A tradicional marca britânica Jaguar, hoje controlada pelo grupo indiano TATA, estreou na categoria de utilitários esportivos no ano passado, com o médio F-Pace. Agora, ela segue o exemplo de suas concorrentes premium, Mercedes, BMW, Audi, Porsche e Volvo, e começa a se expandir em seu novo segmento com o compacto E-Pace.



Com a mesma plataforma modular iQ-AI do F-Pace, usada também pelo sedã XE e os Land Rover Discovery Sport e Evoque (do mesmo grupo indiano), o E-Pace tem um estilo mais arrojado que o irmão mais velho. As linhas, com o vidro traseiro quase horizontal, e o desenho bem pontudo das janelas laterais se aproximam de um cupê. Mas a grade ampla e plana, com tela colmeiada até o para-choque, e as lanternas horizontais finas posicionadas a maioria na lateral são características da Jaguar. A identidade frontal do E-Pace está no desenho 1/4 de círculo dos faróis, delineados pelas luzes diurnas de LED, diodo que também compõe a iluminação principal. A inspiração veio do cupê esportivo F-Type. 


O interior tem aparência confortável, com visual mesclando classe e esportividade, realçada por uma estrutura vertical no console central, formando um "cercadinho" para o motorista. A cobertura do quadro de instrumentos (eletrônico de 12,3 polegadas nas versões mais completas e analógico com capelas nas versões base) também envolve as saídas de ar centrais retangulares (o toque conservador). A parte central do painel é levemente reclinada. O volante é de três braços com miolo redondo. Entre as saídas de ar e os comandos do ar condicionado se destaca a tela multimídia de 10 polegadas, embutida, contrariando a atual e incômoda tendência da posição saliente.




O sistema oferece wifi para até 8 dispositivos. Conectado, permite que o carro seja localizado num estacionamento ou até ligado através de um smartphone ou smartwatch (o relógio inteligente). Para os realmente aventureiros, há uma pulseira que funciona como chave do carro. O som é da grife premium Meridian. Também há quatro tomadas de 12v e cinco entradas USB espalhadas pelo interior.



A exemplo dos utilitários da Jeep, o E-Pace tem vários "easter eggs" espalhados pelo interior do carro, como na base dos vidros. São aqueles desenhos alusivos ao espírito selvagem. Um deles mostra um jaguar com o seu filhote. E esta cena é projetada no chão para iluminar o acesso ao carro.





Enquanto o SUV primogênito da Jaguar, o F-Pace tem 4,73m de comprimento e 2,87m de distância entre-eixos, o caçula E-Pace tem 4,39m e 2,68m, respectivamente. A largura é de 1,98m e a altura 1,65m. A capacidade do porta-malas é de 577 litros.

O E-Pace chegará ao mercado europeu com motores da família Ingenium, montados na transversal, (ao contrário dos irmãos de plataforma), somente na configuração quatro cilindros, 2.0 e turbinados, abastecidos com gasolina ou diesel e em cinco variações de potência. O que tem mais variedade é o diesel, com versões de 150, 179 e 241 cavalos. Com gasolina só há versões com 249 e 300 cv.

O câmbio pode ser manual de seis marchas ou automático de nove. A tração básica é dianteira (o que não acontecia num Jaguar desde o fim do sedã X-Type, antecessor do XE), mas há opções de tração integral, a automática sob demanda, que reparte a força nas rodas em caso de necessidade e a Active Driveline, que tem diferencial traseiro com duas embreagens banhadas a óleo e permite desacoplar a transmissão por completo durante o uso da tração integral.


As versões com câmbio automático possuem o All Surface Progress Control (ASPC), um controle adicional para avançar por terrenos com baixa aderência e manter uma velocidade constante em subidas ou descidas íngremes sem a necessidade de pisar nos pedais. O controle tem uma função específica para arrancar em superfícies escorregadias chamada Low Friction Launch. Além disso tem o seletor de modo de condução entre Normal, Dynamic, ECO e "Rain, ice and snow" (chuva, gelo e neve), que mudam a resposta da direção, câmbio, aceleração e suspensão. Os amortecedores também podem dureza fixa ou regulável eletronicamente.



Na lista de equipamentos, entre opcionais e de série, também estão o head up display com tela TFT e itens de segurança como detecção de obstáculos e pedestres com frenagem de emergência, airbag para pedestre (inédito na Jaguar), assistente de mudança involuntária de faixa, programador de velocidade ativo, alerta de fadiga, alerta de tráfego cruzado dianteiro e traseiro e o Adaptative Dynamics, um sistema com diversos sensores que monitoram de forma constante o comportamento do veículo. A tecnologia cruza informações como velocidade, movimentos da carroceria e das rodas, especialmente em situação de curva, comportamento da suspensão e, com isso, configura automaticamente os amortecedores e o sistema de suspensão como um todo.

As versões de acabamento são a S, SE e HSE, além do pacote R-Dynamic, que inclui bancos envolventes, costuras diferenciadas, revestimento Ebony Morzine, escuro, no teto e emblema próprio no volante. As rodas do E-Pace variam entre 17 e 21 polegadas.


O E-Pace chegará ao Brasil no ano que vem e vai disputar mercado, claro, com Audi Q3, BMW X1, Mercedes GLA e, claro, o Land Rover Evoque. O Porsche Macan, único com estilo esportivo como o Jaguar, está muito acima da sua faixa de peço. Se você pensa que a oferta de utilitários esportivos da Jaguar vai parar no E-Pace, está enganado. Ainda este ano será apresentado na Europa o I-Pace, menor e com motor elétrico.

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO | FOTOS: DIVULGAÇÃO