Recém-lançado no Brasil, o utilitário esportivo médio Chevrolet Equinox disputou o título de Carro Premium do Ano da revista Autoesporte. Não ganhou. Ficou em terceiro lugar. Mas o seu propulsor 2.0 Ecotec Turbo, inédito no país, honrou o carro que impulsiona e deu o título para o seu anfitrião. 

Com 262 cavalos de torque e 37 kgfm de torque, o motor é alimentado por turbo e injeção direta, dosado por um câmbio automático de nove marchas. Ele ajuda o Equinox a acelerar de 0 a 100 km/h em 7,57 segundos e retomar a velocidade entre 80 e 120 km/h em 4,72 segundos. Os números são da revista Carro, uma concorrente da Autoesporte, organizadora do título. O motor campeão equipa as duas versões do Equinox: a LT (R$ 134.900) e a Premier (R$ 149.900). Nos Estados Unidos é usado também pelo cupê esportivo Camaro.


O motor 2.0 Ecotec Turbo somou 656 pontos e superou o Audi TDI 3.0 diesel do também utilitário Q7 por apenas 18 pontos (638). Em terceiro ficou o 2.3 biturbo da Nissan Frontier, a nova picape do ano, com 585 pontos. Em quarto o Ingenium 2.0 da Jaguar-Land Rover, usado no Jaguar F-Pace e nos Land Rover Discovery Sport e Evoque. O Fiat 2.4 Tigershark flex da picape Toro fecha a classificação dos finalistas com 557 pontos. 

Foi o segundo título da Chevrolet nesta categoria criada em 2007. O primeiro foi com o 2.5 SIDI Flex da picape S10 em 2015. Se a Audi tivesse vencido conquistaria o nono título e terceiro consecutivo, incluindo os cinco seguidos entre 2008 e 2012. Mas a marca alemã ainda domina a categoria. Aliás, o motor do Equinox é apenas o quarto a derrotar a Audi. E a Chevrolet, Ford e Porsche continuam sendo as únicas que a superaram.