Com a chegada e o aumento dos importados na década de 1990, a revista Autoesporte desdobrou, pela primeira vez, a sua já tradicional premiação de Carro do Ano com a criação, em 1993, do Carro Importado do Ano. Logo no ano seguinte passou a eleger a Picape do Ano. Em 1997 surgiu o Utilitário do Ano.

Os anos se passaram e a preferência do consumidor mudou. Os carros importados já estavam enraizados no mercado e até concorrendo com os populares. Assim, em 2008, a Autoesporte mudou o nome do Importado do Ano para Premium do Ano, estabelecendo como condição uma faixa de preço superior a 100 mil reais. No ano seguinte, criou o Utilitário Premium.

Desde 2016, com os utilitários dominando os lançamentos e tomando o lugar de sedãs e hatches, as categorias de Utilitário e Utilitário Premium do Ano foram extintas e seus representantes incorporados aos Carros do Ano. Com a inflação, a faixa de R$ 100 mil começou a se tornar comum e, assim, a Autoesporte criou, para 2018, o Carro Superpremium do Ano, com piso de R$ 200 mil. O primeiro vencedor é o Série 5, da BMW, marca que venceu a primeira edição do Carro Importado do Ano com o Série 3 (então chamado de 325i).



O sedã de luxo intermediário da BMW teve a sua sétima geração lançada em 2017 no Brasil. Tem o estilo frontal do grande Série 7 e traseira de série 3. A sua identidade está na caída do teto. O estilo do interior e o fato de trazer recursos tecnológicos e semi-autônomos fazem do Série 5 um Série 7 em miniatura, mesmo tendo 4,94m de comprimento e 2,98m de distância entre-eixos.


O Série 5 chegou em maio em duas versões: 530i MSport com motor turbo quatro cilindros 2.0 com 252 cavalos, levando-o aos 100 km/h em 6,2 segundos, e a 540i MSport, com motor de seis cilindros em linha 3.0 de 340 cavalos, com aceleração em 5,1 segundos. Em ambos a velocidade é limitada a 250 km/h e o câmbio automático tem oito marchas. 

A versão mais "básica" custa R$ 314.950 e tem de série ar-condicionado automático digital, faróis full LED comum, bancos dianteiros com ajustes elétricos e memória, teto solar elétrico em cristal, assistente de estacionamento, sistema multimídia com tela de 13,3 polegadas e navegador GPS, rodas de liga leve de 18 polegadas e kit aerodinâmico esportivo M Sport.


Os tais recursos tecnológicos só são oferecidos no 540i, que custa R$ 399.950 e traz sistema de condução semiautônoma, composto de câmeras grande angular, processadores de dados que ampliam o alcance na leitura do cenário em até 100 metros à frente para, por exemplo, detectar obstáculos e auxiliar o motorista na tomada de decisões. O sistema faz a leitura do ambiente por calor, permitindo que funcione em situações de neblina, e é capaz inclusive de projetar a imagem gerada no painel. Com tais recursos, o 540i é capaz de não só manter a distância do veículo à frente, mas também conservar o carro na trajetória em velocidades de até 210 km/h, usando como referência o veículo à frente ou as faixas pintadas no asfalto.

Ele também tem sistema de alerta de colisão lateral que adverte o motorista visualmente e com vibrações ao volante em caso de aproximação excessiva. Caso haja espaço suficiente do lado oposto, o carro manobra sozinho para evitar a colisão. Este último sistema funciona entre zero e 210 km/h. 


Completam a lista de equipamentos do Série 5 top rodas de liga-leve de 19 polegadas, faróis de LED adaptativos, assistente de estacionamento mais avançado, sistema de som Harman Kardon, projeção de imagens no para-brisas, sistema de visão noturna, operação do sistema multimídia por gestos, ar-condicionado de 4 zonas e sistema que fecha as portas por sucção caso elas não tenham sido completamente fechadas. A capacidade de porta-malas varia entre 390 e 530 litros. 


O Série 5 superou quatro concorrentes. Somou 1.675 pontos e ficou apenas 23 à frente do utilitário Volvo XC60, o vice-campeão. O também SUV Audi Q5 completa o pódio com 1.569 pontos. Principal concorrente do BMW, o Mercedes Classe E ficou em quarto com 1.367 pontos e outro utilitário, o Land Rover Discovery, o quinto, com 1.343 pontos. 

Segundo colocado - Volvo XC60 - 1.652 pontos

Terceiro colocado - Audi Q5 - 1.569 pontos

Mesmo se ainda concorresse na categoria Premium seria um título inédito para o Série 5, mas para a BMW seria o terceiro (ganhou duas vezes com o Série 3). A maioria de utilitários confirma o que eu disse lá no início do texto. São os novos tempos. 

TEXTO: GUSTAVO DO CARMO (COM TRECHOS TÉCNICOS DO CAR.BLOG.BR) | FOTOS: DIVULGAÇÃO