Texto: Gustavo do Carmo
Fotos: Divulgação


Demorou! A gíria carioca nunca fez tanto sentido para o novo Peugeot 308. O hatch médio, sucessor do 307, somente agora está chegando ao Brasil, importado da Argentina, onde é fabricado na planta de El Palomar.




Lançado no final de 2007 na Europa, o 308 já recebeu um facelift três anos depois, que felizmente veio pra cá. A crise econômica na Europa e nos Estados Unidos, no ano seguinte, atrapalhou os planos de produção na América do Sul. É a justificativa oficial para esse atraso de cinco anos. No Salão de Paris deste ano, ou no máximo em Genebra de 2013, será apresentado o 309.

Resta aos sul-americanos apenas um ano para curtirem o 308 alinhado com o mercado europeu, que apesar do atraso ainda tem linhas modernas e atraentes. A vantagem é que o nosso já vem com o logotipo novo da Peugeot, livre da tela escura trapezoidal, que deixou a frente mais limpa. Os faróis também têm refletores cromados (que dão mais brilho do que os com máscara escura). No para-choque da versão mais cara há um filete de luzes diurnas de LED na capela das luzes de neblina. No centro dele está a entrada de ar e uma barra de plástico preta. A lateral é a única lembrança do modelo antigo. Mas ela termina na traseira levemente saliente, com vidro arredondado e envolvente. As lanternas contornam as quinas, indo do topo do para-choque até a lateral. Na parte inferior da traseira há uma faixa escura que envolve a placa de licença e as molduras retangulares e cromadas das duas saídas de escapamento, embutidas. Vincos não faltam. Tem na tampa do porta-malas, na altura das maçanetas das portas, no para-lamas, caixa das rodas e no capô.


Estreante na carroceria hatch, na verdade, o 308 já roda no Brasil desde o ano passado, disfarçado de sedã, com o codinome 408. A plataforma é a mesma, claro. Por isso, as portas dianteiras e o interior são os mesmos. Nas dimensões, a única igualdade é na largura de 1,82m. Nas demais medidas, enquanto o três volumes chega a ter 4,69m de comprimento e 2,71m de entre-eixos, o hatch tem 4,28m de comprimento (7cm a mais que o 307), 2,61m de entre-eixos (inalterada) e 1,50m de altura (reduzida em 4cm).  

Como já foi dito, o interior segue o estilo do 408. O painel tem console central inclinado e os três difusores de ar na mesma posição são circulares, com molduras discretamente cromadas. Há materiais emborrachados nele e nas portas. Os bancos são envolventes. O ótimo espaço do 307 foi reduzido e ficou dentro do aceitável para um hatch médio. A capacidade de bagagem de 430 litros será referência no segmento, onde há concorrentes que sequer chegam aos 400. O 308 não envergonha o irmão sedã, que tem 526 litros no porta-malas.


O 308 tem duas opções de motor. Curiosamente, o mais simples é o mais interessante e moderno. O 1.6 16v Flex foi renovado e ganhou o sistema Flex Start, que aquece eletricamente o álcool e facilita a partida a frio, dispensando o 'tanquinho' de gasolina. Não é inédito no Brasil porque já equipou duas séries especiais do Volkswagen Polo: o E-Flex e o Bluemotion. Rende 122 cavalos com álcool e 115 cv com gasolina. O câmbio é manual de cinco marchas. 

Já o motor mais potente é o 2.0 16v de sempre, usado no 408, no antigo 307 e até no Citroën C4. Ainda com o tanquinho de gasolina e rendendo entre 143 e 151 cavalos de potência, reincidiu no erro de vir associado ao câmbio automático sequencial de apenas quatro velocidades. A mudança é feita somente na alavanca. O 408 corrigiu a falha com a transmissão de seis velocidades e o motor 1.6 THP a gasolina, turbinado, de 165 cv. O 308 só ganha o novo conjunto por volta de outubro.


Mesmo podendo ficar desatualizado em pouco tempo, o 308 tem um excelente custo-benefício. A versão mais barata, Active 1.6, custa R$ 53.990 e traz de série ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, airbag duplo, freios ABS (antitravamento), sistema de áudio, computador de bordo, rodas de alumínio de 16 polegadas, entre outros.

A Allure tem os dois motores. Com o 1.6 custa R$ 56.990. Adiciona ar-condicionado digital de duas zonas, conexão Bluetooth, sensores de chuva e farol, faróis de neblina, detalhes externos cromados, entre outros. O 2.0 com câmbio manual sai por R$ 59.990 e o automático por R$ 63.990. Nesta cilindrada ele ainda vem com rodas de alumínio de 17 polegadas, piloto automático e mostradores com fundo branco (só no automático). 

O único opcional desta versão é o teto solar panorâmico, com área de 4,86 m². O vidro é fumê e fixo, mas a proteção contra o sol é garantida por uma cobertura de tecido com abertura e fechamento elétricos. É uma outra lembrança do 307, mas na versão perua SW, que parou de ser importada em 2008.


O teto de vidro já vem de série na top Feline, que também tem airbags laterais e de cortina, controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR), revestimento em couro, luzes diurnas com LEDs e pedais em alumínio. Disponível unicamente com o motor 2.0 e câmbio automático, custa R$ 70.990. O navegador GPS retrátil é o único opcional desta versão, que deveria ser de todas.  

Em relação aos concorrentes, o 308 só é mais caro que o Nissan Tiida e se tiver a sua versão top comparada com as similares do Fiat Bravo, do Citroën C4 e do líder do segmento Hyundai i30, que pode perder o posto para o Peugeot, mesmo com a sua segunda geração, prevista para chegar no final do ano. Em abril ainda deve chegar o Chevrolet Cruze hatch. 

Para quem não se preocupa com as tendências europeias, o Peugeot 308 é uma ótima opção de hatch médio. Esperamos que daqui a três anos, quando expira a sua garantia, o comprador o possa trocar pelo 309. 

Concorrentes:

Citroën C4 - De R$ 54.400 (GLX 1.6 16v) a R$ 67.590 (Exclusive 2.0 automático)
Fiat Bravo - De R$ 57.150 (Essence 1.8 16v) a R$ 68.950 (T-Jet 1.4 Turbo)
Ford Focus - De R$ 55.120 (GL 1.6 Flex) a R$ 75.040 (Titanium 2.0 Flex automático)
Nissan Tiida S - De 50.990 (S 1.8) a R$ 60.290 (SL 1.8 automático)
Hyundai i30 - De R$ 57.000 (GLS 2.0 16v manual) a R$ 70.000 (GLS automático)
Volkswagen Golf - De R$ 54.865 (1.6) a R$ 72.085 (GT 2.0 Tiptronic)






FICHA TÉCNICA - PEUGEOT 308 1.6 16v 


Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.587 cm³, 16 válvulas
Potência: 115 cv (gasolina) e 122 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 11 (gasolina) e  10,3 segundos (álcool)   
Velocidade máxima: 191 km/h (gasolina) e 196 km/h (álcool) 
Consumo Médio: não informado
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,28/1,82/1,50/2,61m 
Porta-malas: 430 litros
Tanque: 60 litros
Preços: De R$ 53.990 (Active) a R$ 56.990 (Allure)





FICHA TÉCNICA - PEUGEOT 308 2.0 16v

Motor: Quatro cilindros, transversal, flex, 1.997 cm³, 16 válvulas
Potência: 143 cv (gasolina) e 151 cv (álcool)
Aceleração de 0 a 100 km/h: 10,5 (gasolina) e  9,9 segundos (álcool)   
Velocidade máxima: 199 km/h (gasolina) e 206 km/h (álcool)
Consumo: 6,5 km/l na cidade e 9,6 km/l  na estrada (com álcool, pela revista Quatro Rodas) 
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 4,28/1,82/1,50/2,61m 
Preços: De R$ 59.990 (Allure manual) a R$ 70.990 (Feline automática)