Acabaram as férias. O Guscar está de volta com novos textos para 2018. O primeiro, sobre o novo Volkswagen Jetta, já está no ar. Já estão pautadas matérias sobre o seu irmão menor, o Virtus, o Toyota Camry, já lançados no Brasil e o concorrente do primeiro, o Fiat Cronos, aguardando só chegar às concessionárias. Na mesma espera está o Ford Mustang, em pré-venda, mas com entregas apenas em março. 


Citroën C4 Cactus, Peugeot 5008, Renault Koleos, Honda CR-V, Accord e Civic Si, o feioso Mitsubishi Eclipse Cross, Toyota Yaris, Volkswagen Tiguan AllSpace e a volta da sul-coreana Ssangyong com os novos crossovers Tivoli, XLV e Korando estão confirmados, mas só chegarão ao país no decorrer do ano. 

Outros sul-coreanos previstos são o Hyundai Azera e os Kia Picanto, Cadenza, Stinger e finalmente o hatch compacto Rio, prometido há anos para o Brasil, mas que não chega nunca. 

A chinesa JAC vai trazer apenas dois novos modelos de fato, o SUV grande T70 e a Picape, que ainda não tem o nome definido. Mas o T5 mudará de nome para T50 e o T20 é o mesmo J2 com visual aventureiro. Outras novidades chinesas são os utilitários Chery Tiggo2 e o Lifan X80. 

Das marcas premium são esperados alguns modelos já falados aqui no blog, inclusive em 2016, como Audi A5 Coupé e Volvo S90 e os anunciados no ano passado como o Volvo XC40, BMW X3, Audi A8 e os que ainda não falei como Audi A7, BMW X2.  

Já tenho dois comparativos pautados para os próximos meses: um envolvendo os sedãs compactos Virtus, Cronos e o face-lift do Honda City e outro de utilitários esportivos médios como Chevrolet Equinox, Jeep Compass, Peugeot 3008, Kia Sportage, Hyundai New Tucson, só esperando chegar o Honda CR-V. 

Entre as efemérides, prometo fazer atualizações nos textos de história do Chevette e Brasília (45 anos), Opala e Corcel (50 anos), Escort (35 anos), Citroën C3, Ford Ecosport, Volkswagen Fox e Honda Fit (15 anos). Mesmo o Ford Ka, que não está fazendo uma data redonda em 2018 (21 anos) terá a história atualizada (post já está programado), assim como o Willys Dauphine, na seção História em Miniatura. Entre novos textos, estão pautados o Jeep, o Ford Galaxie (35 anos de saída de linha), além dos Fiats Marea (20 anos) e Linea (10 anos) e o Volkswagen Logus, que completa 25 anos, na seção Lembra de Mim?. Se não houver imprevisto escreverei um novo texto para a seção História em Miniatura. 

Enfim, será um ano de muitos lançamentos, muito trabalho para fazer, mas pouco tempo para produzir. Então, bem-vindos a 2018, que a temporada já começou.