Texto: Gustavo do Carmo
Foto: Divulgação, com montagem do logotipo da Autoesporte


O Hyundai HB20 ainda não cumpriu o seu objetivo de revolucionar o segmento de hatches compactos no Brasil, mas já fez história. Ele é o Carro do Ano 2013 da revista Autoesporte e entrou para uma galeria de pouco mais de 45 anos.

Fabricado em Piracicaba, no interior paulista, o HB20 é o primeiro compacto da marca sul-coreana fabricado no país e foi desenvolvido exclusivamente para o nosso mercado. Ao contrário dos outros carros ditos projetados para países emergentes, o Hyundai tem estilo arrojado, bom acabamento, motor 1.0 moderno de três cilindros e opção de câmbio automático para o motor 1.6, que é o mais potente da categoria, com 128 cavalos quando movido a álcool. O novo campeão também tem o maior porta-malas da categoria: 300 litros.


Além das duas opções de motor flex e câmbio, o HB20 é vendido no Brasil em quatro versões de acabamento: Comfort, Comfort Plus, Comfort Style e Premium, esta última exclusiva do motor 1.6. A Premium e a Style têm opção de câmbio automático. O Comfort básico 1.0 já traz de série ar condicionado, direção hidráulica, airbags frontais e computador de bordo. Custa R$ 32 mil. A Premium 1.6 com câmbio automático chega aos 48 mil reais. Mais informações no texto de lançamento atualizado em outubro. No início do ano que vem chegam a versão com detalhes aventureiros HB20X, apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo, e no decorrer de 2013 o sedã.

A vitória do Hyundai HB20 foi quase unânime. Ele somou 146 dos 160 pontos possíveis. O vice-campeão é o Citroën C3, com distantes 81 pontos, perdendo a chance de ser o primeiro carro do ano fabricado no estado do Rio de Janeiro. Em terceiro ficou o Chevrolet Sonic, único das quatro marcas tradicionais, que totalizou 64 pontos. O Peugeot 308 ficou em quarto com 59 e o Toyota Etios fecha a lista dos finalistas com 50.

Além de romper barreiras de qualidade dos nossos carros, a Hyundai também quebrou vários tabus históricos na eleição de Carro do Ano da Autoesporte. Foi a primeira marca fora das quatro grandes a vencer desde 2007; a terceira da nova geração de fabricantes nacionais (Audi A3 em 2000, e Honda Civic em 2007 foram as outras duas); a nona em 46 anos (a pioneira Willys e a Dodge, que ganhou duas, também estão na história), a segunda asiática (depois da Honda) e a primeira sul-coreana, o que mostra a evolução deste tigre asiático.

Vencedores

1966 - Picape Willys / 1967 - Ford Galaxie / 1968 - Não houve / 1969 - Ford Corcel / 1970 - Dodge Dart / 1971 - VW TL / 1972 - Chevrolet Opala / 1973 - Ford Corcel / 1974 - Chevrolet Chevette / 1975 - VW Passat / 1976 - Chevrolet Caravan / 1977 - Dodge Polara / 1978 - Fiat 147 / 1979 - Ford Corcel / 1980 - VW Passat / 1981 - Chevrolet Chevette / 1982 - VW Voyage / 1983 - Chevrolet Monza / 1984 - Ford Escort / 1985 - Fiat Uno / 1986 - Fiat Prêmio / 1987 e 1988 - Chevrolet Monza / 1989 - VW Santana / 1990 - VW Gol / 1991 - Chevrolet Kadett / 1992 - Fiat Uno / 1993 - Chevrolet Omega / 1994 - Chevrolet Vectra / 1995 - Chevrolet Corsa / 1996 - Chevrolet Corsa Sedan / 1997 - Chevrolet Vectra / 1998 - Ford Ka / 1999 - Fiat Marea / 2000 - Audi A3 / 2001 - Fiat Palio / 2002 - Não houve / 2003 - Fiat Stilo / 2004 - Fiat Palio / 2005 - Ford Fiesta Sedan / 2006 - Fiat Idea 2007 - Honda Civic 2008 - Fiat Punto / 2009 - VW Gol 2010 - Chevrolet Agile / 2011 - Fiat Uno / 2012 - Fiat Palio / 2013 - Hyundai HB20


FICHA TÉCNICA - HYUNDAI HB20

Motores: Três cilindros, transversal, flex, 998 cm³, 12 válvulas
Quatro cilindros, transversal, flex, 1.591 cm³, 16v
Potência:75 (gas) e 80 (álc) cv (1.0) / 122 (G) e 128 (A) cv (1.6)
Comprimento/largura/altura/entre-eixos: 3,90/1,68/1,47/2,50 m
Porta-malas: 300 litros
Tanque: 50 litros
Preços: De R$ 31.995 (Comfort 1.0) a R$ 47.995 (Premium 1.6 automática)