço interno
- Porta-malas
- Preço para o seu tamanho


FICHA TÉCNICA 

Motores: Quatro cilindros, 16 válvulas, transversal, gasolina, turbo, injeção direta, 1.373 cm³ (1.4 Turbo) 
Quatro cilindros, 16 válvulas, transversal, gasolina,1.586 cm³ (1.6)
Potência: 126 cv (1.6) e 146 cv (1.4 Turbo)
Torque:
16,7 kgfm a 4.400 rpm (1.6)
23,5 entre 1.700 e 4.000 rpm (1.4 Turbo)
Câmbio: Manual de cinco marchas ou automático de seis
Tração: dianteira ou 4x4 com sistema por demanda AllGrip
Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,3 segundos (Revista Quatro Rodas - 1.4 Turbo)
Retomada entre 80 e 120 km/h: 5,9 segundos (Quatro Rodas - 1.4 Turbo)
Velocidade máxima: não divulgada
Consumo: 14,4 km/l na cidade e 17,6 km/l na estrada (Quatro Rodas - 1.4 Turbo)
Frenagem 80-0 km/h: 26,1 metros (Quatro Rodas - 1.4 Turbo)
Nível de ruído a 80 km/h: 62,1 decibéis (Revista Carro - 1.4 Turbo)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,18/1,78/1,61/2,50 m
Porta-malas: 375 litros
Tanque: 47 litros
Preços: 83.990 (4All Manual) / R$ 89.990 (4All Automática) / R$ 94.990 (4You 4x2) / R$ 99.990 (4You 4x4) / R$ 107.990 (4Sport 4x2) / R$ 112.990 (4Sport 4x4) 
Cores:
Branco Cool, Prata Silk, Cinza Galatic (grafite) e Preto Cosmic (4All e 4You) / Vermelho Bright (4Sport)
Azul Atlantis com teto Preto Cosmic, Azul Atlantis com teto Branco Cool, Laranja Horizon + Preto Cosmic, Bege Savana + Preto Cosmic, Cinza Galatic + Preto Cosmic, Preto Cosmic + Branco Cool, Vermelho Bright + Preto Cosmic, Branco Cool + Cinza Galatic, Branco Cool + Preto Cosmic, Branco Cool + Vermelho Bright, Prata Silk + Vermelho Bright, Prata Silk + Cinza Galatic, Prata Silk + Preto Cosmic, Cinza Galatic + Prata Silk, Cinza Galatic + Vermelho Bright, Preto Cosmic + Vermelho Bright, Preto Cosmic + Grafite Fosco (4You e 4Sport) / Branco Cool + Grafite Fosco (4Sport) 

Nenhum comentário:

últimos posts

Tópicos

Lançamento Nacional (194) Volkswagen (108) Chevrolet (107) História (101) Ford (91) Fiat (82) Comparativos (74) Carro do Ano (73) Lançamento Internacional (73) Em Breve no Brasil (58) Retrospectiva (51) Renault (47) Honda (46) Toyota (46) Nissan (41) Citroën (39) Hyundai (39) Especial (38) Peugeot (37) Sonhos de Consumo (37) Audi (35) Baba Brasil (29) Kia (27) Mercedes (27) BMW (24) No Mercado (22) História em Miniatura (20) Cruze (18) Gol (18) JAC (17) Lembra de mim? (17) Motor do Ano (17) Mário Coutinho Leão (17) Corolla (16) História em Fotos (16) Opel (16) Pré-estreia (16) Rádio Motor (16) Analisando (15) Fiesta (15) Ka (15) Civic (14) Editorial (14) Golf (14) Volvo (14) Focus (13) Salão de Genebra 2014 (12) Carro do Ano 2013 (11) Carro do Ano 2014 (11) Carro do Ano 2015 (11) Guscar em Genebra (11) Mitsubishi (11) Palio (11) Retrospectiva 2016 (11) Uno (11) Carro do Ano 2010 (10) Carro do Ano 2011 (10) Corvette (10) Ecosport (10) Fox (10) HB20 (10) Suzuki (10) Utilitário do Ano (10) up! (10) Avaliação (9) Carro do Ano 2012 (9) Chery (9) Fit (9) Jaguar (9) Jeep (9) March (9) 500 (8) Carro do Ano 2016 (8) Duster (8) Onix (8) Polo (8) Retrospectiva 2015 (8) Siena (8) i30 (8) 3008 (7) Carro Premium (7) City (7) Dodge (7) Fluence (7) Land Rover (7) Melhores do Ano (7) Mini (7) Porsche (7) Prêmios Suplementares (7) Ranger (7) Renegade (7) Salão de Genebra 2012 (7) Versa (7) Voyage (7) 208 (6) 308 (6) Aircross (6) Alfa Romeo (6) C3 (6) C4 (6) CR-V (6) Carro do Ano 2017 (6) Etios (6) Ferrari (6) Fusion (6) McLaren (6) Mustang (6) Passat (6) Punto (6) S10 (6) Salão de Xangai (6) Sandero (6) Saveiro (6) Sentra (6) Sportage (6) Strada (6) Toro (6) Tracker (6) A3 (5) Accord (5) Bentley (5) Cerato (5) Classe E (5) Cobalt (5) Eles são 10! (5) Guscar MOTO (5) HR-V (5) Hilux (5) Jetta (5) Lamborghini (5) Lifan (5) Logan (5) Picape do Ano (5) Salão de Pequim 2014 (5) Seat (5) Teste de pista (5) 2008 (4) 408 (4) A4 (4) A5 (4) Agile (4) Amarok (4) Astra (4) Campeões de Audiência (4) Captiva (4) Captur (4) Classe C (4) Corsa (4) DS4 (4) Edge (4) Escort (4) Especial Crossovers (4) Frontier (4) Fusca (4) HB20S (4) Hilux SW4 (4) Kicks (4) L200 (4) Livina (4) Mini Cooper (4) Mégane (4) Optima (4) Picanto (4) Prisma (4) Q3 (4) Sonic (4) Swift (4) Série 1 (4) Série 3 (4) Vitara (4) XE (4) 911 (3) Bravo (3) Camaro (3) Camry (3) Celta (3) Creta (3) DS3 (3) Direto do Arquivo (3) Discovery (3) GLC (3) Giulia (3) Ibiza (3) J3 (3) Malibu (3) Mobi (3) Monza (3) Opala (3) Outlander (3) P1 (3) Panamera (3) Parati (3) Polara (3) Prius (3) QQ (3) RAV4 (3) Salões (3) Sorento (3) T5 (3) TT (3) Tiggo (3) Utilitário do Ano 2011 (3) Vectra (3) X60 (3) XC90 (3) Yaris (3) 147 (2) 507 (2) 508 (2) A1 (2) A8 (2) AMG GT (2) ASX (2) Adam (2) Aero (2) Altima (2) Ayrton Senna (2) Azera (2) Bentayga (2) Bolt (2) C1 (2) C4 Lounge (2) C4 Picasso (2) CLA (2) Calibra (2) Carro Verde do Ano (2) Challenger (2) Chevette (2) Chrysler (2) Classe A (2) Classe B (2) Classe ML (2) Classe S (2) Classic (2) Continental GT (2) DS5 (2) Daewoo (2) Datsun (2) Elantra (2) Elba (2) Equinox (2) Espero (2) Estão comentando (2) Expert (2) Fim de Temporada (2) Fiorino (2) GLA (2) GLE (2) Genesis (2) Go (2) Golf Variant (2) Importados de Ontem (2) Insignia (2) J2 (2) J5 (2) J6 (2) Journey (2) Jumpy (2) Kadett (2) Kadjar (2) Kombi (2) La Ferrari (2) Lancia (2) Leaf (2) Linea (2) Matérias Especiais (2) Mazda (2) Mille (2) Mini Clubman (2) Mondeo (2) Montana (2) Motor do Ano 2011 (2) Motor do Ano 2013 (2) Motor do Ano 2014 (2) Motor do Ano 2015 (2) Motor do Ano 2016 (2) Motor do Ano 2017 (2) Omega (2) Oroch (2) Pajero Dakar (2) Pontiac (2) Pré-estréia (2) Q5 (2) Qoros (2) RS6 (2) Range Rover (2) Rinspeed (2) S-Cross (2) S60 (2) Santana (2) Skoda (2) Smart fortwo (2) Soul (2) Spacefox (2) Symbol (2) Série 2 (2) Série 4 (2) T-Roc (2) T6 (2) Tiguan (2) Tipo (2) Transit (2) Twingo (2) Utilitário do Ano 2010 (2) Utilitário do Ano 2013 (2) Utilitário do Ano 2014 (2) Utilitário do Ano 2015 (2) V40 (2) V90 (2) Vectra GT (2) Veneno (2) Volkswagen Jetta (2) Volt (2) Willys (2) X1 (2) X3 (2) X6 (2) ZX (2) i8 (2) 107 (1) 108 (1) 124 Spider (1) 155 (1) 156 (1) 159 (1) 164 (1) 206 (1) 207 Passion (1) 2CV (1) 300C (1) 301 (1) 4008 (1) 405 (1) 4C (1) 500X (1) 530 (1) 570GT (1) 650S (1) 75 (1) A Concept (1) A6 (1) Alaskan (1) Ami (1) Ampera (1) Anísio Campos (1) Apollo (1) Argo (1) Arona (1) Arteon (1) As Belas do Salão (1) Aston Martin (1) Audi A3 Sedan (1) Aygo (1) B-Max (1) BMW K 1300 R (1) Bertone (1) Brasília (1) Brivido (1) Bugatti (1) C-Elysée (1) C-XR (1) C3 Picasso (1) C4 Cactus (1) C5 (1) Cadenza (1) Cambiano (1) Carens (1) Carro Premium 2010 (1) Carro Premium 2011 (1) Carro Premium 2012 (1) Carro Premium 2013 (1) Carro Premium 2014 (1) Carro Premium 2015 (1) Carro Premium 2016 (1) Carro Premium 2017 (1) Carros Antigos (1) Cee'd (1) Celer (1) Cherokee (1) Citigo (1) Classe X (1) Clio (1) Clubman (1) Colorado (1) Compass (1) Concept Coupé (1) Concept Estate (1) Concept XC Coupé (1) Continental (1) Corcel (1) Cordoba (1) Cross Coupé (1) Crossland X (1) D-Max (1) DS 6WR (1) Dacia (1) Dacia Logan (1) Dauphine (1) De olho na Notícia (1) Del Rey (1) Delta (1) Direto da Tela (1) Divulgação (1) Doblò (1) Dock+Go (1) E-Pace (1) E-Type (1) EC7 (1) Emerge-E (1) Enjoy (1) Entre linhas (1) Eos (1) Equus (1) Espace (1) Evoque (1) Explorer (1) F-Type (1) FF (1) Face (1) Faróis (1) Ferrari 812 Superfast (1) Fiat Coupé (1) Fiat Uno Turbo i.e. (1) Fiat. Ford (1) Firebird (1) Ford GT (1) Ford T (1) Ford. Ka (1) Freemont (1) GS (1) GT4 Stinger. Soul (1) GTC4Lusso (1) Geely (1) Ghibli (1) Giulietta (1) Guscar 10 Anos (1) Hall da Fama Autoesporte (1) Hi-Cross (1) Hoggar (1) Honda CB 600F Hornet (1) Huracan (1) I-Oniq (1) Idea (1) Inca (1) Infiniti (1) Intrado (1) Invitation (1) Isuzu (1) Italdesign (1) KAWASAKI Z300 (1) KTM 390 Duke (1) Karl (1) Kawasaki (1) Kawasaki Ninja 250R (1) Kawasaki Ninja 300 (1) Koleos (1) Kona (1) Kuga (1) LF320 (1) LF620 (1) Lexus (1) Lincoln (1) Lodgy (1) Lotus (1) MX3 (1) Maserati (1) Maverick (1) Mercedes. A3 (1) Meriva (1) MiTo (1) Mii (1) Miura (1) Model S (1) Mokka (1) Motor do Ano 2010 (1) NMC (1) NS4 (1) NSX (1) New Beetle (1) Nexon (1) Notícias (1) Nuccio (1) Oldsmobile (1) Pacifica (1) Pajero (1) Picape do Ano 2010 (1) Picape do Ano 2011 (1) Picape do Ano 2013 (1) Picape do Ano 2014 (1) Picape do Ano 2015 (1) Picape do Ano 2016 (1) Picape do Ano 2017 (1) Pininfarina (1) Ponto a Ponto (1) Proace (1) Prêmio (1) Pulsar (1) Q2 (1) Qoros 2 (1) Qoros 3 (1) RX (1) RX7 (1) Raridade (1) Romi (1) Romi Isetta (1) S18 (1) S90 (1) SL (1) SLK (1) SP2 (1) SX4 (1) SXC (1) Santa Fe (1) Scirocco (1) Scudo (1) Scénic (1) Smart (1) Smart forfour (1) Sonata (1) Spin (1) Ssangyong (1) Sunny (1) Série 5 (1) Série 6 (1) Série 7 (1) T40 (1) T8 (1) Talisman (1) Tata (1) Tempra (1) Tempra Pick-up (1) Tesla (1) Teste de Consumo (1) Tiida (1) Toledo (1) Toronado (1) Touareg (1) Tourneo (1) Toyota Corolla (1) Trailblazer (1) Trax (1) Tucson (1) Utilitário do Ano 2012 (1) V60 (1) Vale a Pena? (1) Vario (1) Vedette (1) Veloster (1) Veraneio (1) Versailles (1) Vezel (1) Viaggio (1) Vision C (1) Volkswagen GOLF (1) Volkswagen Gol Comfortline 1.0 (1) Vídeos (1) X-ChangE (1) XC40 (1) XC60 (1) XF (1) XIV-2 (1) Yamaha XT 600Z Ténéré (1) Yamaha YBR 250 Fazer (1) Z4 (1) Zest (1) Zoe (1) ix35 (1) recall (1)